HOJE
Pela liderança
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo visita Pinheiros em São Paulo para garantir primeiro lugar da fase de classificação do NBB 2012/2013

Flamengo, do ala/armador Benite, está muito próximo de confirmar primeira posição da primeira fase do NBB (Gaspar Nobrega/Fiba Américas)
O Flamengo está a apenas uma vitória de garantir matematicamente a primeira posição da primeira fase da atual temporada do NBB. Nesta segunda-feira, o esquadrão rubro-negro terá a primeira chance de confirmar o lugar mais alto da tabela de classificação. Porém, a missão não será nada fácil. O adversário será o Pinheiros/SKY, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, às 19h15 (de Brasília).
Com 27 triunfos em 30 partidas disputadas na competição nacional (90% de aproveitamento), o clube carioca está em uma situação confortável. O Uniceub/BRB/Brasília, dono da segunda colocação, possui uma campanha de 25 resultados positivos em 31 partidas realizadas, e caso vença todos os três compromissos restantes na etapa inicial do campeonato chegará a 28 vitórias.
Como o esquadrão comandado pelo técnico José Neto possui vantagem em um possível empate entre as equipes (os flamenguistas venceram a partida do primeiro turno por 14 pontos de diferença e foram derrotados no segundo turno por 12 pontos), bastaria mais um êxito para o Flamengo assegurar matematicamente a ponta da tabela e o mando de quadra em todas as fases dos playoffs, inclusive em uma possível final.
Depois de acumular 20 jogos sem perder no início do campeonato, o time do Rio de Janeiro passou por uma fase turbulenta entre os meses de fevereiro e março. No dia 16 de fevereiro, a equipe teve sua invencibilidade quebrada pelo Vivo/Franca, no Rio de Janeiro. Na sequência, foram mais duas derrotas, para Brasília e Paschoalotto/Bauru, além da eliminação na segunda fase da Liga das Américas 2013. Porém, o momento ruim já faz parte do passado, e após três vitórias seguidas, a equipe está a um passo de confirmar a liderança da fase de classificação.
“Posso dizer que os erros do passado serviram para nossa equipe melhorar como time. Foi isso que aconteceu com a gente. Felizmente usamos nossas falhas para melhorar nos treinos diários e estamos colhendo os resultados desse empenho da equipe”, explicou o técnico José Neto.

Flamengo já venceu o Pinheiros duas vezes nesta temporada: uma pelo NBB e outra pela Liga Sul-Americana (Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Para sair vitorioso em solo paulista, o Flamengo não terá um confronto tranquilo. Do outro lado da quadra estará o Pinheiros, que ainda luta para chegar ao G-4 e garantir o direito de se classificar direto às quartas de final do NBB. Em alta na temporada, o time comandado pelo experiente técnico Cláudio Mortari venceu cinco de seus últimos seis compromissos no maior campeonato de basquete do país e também avançou ao Final Four da Liga das Américas.
“É mais uma partida difícil, como são todas no NBB. Jogaremos em casa e temos condições de vencer o Flamengo, mas precisamos ter muita atenção e concentração. Apesar da sequência de jogos, temos que manter o ritmo para podermos fazer uma boa partida”, disse o ala/pivô Rafael Mineiro.
O esquadrão pinheirense se encontra na quinta posição e uma vitória nesta segunda-feira pode fazer com a equipe iguale a campanha do Bauru, dono do quarto lugar. Até o momento, o clube da capital paulista soma 21 triunfos em 31 partidas realizadas (67.7% de aproveitamento), enquanto que os representantes do interior do Estado de São Paulo disputaram 32 jogos e saíram vitoriosos em 22 oportunidades (68.7% de aproveitamento).
Mas, por terem vencido o Pinheiros nos dois confrontos da fase inicial do NBB, a vantagem no confronto direto é dos bauruenses. Sendo assim, a agremiação da cidade de São Paulo terá que seguir vencendo e torcer por um tropeço do time dirigido pelo técnico Guerrinha para chegar ao grupo dos quatro primeiros colocados.
“Estamos brigando pelo G-4 e vai ser um jogo duro. Queremos terminar a fase de classificação em uma boa posição porque faz muita diferença depois”, comentou o ala norte-americano Shamell, terceiro cestinha da equipe na competição nacional, com média de 15,5 pontos por jogo.
No duelo válido pelo primeiro turno, o Flamengo não teve dificuldades para vencer o Pinheiros. Jogando em seus domínios, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), o time rubro-negro contou com boas atuações dos ex-pinheirenses Olivinha e Marquinhos, que marcaram 23 e 22 pontos, respectivamente, para vencer o clube paulista, pelo placar de 102 a 85.
Curiosidades da partida:
Para fazer história
Caso anote sete pontos ou mais, o norte-americano Shamell será o terceiro jogador na história do NBB a atingir a marca de 3.000 pontos. Os outros atletas a atingirem tal feito são Marcelinho Machado, do Flamengo, e Alex, do Brasília.
Vantagem carioca
Ao todo, as equipes já se enfrentaram 12 vezes na história do NBB e os rubro-negros levaram a melhor em oito oportunidades.
Retorno
Depois de defenderem o Pinheiros nas últimas temporadas, Marquinhos e Olivinha voltarão ao Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim pela segunda vez após deixarem o clube paulista. O primeiro reencontro da dupla com a quadra pinheirense aconteceu em novembro de 2012, durante as disputas do Grupo E da Liga Sul-Americana.
Desfalque
Com uma lesão muscular, o pivô paraguaio Guillermo Araujo, do Pinheiros, está fora do confronto desta segunda-feira.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca