HOJE
Pelo topo do mundo
Por Liga Nacional de Basquete
Em busca do título mundial, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) fazem primeiro jogo da decisão da Copa Intercontinental, nesta sexta-feira, na HSBC Arena
Foram diversos treinos, amistosos, preparações e muita ansiedade, mas agora, chegou a hora de conhecer o novo campeão mundial. De um lado, o Flamengo, atual bicampeão do NBB e campeão da Liga das Américas e representante do Brasil na Copa Intercontinental de Clubes. Do outro, o tradicional Maccabi Tel Aviv (ISR), dono do título da última Euroliga.
A bola vai subir para o primeiro duelo da disputa entre Flamengo e Maccabi nesta sexta-feira (26/09), às 21h30 (de Brasília), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 2.
+ Clique aqui e saiba como comprar seu ingresso para os dois jogos da Copa Intercontinental
Após o primeiro encontro, as duas equipes voltam à quadra no domingo (28/09), às 12 horas (de Brasília), novamente na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), também ao vivo no SporTV, para o jogo final da Copa Intercontinental. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que triunfar com o maior saldo de cestas será a campeã.
“Para mim é um motivo de muito orgulho estar disputando um título mundial, ainda mais com o Flamengo. Jogar no Flamengo é uma emoção diferente, conquistar títulos e fazer história é diferente. Sabemos da dificuldade que encontraremos, pois vamos Vamos enfrentar contra a equipe que ganhou o segundo melhor campeonato do mundo (Euroliga)”, disse Marcelinho Machado.
“Mas o DNA do Flamengo é sempre vencer e não pensamos em outra coisa a não ser vencer. Por mais que não tivéssemos todo o tempo necessário, quatro jogadores nossos estavam no Mundial com suas seleções. E ainda por cima, oito dos dez jogadores adultos do time já jogaram na seleção”, completou o capitão rubro-negro.
Para chegar até a disputa do título mundial, o Flamengo, primeiramente, conquistou o título do NBB5 e ficou com a vaga na Liga das Américas 2014. Na mesma, o time comandado pelo técnico José Neto fez uma campanha perfeita, não encontrou adversário que o parasse, foi campeão de forma invicta e ganhou a vaga na Copa Intercontinental.
Ainda na temporada 2013/2014, o clube da Gávea manteve sua hegemonia em território nacional e faturou mais um título do NBB, o segundo consecutivo e o terceiro na história, marca que se iguala a do rival UniCEUB/BRB/Brasília, dono de três troféus da maior competição do basquete brasileiro.
O Maccabi, por sua vez, chegou até a Copa Intercontinental ao ser campeão da fortíssima Euroliga. No entanto, diferentemente do Flamengo, a campanha dos israelenses foi difícil, sofrida, mas no final, bem sucedida. Com surpreendentes vitória sobre o CSKA (RUS) na semifinal e sobre o Real Madri (ESP) na grande decisão.
Com seu sexto título do continente europeu em mãos, o Maccabi vai em busca do seu segundo título mundial na história, já que, em 1980, a equipe azul e amarela de Tel Aviv se sagrou campeã do mundo curiosamente em cima do Franca Basquete, em Sarajevo, na antiga Iugoslávia, hoje capital da Bósnia e Herzegovina.
Buscando repetir os bons resultados da última temporada e seguir no topo, o Flamengo manteve a grande maioria do elenco do ano passado, perdendo apenas os pivôs Shilton e Douglas e o ala norte-americano Washam. A única contratação ficou por conta do ala campeão olímpico Walter Herrmann, de 35 anos, da seleção da Argentina.
Outra figura nova no plantel rubro-negro que dará as caras nos confrontos da Copa Intercontinental é o pivô norte-americano Derrick Caracter, de 26 anos e 2,07m de altura, ex-Los Angeles Lakers (NBA), contratado pelo Flamengo apenas para os jogos contra o Maccabi e para os amistosos do time na excursão pela pré-temporada da NBA.
“Não tem como ganhar títulos se não for no coletivo. Essa é a mentalidade. Montamos a equipe pensando nisso, não tem outra maneira. O Derrick (Caracter) e o (Walter) Herrmann entendem isso, que temos que deixar a equipe mais forte coletivamente para jogar contra o Maccabi. Temos uma equipe bastante experiente e isso pode nos ajudar nas partidas”, analisou o técnico José Neto.
Totalmente oposto ao time carioca, o elenco dos israelenses sofreu grandes mudanças em relação ao da temporada anterior. Ao todo, foram seis perdas: o técnico David Blatte, que foi para o Cleveland Cavaliers, o armador norte-americano naturalizado montenegrino Tyrese Rice, MVP do Final Four da Euroliga e agora jogador do Khimki, da Rússia.
Além de Blatt e Rice, a equipe amarela e azul de Tel Aviv ainda perdeu os norte-americanos Ricky Hickman, Shawn James, além do ala australiano Joe Ingles e do ala estadunidense naturalizado israelense David Blu.
Para o lugar das perdas, o Maccabi contratou três norte-americanos: o armador Jeremy Pargo, ex-Cleveland Cavaliers e Memphis Grizzlies, o ala/armador Marquez Haynes e o ala/pivô Brian Randle. Outra novidade ficou por conta do pivô australiano Aleks Maric, Já o comando da equipe, Guy Goodes, assistente técnico do Maccabi por seis anos, foi efetivado para o cargo de treinador principal.
“Vi alguns jogos do Flamengo. É uma grande organização, com uma torcida gigante. Perdemos alguns jogadores , mas todo ano fazemos isso. O que importa é que os jogadores que vieram entenderam o que é o Maccabi e qual a sua relevância. Estamos empolgados e preparados para o desafio”, afirmou o novo técnico do Maccabi, Guy Goodes.
Como forma de preparação para o Mundial de Clubes, o Flamengo fez duas partidas do Campeonato Carioca e mais dois amistosos contra o Pinheiros/SKY, em reedição da decisão da última Liga das Américas. A equipe carioca venceu todos os duelos e vai para a Copa Intercontinental com 100% de aproveitamento nos amistosos preparatórios.
Já o Maccabi bem que poderia vir ao Brasil com o mesmo aproveitamento que o Flamengo na preparação, porém, tropeçou na final da Copa da Liga Israelense, competição no qual o time de Tel Aviv venceu as quatro últimas edições, ao ser derrotado pelo Hapoel Jerusalém, por 81 a 78.
“A preparação tem sido muito boa. O time inteiro está focado e está trabalhando duro. Não é todo o ano que se pode jogar uma competição como a Copa Intercontinental, então estamos muito motivados”, contou o ala norte-americano Devin Smith, do Maccabi.
Antes do vice-campeonato em seu torneio nacional, a equipe israelense foi à Alemanha e realizou três amistosos contra times locais e, assim como o Flamengo, conquistou 100% de aproveitamento.
“É uma competição tradicional, ganhamos nos últimos quatro anos, jogamos sem alguns jogadores estar 100%. Não gostamos disso, mas agora estamos bem melhor fisicamente. O Devin (Smith) por exemplo está de volta. Todos estão prontos fisicamente e mentalmente. Esse é o começo oficial da nossa temporada, espero que as coisas saiam bem para nós”, analisou o técnico Guy Goodes.
Os dois confrontos entre Flamengo e Maccabi Tel-Aviv serão na HSBC Arena, onde o Flamengo não costuma fazer feio. Nas últimas duas decisões de NBB, a torcida rubro-negra marcou presença, lotou a arena e ajudou o time da Gávea em suas conquistas recentes. No entanto, a pressão da massa flamenguista não assustam os atletas da equipe israelense.
“Temos essas experiências (com torcidas) na Europa, inclusive a do Maccabi, portanto, não acho que isso muda algo. Sei que o Flamengo tem uma grande equipe, com grandes jogadores, principalmente porque é o vencedor da Liga das Américas”, disse Devin Smith.
A Copa Intercontinental
Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a Copa Intercontinetal chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade. Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e o Olympiacos, da Grécia, venceu o Pinheiros/SKY, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP), para ficar com o primeiro título da “Era Moderna” do torneio.
Agora, em 2014, a Copa Intercontinental, popularmente conhecida como Mundial de Clubes, voltará a ser disputada em solo brasileiro e, mais uma vez, colocará frente a frente os atuais campeões de duas das principais competições interclubes do planeta: a Liga das Américas e a Euroliga.
Na HSBC Arena, nos dias 26 e 28 de setembro, no Rio de Janeiro, Flamengo e Maccabi Tel-Aviv (ISR) lutarão pelo troféu de campeão mundial em duas partidas. Em caso de uma vitória para cada lado, a equipe que tiver triunfado pela maior diferença de pontos ficará com o título.