HOJE
Pensando no futuro
Por Liga Nacional de Basquete
Novo vice-presidente da LNB, Nilo Guimarães recebe elogios de Kouros Monadjemi, que afirma: “será preparado para assumir a presidência”
Primeiro presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi retornou ao cargo depois de seis anos, em eleição realizada nesta quinta-feira (06/12), na Assembleia Geral Ordinária da entidade, em São Paulo (SP).
O renomado executivo terá ao seu lado o gestor Nilo Guimarães, ex-jogador da Seleção Brasileira e atual Secretário de Esportes e Lazer da cidade de Mogi das Cruzes (SP), como vice-presidente.

Nilo Guimarães será o vice-presidente da nova gestão de Kouros Monadjemi, que o elogiou fortemente (Divulgação/LNB)
Segundo Kouros, seu mandato servirá como uma espécie de preparação para Nilo Guimarães assumir a presidência da LNB no próximo biênio (2021/2022).
“[…] O Nilo (Guimarães) é um cara sensacional e como vice será preparado para assumir a presidência, pois já tem todos os atributos para isso”, disse Kouros, que completou:
“É uma pessoa que já tem experiencia na área esportiva, que já administra esportes na Secretaria de Mogi das Cruzes e está bem entrosado dentro da LNB há muitos anos. Todos o conhecem muito bem e sabem da capacidade dele. Foi uma escolha que veio sendo amadurecida há muito tempo. Existem outros também na sequência que a Liga terá. Fico feliz por ter condições de poder escolher entre tantas pessoas qualificadas”, completou o mais novo presidente eleito da LNB.
Caso se concretize, será a primeira vez que a Liga Nacional de Basquete terá um ex-jogador profissional em seu corpo diretivo, prática bastante comum em diversas ligas renomadas ao redor do mundo.
Nascido em Mogi das Cruzes (SP), Nilo Guimarães foi armador e teve passagens por São Bernardo (SP), Tênis Clube de São José dos Campos (SP), Flamengo (RJ), Minas Tênis Clube (MG).
Pela Seleção Brasileira, o ex-jogador participou de diversas competições, com destaque para os Mundiais de 1982 e 1986 e os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Além disso, foi bicampeão Sul-Americano (1983 a 1985) e medalha de prata no Pan-Americano de 1983.

Nilo Guimarães participou ativamente de todas as conquistas do Mogi das Cruzes/Helbor (Ney Sarmento/PMMC)
Já como gestor dos esportes de Mogi das Cruzes, foi um dos responsáveis pelo retorno da equipe à elite do basquete no NBB CAIXA 2012/2013 e participou ativamente de todas as conquistas da equipe, como os títulos do Campeonato Paulista e da Liga Sul-Americana em 2016 e os vices do NBB CAIXA 2017/2018 e da Liga das Américas.
“A Liga Nacional de Basquete é o que é hoje, respeitada nacional e internacionalmente, porque as pessoas que cuidam dela são muito apaixonadas. Quero mostrar isso também, o basquete está na minha vida desde sempre, vivo isso com muita intensidade e quero contribuir ao máximo para ver nosso esporte crescer ainda mais. Esse posto é rotativo, outros clubes terão essa oportunidade também. Estou muito feliz e quero ser muito positivo para a LNB”, declarou Nilo Guimarães, novo vice-presidente da LNB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca