HOJE
Pela vice-liderança
Por Liga Nacional de Basquete
Empatados na segunda posição, São José e Paulistano, que deve chegar aos 10 mil pontos no NBB, se enfrentam pela última rodada de 2012
Em partida válida pela décima rodada da temporada, a última do ano de 2012, São José/Unimed e Paulistano/Unimed se enfrentam no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), no duelo de equipes empatadas na vice-liderança do NBB. Outro fato marcante neste confronto é que o Paulistano pode chegar à marca de 10.000 pontos na história da principal competição do basquete nacional — faltam 47 para este feito se concretizar. O jogo será realizado neste sábado (22/12), a partir das 16h00, com transmissão ao vivo do SporTV.
Apesar de terem campanhas semelhantes, a situação dos joseenses é um pouco mais cômoda do que a do Paulistano. Além de ter conquistado o Campeonato Paulista recentemente, o São José vem de três vitórias consecutivas na temporada. Mas a equipe do interior paulista sofre por causa do cansaço causado pela grande maratona de jogos que o elenco enfrentou.
“Esta parada para o Natal será essencial para nós nos recuperarmos 100%. O ano está muito pesado para nós, agora estamos nos recuperando fisicamente, estávamos muito cansados. Alguns jogadores estão voltando agora de lesão, e isso será bom”, comentou o ala Dedé, do São José.
Mesmo com o cansaço, Dedé ainda quer tirar o último suspiro da equipe para conseguir uma vitória no jogo final de 2012. “A partida contra o Paulistano será dura, mas qualquer esforço é válido agora no fim do ano para conseguirmos as vitórias e ficarmos bem no campeonato”, completou.
Uma curiosidade que pode favorecer os joseenses é o fato de a equipe nunca ter perdido para o Paulistano jogando em casa em duelos válidos pelo NBB.
Já o Paulistano vem de duas derrotas nas duas últimas rodadas do NBB, para Vila Velha, em casa, e para Mogi das Cruzes, fora. Apesar dos resultados negativos, a equipe ainda é vice-líder da competição, empatada com São José e Uberlândia.
“A gente conversou sobre o último jogo, colocamos na nossa cabeça que precisamos retormar a nossa boa campanha. Temos de voltar com defesa forte e com certeza vamos buscar a vitória contra a forte equipe do São José”, declarou o armador do Paulistano, Manteguinha.
Destaque do Paulistano com média de 16,5 pontos por jogo, Manteguinha ainda falou sobre sua adaptação e sua boa temporada na equipe paulista: “Eu me adaptei bem, é um time que joga em conjunto, o forte do time é o jogo coletivo. Quando encaixamos bem a nossa defesa, fica bem melhor para jogar”, explicou.