HOJE
Pequeno gigante
Por Liga Nacional de Basquete
Pouca altura, muito talento e raça de sobra: baixinho Kendall Anthony surpreende em seu 1º NBB CAIXA e afirma: “jogo com o coração sempre que piso na quadra”
Durante a pré-temporada o Macaé Basquete anunciou diversos reforços. Dentre eles estava um norte-americano, de apenas 1,75m de altura, que vinha com a responsabilidade de comandar a armação da equipe em 2016/2017. Mas o surpreendente Kendall Anthony fez – e vem fazendo – muito mais do que isso.
Com tamanha personalidade, o baixinho é o principal líder da equipe macaense e vem ‘tumultuando’ as defesas do NBB CAIXA, que têm extrema dificuldade para parar a habilidade e poder de decisão do abusado armador, de apenas 24 anos.
“Apenas tento treinar minhas habilidades e recursos mais forte que todos os outros e jogo com o coração sempre que piso na quadra. Acredito que isso faz com que eu tenha sucesso no basquete mesmo com o meu tamanho”, disse Anthony.
Em 17 jogos até o momento, Anthony somou expressivas médias de 18,2 pontos (7º do NBB CAIXA), 5,7 assistências (2º do NBB CAIXA) e 3,5 rebotes por partida. Com essas médias, pelo menos 37,8% dos pontos do Macaé passam pelas mãos deles, seja com pontos ou servidas.
A sequência de Kendall nos últimos jogos do NBB CAIXA também é algo que impressiona. Nas quatro rodadas anteriores, o camisa 0 registrou respectivos 22, 21 e 35 pontos e um duplo-duplo de 17 tentos e 13 assistências contra o Vasco da Gama. De quebra, o norte-americano foi o cestinha do Macaé em dez dos 17 jogos que fez no campeonato.
“Me sinto honrado e abençoado por estar jogando tão bem. Sempre acreditei em mim mesmo e no meu potencial, então isso não é uma surpresa tão grande para mim. Estou muito grato por ser capaz de fazer grandes jogos em uma competição tão forte como o NBB CAIXA”, disse o armador. “Adoraria estar no Jogo das Estrelas. Seria uma honra dividir a quadra com os melhores jogadores do Brasil. Se eu for selecionado, ficarei muito feliz”, completou.
Os números apresentados por Kendall fazem até lembrar o maior ídolo da torcida macaense na história do NBB CAIXA até então: o também norte-americano Jamaal Smith. No entanto, as médias do camisa 0 superam as de Jamaal, que teve 17,8 pontos, 3,4 assistências e 3,3 rebotes por jogo em sua última temporada pelo time da Capital do Petróleo.
Nascido em 1993 em Jackson, Tennessee (EUA), Kendall Lamont Anthony iniciou sua trajetória no basquete na Richmond University, onde atuou por quatro temporadas. Antes de ir para o Brasil, teve passagens pelo basquete da República Tcheca e Turquia. Neste período, veículos norte-americanos o apelidaram de “Turkish Allen Iverson”. Agora, o novo macaense diz estar muito bem em solo brasileiro.
“Minha adaptação no Brasil tem sido muito boa. Eu amo a cidade e o povo de Macaé. Temos ótimos torcedores aqui e meus técnicos e companheiros de equipe têm me ajudado muito. Me sinto muito bem”, revelou Kendall, que detém a maior média de pontos da história do Macaé Basquete no NBB CAIXA.
É certo que Kendall tem apenas 24 anos e muito chão pela frente, mas vem mostrando a cada dia que seu futuro pode ser promissor. Desde a época de sua universidade, onde é o quarto maior cestinha da história, o baixinho já dava mostras de que o céu é o limite, mesmo com apenas 1,75m de altura.
“Quero continuar crescendo e evoluindo meu basquete a cada ano. Adoraria ficar e jogar no Brasil, ou até mesmo em algum outro grande time em outro país. Vou seguir trabalhando duro, rezando, e espero que futuramente eu esteja no melhor lugar possível”, finalizou o armador norte-americano do Macaé.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.