HOJE
Processo ideal
Por Liga Nacional de Basquete
Técnico da seleção, Aleksandar Petrovic, enaltece novo momento do basquete brasileiro: "Não são mais opiniões distintas, todos estamos direcionados"
O técnico da seleção masculina, Aleksandar Petrovic, destacou nesta terça-feira (18/11) sua satisfação com o atual momento do basquete brasileiro e elogiou a sintonia entre Confederação Brasileira de Basketball e Liga Nacional de Basquete na construção de um ambiente mais integrado para o desenvolvimento do esporte. O treinador participou do “Café com os Profes”, iniciativa da CBB para aproximar ainda mais todo o ecossistema da modalidade dos treinadores, já que o encontro realizado na Mega Loja da Centauro, na Avenida Paulista, teve presença de Pokey Chatman, técnica da seleção feminina.

Aleksandar Petrovic e Pokey Chatman durante o “Café com os Profes” nesta terça-feira, em São Paulo. Foto: Gabriel Rocha/LNB
“É um processo ideal porque, no momento em que CBB e NBB se juntam para fazer uma rua única, isso é algo bom para o basquete brasileiro. Agora não são mais opiniões distintas, todos estamos direcionados”, afirmou Petrovic. Ele exaltou o papel do NBB CAIXA no fortalecimento da seleção. “Hoje temos 20 clubes no NBB, uma competição que produz e te dá jogadores para atuar na seleção brasileira. Agora mesmo estamos com oito jogadores que estão participando do NBB, além de todo o êxito pela competência do NBB e também da CBB. Isso é uma coisa que nos ajuda muito a conseguir resultados muito bons”.
A convocação, citada por Petrovic, é para a primeira janela das Eliminatórias da Copa do Mundo FIBA Catar 2027, divulgada na segunda-feira (17/11). A lista da seleção brasileira para dois jogos contra o Chile na próxima semana tem oito jogadores que participam da atual edição do NBB CAIXA, entre nomes já consolidados, como Alexey Borges, Gui Deodato, Georginho de Paula e Lucas Dias, e outros jovens que já demonstraram potencial, como Brunão, Pedro Pastre, Wini Silva e Zu Jr.
A presença dos jogadores do NBB CAIXA nesta lista passa pelo processo de observação do treinador, que, mesmo com o fuso horário de quatro horas da Croácia em relação ao Brasil, acompanha os jogos da competição.
“Há uma diferença agora de quatro horas de fuso, então, quando estou em minha casa, na Croácia, todo mundo vai dormir, eu me desperto, vejo onde vai ser transmitido algum jogo e acompanho. Tenho também todo o conhecimento em tempo real do que está acontecendo com algum clube, com alguns jogadores. Sou uma pessoa que vê muitos jogos do NBB”, afirmou Petrovic.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca