HOJE
Pela tradição
Por Liga Nacional de Basquete
Um dos maiores polos de basquete do Brasil, Londrina comemora a participação na LDB e sonha com um futuro acesso ao NBB

Com sucesso nas categorias de base, a Associação Londrinense mira agora o NBB (Bruno Spada/LNB)
Quando falamos de praças do basquete brasileiro, algumas cidades sempre vêm a nossa cabeça, como Franca (SP), São José (SP), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Joinville (SC), entre outras. No Paraná, não há dúvidas de que Londrina é o grande centro da modalidade da bola laranja no estado.
A tradição de ser um dos principais polos do basquete nacional faz com que a A.L.E./Londrina/Paiquerê FM sinta o orgulho de poder representar a cidade e o estado do Paraná na segunda edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte.
“É muita alegria para a gente, principalmente para mim, que sou londrinense, poder ver a cidade de Londrina, novamente, entre os principais times do Brasil numa competição desse nível”, afirmou o técnico da equipe, Bruno Lopes.

Técnico acredita que essa geração será o futuro da equipe de Londrina (Bruno Spada/LNB)
O treinador está no comando da Associação Londrinense de Esporte (A.L.E.) há cinco anos, mas teve também a oportunidade de ser assistente técnico de Ênio Vecchi nas equipes de Londrina que atuaram no Campeonato Nacional adulto, inclusive na temporada 2009/2010 do NBB.
Hoje, a A.L.E. é a entidade que mais bem representa a cidade de Londrina nas competições estaduais. Nos últimos três anos, eles foram o clube que mais venceu títulos nos campeonatos de base do Paraná, tanto no masculino quanto no feminino.
“Em 2012, a A.L.E. venceu nas categorias sub-12, sub-15 e sub-17 de basquete masculino. Estamos liderando o ranking estadual”, comentou, com orgulho, o presidente da entidade, Roosevelt Villanueva, mais conhecido como Gringo, por ser de nacionalidade uruguaia.
O sucesso na base e o convite para a disputa da LDB motivaram a Associação a buscar desafios maiores. A partir de 2013, o time de Londrina terá uma equipe adulta que vai disputar a Copa Sul, competição regional da Super Copa Brasil e que dá chance a duas equipes de poderem ingressar no NBB.
“Até acho um pouco prematuro, mas se conseguirmos a vaga na Copa Sul, vamos lutar sim para chegar ao NBB já este ano”, comentou o presidente.
“Dos 12 atletas que estão na LDB, oito meninos são de Londrina. Estamos muito esperançosos de que esses atletas possam formar a base da equipe adulta que vai brigar pelo acesso ao NBB futuramente”, acredita o treinador da equipe.

A A.L.E. é a equipe mais vitoriosa nas categorias de base do Paraná (Bruno Spada/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca