#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pela volta por cima

17-03-2015 | 11:29
Por Liga Nacional de Basquete

Vindo de quatro derrotas seguidas, Palmeiras busca reabilitação no NBB 7 diante do Franca, nesta quarta-feira, com transmissão ao vivo pelo site da LNB

Décimo colocado do NBB 7, o Palmeiras/Meltex vem quatro derrotas consecutivas na atual temporada e quer retomar o rumo das vitórias no campeonato. Para isso, o time alviverde medirá forças com o Franca Basquete, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP), às 20 horas (de Brasília), em duelo válido pela 27ª rodada, com transmissão ao vivo via web, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

Dono da campanha de 11 resultados positivos em 26 partidas (42,3% de aproveitamento), o time comandado pelo técnico Régis Marrelli foi derrotado nos últimos quatro compromissos, para Flamengo, Paulistano/Unimed, Liga Sorocabana e Pinheiros/SKY, sendo o primeiro e o último no Palestra Itália, onde o Verdão, antes da atual sequência negativa, havia perdido apenas um dos oito jogos disputados.

“Primeiro precisamos acertar nossa equipe antes de pensar no adversário. Estamos nos prejudicando com as trocas e ainda estaremos sem Nico (Gianella) e Diego para esse jogo, por isso os jogadores que estão jogando precisam render mais. Franca é uma grande equipe, mas estaremos em casa, com o apoio da nossa torcida, e por isso precisamos ter um rendimento melhor para que possamos buscar a vitória. No primeiro turno mostramos o quão forte somos quando jogamos em casa e agora precisamos voltar a ter essa confiança para aí sim voltar a vencer”, disse o técnico do Palmeiras, Régis Marrelli.

Palmeiras, de Jhonatan, vem de derrota para o Pinheiros (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Palmeiras, de Jhonatan, vem de derrota para o Pinheiros (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Atualmente, o clube de Parque Antártica possui campanha idêntica ao do UniCEUB/BRB/Brasília. Se vencerem o Franca, os palmeirenses ultrapassarão momentaneamente os brasilienses e assumirão a nona posição. Por outro lado, se for derrotado, ficará mais próximo do São José/Unimed, que hoje é o 11º colocado e tem o mesmo número de derrotas que o time da capital paulista.

“Nossa equipe tem sido muito irregular. Não estamos mantendo um equilíbrio durante a maior parte dos jogos e precisamos conseguir isso. Defensivamente nos portamos bem no último jogo contra o Pinheiros, mas ofensivamente tivemos muitos altos e baixos, com alguns jogadores muito abaixo do esperado. Precisamos melhorar tanto individual como coletivamente, ser mais constantes. Jogo de basquete é feito de altos e baixos, mas estamos oscilando demais e isso tem comprometido nossos resultados”, concluiu Régis Marrelli.

Franca, de Helinho, foi derrotado pelo Minas em seu último jogo no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Franca, de Helinho, foi derrotado pelo Minas em seu último jogo no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Do outro lado, o Franca é o sétimo colocado, com rendimento de 13 triunfos em 25 jogos (52,0% de aproveitamento). A equipe do interior paulista também amarga uma corrida negativa na competição e foi derrotada em seis das últimas nove partidas que disputou na sétima edição do NBB. Por outro lado, venceu dois dos últimos três jogos que fez, perdendo apenas para o Minas na última rodada.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Uma vitória de Franca sobre o Palmeiras será importante para não deixar o sexto colocado Paulistano/Unimed, que tem o mesmo número de derrotas e dois jogos a mais que os francanos, se distanciar na classificação. Um revés, no entanto, os deixará com a mesma campanha do oitavo colocado Pinheiros/SKY, próximo adversário do clube da Capital do Basquete no NBB, na sexta-feira (20/03), em São Paulo (SP).

“No NBB todo jogo é importante e decisivo, mas nas duas próximas partidas, contra o Palmeiras e o Pinheiros, enfrentaremos adversários que estão lutando pelas mesmas vagas que a gente. Então, são confrontos que valem por dois, pois, se vencermos, subimos uma posição e fazermos o rival descer. São jogos com caráter de playoff para a nossa equipe e vamos buscar a vitória a todo custo”, disse o técnico do Franca, Lula Ferreira.

Quando se enfrentaram no primeiro turno, o Franca Basquete levou a melhor sobre o Palmeiras/Meltex, no Ginásio Pedrocão, por 80 a 74. Com destaque para o ala argentino Marcos Mata, com 20 pontos, e Léo Meindl, autor de 19 tentos. Pelo lado palmeirense, os maiores pontuadores foram Toyloy, Neto e Jhonatan, com 19, 17 e 16 pontos, respectivamente.

Figueroa, do Franca, e Maxi Stanic, do Palmeiras

No primeiro turno do NBB 7, Franca venceu Palmeiras no Pedrocão: 80 a 74 (Newton Nogueira/Divulgação)

Tradicional clássico do basquete brasileiro, Palmeiras e Franca se encontraram cinco vezes na história do NBB, e todos os confrontos foram vencidos pela equipe que jogou em casa, três pelos francanos e dois pelos palmeirenses.

+Clique aqui e confira o histórico completo do confronto entre Palmeiras e Franca no NBB

O atual técnico do Franca, Lula Ferreira, inclusive, trabalhou por muito tempo no Palmeiras e lançou diversos craques para o cenário do basquete nacional. Outro reencontro que marcará o clássico é o do ala Jhonatan, atualmente do time alviverde, com Franca, clube que defendeu nas duas últimas temporadas.

Confira as partidas da 27ª rodada da temporada 2014/2015 do NBB

– 17/03 (Terça-feira)
20h – São José/Unimed 77 x 88 Paulistano/Unimed
20h – Mogi das Cruzes/Helbor 89 x 82 Liga Sorocabana
20h – Basquete Cearense 82 x 76 Macaé Basquete

– 18/03 (Quarta-feira)
20h – Palmeiras/Meltex x Franca Basquete – ao vivo no site da LNB
20h – Rio Claro Basquete x Unitri/Pilhas Energizer
20h – Winner/Limeira x Minas Tênis Clube