HOJE
Pelo topo do mundo
Por Liga Nacional de Basquete
Em busca do título mundial, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) fazem primeiro jogo da decisão da Copa Intercontinental, nesta sexta-feira, na HSBC Arena

Flamengo, campeão da Liga das Américas, e Maccabi, campeão da Euroliga, disputarão o título mundial (Montagem/Divulgação)
Foram diversos treinos, amistosos, preparações e muita ansiedade, mas agora, chegou a hora de conhecer o novo campeão mundial. De um lado, o Flamengo, atual bicampeão do NBB e campeão da Liga das Américas e representante do Brasil na Copa Intercontinental de Clubes. Do outro, o tradicional Maccabi Tel Aviv (ISR), dono do título da última Euroliga.
A bola vai subir para o primeiro duelo da disputa entre Flamengo e Maccabi nesta sexta-feira (26/09), às 21h30 (de Brasília), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 2.
+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental
Após o primeiro encontro, as duas equipes voltam à quadra no domingo (28/09), às 12 horas (de Brasília), novamente na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), também ao vivo no SporTV, para o jogo final da Copa Intercontinental. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que triunfar com o maior saldo de cestas será a campeã.
“Para mim é um motivo de muito orgulho estar disputando um título mundial, ainda mais com o Flamengo. Jogar no Flamengo é uma emoção diferente, conquistar títulos e fazer história é diferente. Sabemos da dificuldade que encontraremos, pois vamos Vamos enfrentar contra a equipe que ganhou o segundo melhor campeonato do mundo (Euroliga)”, disse Marcelinho Machado.
“Mas o DNA do Flamengo é sempre vencer e não pensamos em outra coisa a não ser vencer. Por mais que não tivéssemos todo o tempo necessário, quatro jogadores nossos estavam no Mundial com suas seleções. E ainda por cima, oito dos dez jogadores adultos do time já jogaram na seleção”, completou o capitão rubro-negro.

Atual campeão da Liga das Américas, Flamengo disputará o título mundial pela primeira vez na história (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Para chegar até a disputa do título mundial, o Flamengo, primeiramente, conquistou o título do NBB5 e ficou com a vaga na Liga das Américas 2014. Na mesma, o time comandado pelo técnico José Neto fez uma campanha perfeita, não encontrou adversário que o parasse, foi campeão de forma invicta e ganhou a vaga na Copa Intercontinental.
Ainda na temporada 2013/2014, o clube da Gávea manteve sua hegemonia em território nacional e faturou mais um título do NBB, o segundo consecutivo e o terceiro na história, marca que se iguala a do rival UniCEUB/BRB/Brasília, dono de três troféus da maior competição do basquete brasileiro.
O Maccabi, por sua vez, chegou até a Copa Intercontinental ao ser campeão da fortíssima Euroliga. No entanto, diferentemente do Flamengo, a campanha dos israelenses foi difícil, sofrida, mas no final, bem sucedida. Com surpreendentes vitória sobre o CSKA (RUS) na semifinal e sobre o Real Madri (ESP) na grande decisão.
Com seu sexto título do continente europeu em mãos, o Maccabi vai em busca do seu segundo título mundial na história, já que, em 1980, a equipe azul e amarela de Tel Aviv se sagrou campeã do mundo curiosamente em cima do Franca Basquete, em Sarajevo, na antiga Iugoslávia, hoje capital da Bósnia e Herzegovina.

Maccabi Tel Aviv é o atual campeão da Euroliga e bsuca seu segundo título mundial na história (Divulgação/Euroliga)
Buscando repetir os bons resultados da última temporada e seguir no topo, o Flamengo manteve a grande maioria do elenco do ano passado, perdendo apenas os pivôs Shilton e Douglas e o ala norte-americano Washam. A única contratação ficou por conta do ala campeão olímpico Walter Herrmann, de 35 anos, da seleção da Argentina.
Outra figura nova no plantel rubro-negro que dará as caras nos confrontos da Copa Intercontinental é o pivô norte-americano Derrick Caracter, de 26 anos e 2,07m de altura, ex-Los Angeles Lakers (NBA), contratado pelo Flamengo apenas para os jogos contra o Maccabi e para os amistosos do time na excursão pela pré-temporada da NBA.

Herrmann reforça o Flamengo na temporada 2014/2015 (Gilvan de Souza/Flamengo)
“Não tem como ganhar títulos se não for no coletivo. Essa é a mentalidade. Montamos a equipe pensando nisso, não tem outra maneira. O Derrick (Caracter) e o (Walter) Herrmann entendem isso, que temos que deixar a equipe mais forte coletivamente para jogar contra o Maccabi. Temos uma equipe bastante experiente e isso pode nos ajudar nas partidas”, analisou o técnico José Neto.
Totalmente oposto ao time carioca, o elenco dos israelenses sofreu grandes mudanças em relação ao da temporada anterior. Ao todo, foram seis perdas: o técnico David Blatte, que foi para o Cleveland Cavaliers, o armador norte-americano naturalizado montenegrino Tyrese Rice, MVP do Final Four da Euroliga e agora jogador do Khimki, da Rússia.
Além de Blatt e Rice, a equipe amarela e azul de Tel Aviv ainda perdeu os norte-americanos Ricky Hickman, Shawn James, além do ala australiano Joe Ingles e do ala estadunidense naturalizado israelense David Blu.
Para o lugar das perdas, o Maccabi contratou três norte-americanos: o armador Jeremy Pargo, ex-Cleveland Cavaliers e Memphis Grizzlies, o ala/armador Marquez Haynes e o ala/pivô Brian Randle. Outra novidade ficou por conta do pivô australiano Aleks Maric, Já o comando da equipe, Guy Goodes, assistente técnico do Maccabi por seis anos, foi efetivado para o cargo de treinador principal.
“Vi alguns jogos do Flamengo. É uma grande organização, com uma torcida gigante. Perdemos alguns jogadores , mas todo ano fazemos isso. O que importa é que os jogadores que vieram entenderam o que é o Maccabi e qual a sua relevância. Estamos empolgados e preparados para o desafio”, afirmou o novo técnico do Maccabi, Guy Goodes.

Antes assistente, Guy Goodes foi promovido e é o novo técnico do Maccabi Tel-Aviv (Gaspar Nóbrega/FIBA)
Como forma de preparação para o Mundial de Clubes, o Flamengo fez duas partidas do Campeonato Carioca e mais dois amistosos contra o Pinheiros/SKY, em reedição da decisão da última Liga das Américas. A equipe carioca venceu todos os duelos e vai para a Copa Intercontinental com 100% de aproveitamento nos amistosos preparatórios.
Já o Maccabi bem que poderia vir ao Brasil com o mesmo aproveitamento que o Flamengo na preparação, porém, tropeçou na final da Copa da Liga Israelense, competição no qual o time de Tel Aviv venceu as quatro últimas edições, ao ser derrotado pelo Hapoel Jerusalém, por 81 a 78.
“A preparação tem sido muito boa. O time inteiro está focado e está trabalhando duro. Não é todo o ano que se pode jogar uma competição como a Copa Intercontinental, então estamos muito motivados”, contou o ala norte-americano Devin Smith, do Maccabi.
Antes do vice-campeonato em seu torneio nacional, a equipe israelense foi à Alemanha e realizou três amistosos contra times locais e, assim como o Flamengo, conquistou 100% de aproveitamento.
“É uma competição tradicional, ganhamos nos últimos quatro anos, jogamos sem alguns jogadores estar 100%. Não gostamos disso, mas agora estamos bem melhor fisicamente. O Devin (Smith) por exemplo está de volta. Todos estão prontos fisicamente e mentalmente. Esse é o começo oficial da nossa temporada, espero que as coisas saiam bem para nós”, analisou o técnico Guy Goodes.

Palco das decisões dos dois últimos NBB’s, HSBC Arena receberá o Mundial de Clubes (João Pires/LNB)
Os dois confrontos entre Flamengo e Maccabi Tel-Aviv serão na HSBC Arena, onde o Flamengo não costuma fazer feio. Nas últimas duas decisões de NBB, a torcida rubro-negra marcou presença, lotou a arena e ajudou o time da Gávea em suas conquistas recentes. No entanto, a pressão da massa flamenguista não assustam os atletas da equipe israelense.
“Temos essas experiências (com torcidas) na Europa, inclusive a do Maccabi, portanto, não acho que isso muda algo. Sei que o Flamengo tem uma grande equipe, com grandes jogadores, principalmente porque é o vencedor da Liga das Américas”, disse Devin Smith.
A Copa Intercontinental
Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.
Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.
Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca