HOJE
Pela vice-liderança
Por Liga Nacional de Basquete
Empatados na segunda posição, São José e Paulistano, que deve chegar aos 10 mil pontos no NBB, se enfrentam pela última rodada de 2012

Junto com Uberlândia, São José e Paulistano estão empatados na vice-liderança da temporada (Montagem/LNB)
Em partida válida pela décima rodada da temporada, a última do ano de 2012, São José/Unimed e Paulistano/Unimed se enfrentam no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), no duelo de equipes empatadas na vice-liderança do NBB. Outro fato marcante neste confronto é que o Paulistano pode chegar à marca de 10.000 pontos na história da principal competição do basquete nacional — faltam 47 para este feito se concretizar. O jogo será realizado neste sábado (22/12), a partir das 16h00, com transmissão ao vivo do SporTV.
Apesar de terem campanhas semelhantes, a situação dos joseenses é um pouco mais cômoda do que a do Paulistano. Além de ter conquistado o Campeonato Paulista recentemente, o São José vem de três vitórias consecutivas na temporada. Mas a equipe do interior paulista sofre por causa do cansaço causado pela grande maratona de jogos que o elenco enfrentou.
“Esta parada para o Natal será essencial para nós nos recuperarmos 100%. O ano está muito pesado para nós, agora estamos nos recuperando fisicamente, estávamos muito cansados. Alguns jogadores estão voltando agora de lesão, e isso será bom”, comentou o ala Dedé, do São José.
Mesmo com o cansaço, Dedé ainda quer tirar o último suspiro da equipe para conseguir uma vitória no jogo final de 2012. “A partida contra o Paulistano será dura, mas qualquer esforço é válido agora no fim do ano para conseguirmos as vitórias e ficarmos bem no campeonato”, completou.
Uma curiosidade que pode favorecer os joseenses é o fato de a equipe nunca ter perdido para o Paulistano jogando em casa em duelos válidos pelo NBB.
Já o Paulistano vem de duas derrotas nas duas últimas rodadas do NBB, para Vila Velha, em casa, e para Mogi das Cruzes, fora. Apesar dos resultados negativos, a equipe ainda é vice-líder da competição, empatada com São José e Uberlândia.
“A gente conversou sobre o último jogo, colocamos na nossa cabeça que precisamos retormar a nossa boa campanha. Temos de voltar com defesa forte e com certeza vamos buscar a vitória contra a forte equipe do São José”, declarou o armador do Paulistano, Manteguinha.
Destaque do Paulistano com média de 16,5 pontos por jogo, Manteguinha ainda falou sobre sua adaptação e sua boa temporada na equipe paulista: “Eu me adaptei bem, é um time que joga em conjunto, o forte do time é o jogo coletivo. Quando encaixamos bem a nossa defesa, fica bem melhor para jogar”, explicou.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca