HOJE
Jovem promissor
Por Marcius Azevedo
Ala Pedro Pastre, de 17 anos, vai participar da Liga de Desenvolvimento de Basquete pelo Pinheiros e depois ficar à disposição do técnico Vitor Galvani no adulto
O elenco do Pinheiros está tomando forma para o NBB CAIXA 2024/25. Após contratar o técnico Vitor Galvani e renovar o contrato do experiente Jimmy, o clube acertou com um jogador considerado bastante promissor. Trata-se de Pedro Pastre, ala de 17 anos e 1,96m. O garoto foi inscrito para participar da segunda etapa da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete sob o comando de Guilherme Giovannoni a partir deste domingo (14/07) e depois vai brigar pelo espaço no time adulto.

Pedro Pastre volta ao Brasil para defender o Pinheiros. Foto: Gabriella Garbim/ECP
Pedro Pastre retorna ao basquete brasileiro após um período jogando na Europa. Ele defendeu o Stella Azurra, da Itália, e avalia que pode agregar bastante ao time do Pinheiros. “Foi um ano em que aprendi muita coisa. Aprendi a jogar com intensidade, que a defesa é importante, jogar com o time. Quero trazer tudo que eu aprendi agora para o Pinheiros. Estou feliz de estar de volta no Brasil, feliz de estar aqui no Pinheiros, que é um clube importante”, afirmou.
+ Conheça Tiago Marques, o garoto por trás do recorde de pontos da LDB
No Brasil, o ala-armador se destacou atuando pelo Clube Campineiro de Regatas. Pedro Pastre também tem sido sempre convocado para defender a seleção brasileira na base. Recentemente, ele fez parte do elenco do técnico Rodrigo Silva na disputa da Americup sub-18, em junho.
Inclusive, o garoto se reencontrou com Bruno Porto, que foi seu treinador na seleção, em sua chegada ao Pinheiros. Após trabalhar no Paulistano, quando foi campeão da LDB em 2023, ele será o auxiliar de Vitor Galvani na temporada 2024/25. “Bruninho foi meu treinador na seleção e o Galvani também ajudou muito nos treinos. Eu já tinha uma boa relação com os dois. Eu gosto muito do trabalho deles. Estou muito feliz de agora tê-los como meus técnicos.”
+ Giovannoni avalia o começo da sua jornada como treinador do Pinheiros
Ainda em formação como jogador, Pedro Pastre está em um período de adaptação para uma possível mudança de posição, migrando da 3 para 2. Para isso, o ala tem procurado melhorar o seu drible, uma das caraterísticas necessárias para cumprir esse novo papel, já que o passe e o arremesso já estão comtemplados em seu jogo.

Pedro Pastre vai atuar na LDB antes de fazer parte do elenco adulto. Foto: Gabriella Garbim/ECP
Vale dizer que, além da experiência na Europa, o ala tem participação em diversos treinamentos promovidos pela NBA e, antes de acertar com o Stella Azurra, ele teve oportunidade de seguir carreira nos Estados Unidos. Agora volta ao Brasil para fazer parte de um elenco jovem e com uma proposta diferente sob o comando de Vitor Galvani.
“O nosso elenco é mais novo, tem só alguns mais velhos. A gente vai ter que correr, mostrar que os mais novos dão para o gasto também”, brincou Pedro Pastre.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca