HOJE
Jovem promissor
Por Marcius Azevedo
Ala Pedro Pastre, de 17 anos, vai participar da Liga de Desenvolvimento de Basquete pelo Pinheiros e depois ficar à disposição do técnico Vitor Galvani no adulto
O elenco do Pinheiros está tomando forma para o NBB CAIXA 2024/25. Após contratar o técnico Vitor Galvani e renovar o contrato do experiente Jimmy, o clube acertou com um jogador considerado bastante promissor. Trata-se de Pedro Pastre, ala de 17 anos e 1,96m. O garoto foi inscrito para participar da segunda etapa da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete sob o comando de Guilherme Giovannoni a partir deste domingo (14/07) e depois vai brigar pelo espaço no time adulto.
Pedro Pastre retorna ao basquete brasileiro após um período jogando na Europa. Ele defendeu o Stella Azurra, da Itália, e avalia que pode agregar bastante ao time do Pinheiros. “Foi um ano em que aprendi muita coisa. Aprendi a jogar com intensidade, que a defesa é importante, jogar com o time. Quero trazer tudo que eu aprendi agora para o Pinheiros. Estou feliz de estar de volta no Brasil, feliz de estar aqui no Pinheiros, que é um clube importante”, afirmou.
+ Conheça Tiago Marques, o garoto por trás do recorde de pontos da LDB
No Brasil, o ala-armador se destacou atuando pelo Clube Campineiro de Regatas. Pedro Pastre também tem sido sempre convocado para defender a seleção brasileira na base. Recentemente, ele fez parte do elenco do técnico Rodrigo Silva na disputa da Americup sub-18, em junho.
Inclusive, o garoto se reencontrou com Bruno Porto, que foi seu treinador na seleção, em sua chegada ao Pinheiros. Após trabalhar no Paulistano, quando foi campeão da LDB em 2023, ele será o auxiliar de Vitor Galvani na temporada 2024/25. “Bruninho foi meu treinador na seleção e o Galvani também ajudou muito nos treinos. Eu já tinha uma boa relação com os dois. Eu gosto muito do trabalho deles. Estou muito feliz de agora tê-los como meus técnicos.”
+ Giovannoni avalia o começo da sua jornada como treinador do Pinheiros
Ainda em formação como jogador, Pedro Pastre está em um período de adaptação para uma possível mudança de posição, migrando da 3 para 2. Para isso, o ala tem procurado melhorar o seu drible, uma das caraterísticas necessárias para cumprir esse novo papel, já que o passe e o arremesso já estão comtemplados em seu jogo.
Vale dizer que, além da experiência na Europa, o ala tem participação em diversos treinamentos promovidos pela NBA e, antes de acertar com o Stella Azurra, ele teve oportunidade de seguir carreira nos Estados Unidos. Agora volta ao Brasil para fazer parte de um elenco jovem e com uma proposta diferente sob o comando de Vitor Galvani.
“O nosso elenco é mais novo, tem só alguns mais velhos. A gente vai ter que correr, mostrar que os mais novos dão para o gasto também”, brincou Pedro Pastre.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.