#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pequeno gigante

08-02-2017 | 08:03
Por Liga Nacional de Basquete

Pouca altura, muito talento e raça de sobra: baixinho Kendall Anthony surpreende em seu 1º NBB CAIXA e afirma: “jogo com o coração sempre que piso na quadra”

Kendall Anthony Macaé

Com 1,75m, Kendall Anthony é o “o cara” do Macaé no NBB CAIXA e vem colecionando expressivas médias (Igor Vale/Franca Basquete)

Durante a pré-temporada o Macaé Basquete anunciou diversos reforços. Dentre eles estava um norte-americano, de apenas 1,75m de altura, que vinha com a responsabilidade de comandar a armação da equipe em 2016/2017. Mas o surpreendente Kendall Anthony fez – e vem fazendo – muito mais do que isso.

Com tamanha personalidade, o baixinho é o principal líder da equipe macaense e vem ‘tumultuando’ as defesas do NBB CAIXA, que têm extrema dificuldade para parar a habilidade e poder de decisão do abusado armador, de apenas 24 anos.

“Apenas tento treinar minhas habilidades e recursos mais forte que todos os outros e jogo com o coração sempre que piso na quadra. Acredito que isso faz com que eu tenha sucesso no basquete mesmo com o meu tamanho”, disse Anthony.

Em 17 jogos até o momento, Anthony somou expressivas médias de 18,2 pontos (7º do NBB CAIXA), 5,7 assistências (2º do NBB CAIXA) e 3,5 rebotes por partida. Com essas médias, pelo menos 37,8% dos pontos do Macaé passam pelas mãos deles, seja com pontos ou servidas.

A sequência de Kendall nos últimos jogos do NBB CAIXA também é algo que impressiona. Nas quatro rodadas anteriores, o camisa 0 registrou respectivos 22, 21 e 35 pontos e um duplo-duplo de 17 tentos e 13 assistências contra o Vasco da Gama. De quebra, o norte-americano foi o cestinha do Macaé em dez dos 17 jogos que fez no campeonato.

“Me sinto honrado e abençoado por estar jogando tão bem. Sempre acreditei em mim mesmo e no meu potencial, então isso não é uma surpresa tão grande para mim. Estou muito grato por ser capaz de fazer grandes jogos em uma competição tão forte como o NBB CAIXA”, disse o armador. “Adoraria estar no Jogo das Estrelas. Seria uma honra dividir a quadra com os melhores jogadores do Brasil. Se eu for selecionado, ficarei muito feliz”, completou.

Os números apresentados por Kendall fazem até lembrar o maior ídolo da torcida macaense na história do NBB CAIXA até então: o também norte-americano Jamaal Smith. No entanto, as médias do camisa 0 superam as de Jamaal, que teve 17,8 pontos, 3,4 assistências e 3,3 rebotes por jogo em sua última temporada pelo time da Capital do Petróleo.

Kendall Anthony, do Macaé, e Gegê, do Bauru

“Estou grato por fazer bons jogos em um campeonato tão forte como o NBB CAIXA”, disse Kendall Anthony (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Nascido em 1993 em Jackson, Tennessee (EUA), Kendall Lamont Anthony iniciou sua trajetória no basquete na Richmond University, onde atuou por quatro temporadas. Antes de ir para o Brasil, teve passagens pelo basquete da República Tcheca e Turquia. Neste período, veículos norte-americanos o apelidaram de “Turkish Allen Iverson”. Agora, o novo macaense diz estar muito bem em solo brasileiro.

“Minha adaptação no Brasil tem sido muito boa. Eu amo a cidade e o povo de Macaé. Temos ótimos torcedores aqui e meus técnicos e companheiros de equipe têm me ajudado muito. Me sinto muito bem”, revelou Kendall, que detém a maior média de pontos da história do Macaé Basquete no NBB CAIXA.

Kendall Anthony Macaé

“Eu amo a cidade e o povo de Macaé”, afirmou o novo mito macaense Kendall Anthony (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

É certo que Kendall tem apenas 24 anos e muito chão pela frente, mas vem mostrando a cada dia que seu futuro pode ser promissor. Desde a época de sua universidade, onde é o quarto maior cestinha da história, o baixinho já dava mostras de que o céu é o limite, mesmo com apenas 1,75m de altura.

“Quero continuar crescendo e evoluindo meu basquete a cada ano. Adoraria ficar e jogar no Brasil, ou até mesmo em algum outro grande time em outro país. Vou seguir trabalhando duro, rezando, e espero que futuramente eu esteja no melhor lugar possível”, finalizou o armador norte-americano do Macaé.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.