HOJE
SEMPRE ALTO!
Por Liga Nacional de Basquete
Após quatro títulos seguidos, Pinheiros fica com o 3º lugar da LDB 2023; equipe pinheirense figura entre os 4 melhores desde 2013
No último domingo (03/09), no Ginásio Antônio Prado Jr., o Pinheiros venceu o Corinthians por 74 a 67 na disputa de 3º e 4º lugar da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2023 e somou mais um bom desempenho no maior campeonato de base do país, se firmando como o terceiro melhor time de base do Brasil em 2023.
Com os dois primeiros quartos da partida em alto ritmo e vibração, os comandados do técnico Jhonatan Cintra abriram boa vantagem no duelo que valia a terceira colocação da LDB. Na volta dos vestiários, o Corinthians esboçou uma reação, porém, o Pinheiros soube administrar o placar e venceu a partida, com destaques para o ala Yan Djalo (16 pontos), o armador Tiago Faria (15 pontos e cinco assistências) e o armador Adyel (12 pontos, nove rebotes e 18 de eficiência).

Pinheiros é sinônimo de brigar alto em LDBs (João Pires/LNB)
Um dos maiores destaques do Pinheiros na LDB, o armador Tico Farias foi o jogador com o maior número de assistências por partida na competição de base, com 8.1 passes de média, sendo homenageado na cerimônia de premiação final da LDB. O jovem entrou para a história do maior campeonato de base do Brasil após anotar 18 assistências em um único jogo, o maior número já visto entre todas as edições da competição.

Tiago Faria na premiação de encerramento da LDB 2023 (João Pires/LNB)
Além do armador, o Pinheiros contou com jogadores de alto nível na LDB 2023, como Yan Djalo. Entre os jogadores com pelo menos 50% dos jogos disputados, o ala foi o terceiro atleta mais eficiente da competição, com 20.6 de média por jogo, também sendo o segundo maior pontuador do Pinheiros (17.4 ppj) e líder de rebotes (8.5 rpj) da equipe azul no maior campeonato de base do Brasil.
A equipe pinheirense disputou 15 partidas na LDB 2023 e venceu 13, com derrotas apenas na primeira rodada da Fase Final e nas semifinais da competição. O Pinheiros, junto ao campeão Paulistano, foram os únicos times invictos na Fase de Classificação do campeonato. Com a 3ª colocação, o time azul se mantém em uma sequência esplêndida no basquete de base nacional, visto que disputou as semifinais de todas as Ligas de Desenvolvimento de Basquete desde 2013. Além disso, o time azul é o maior campeão do campeonato, com 5 títulos no total, sendo quatro deles seguidos (2018, 2019, 2021 e 2022).
Os 8 melhores da LDB 2023!
1º – Paulistano
2º – SESI Franca
3º – Pinheiros
4º – Corinthians
5º – São José
6º – Minas Tênis Clube
7º – Caxias do Sul
8º – Praia Clube
DNA de formador
A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca