#JOGAJUNTO

Interligas

Pinheiros campeão do Interligas!

02-07-2023 | 01:44
Por Liga Nacional de Basquete

No último dia de duelos pelo torneio sub-22, o Pinheiros faturou o título da competição com vitória consistente em cima dos donos da casa, o Oberá (ARG); São José também conquistou boa vitória em cima do Instituto (ARG) e garantiu a terceira colocação

O sábado (1/7) foi agitado em terras argentinas, mais especificamente na casa da equipe do Oberá (ARG) que sediou os três dias de competição pelo Interligas LDB 2023. Os últimos duelos foram marcados pela grande decisão do título, além da disputa de terceiro lugar. Em quadra, argentinos e brasileiros se enfrentaram nas partidas que ainda eram faltantes de acordo com o formato  quadrangular sub-22. No zerar dos cronômetros dos jogos, ficou definida a melhor equipe entre campeões e vice-campeões da LDB 2022 (Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete) e a Liga de Desarollo 2022. 

O Sanja é bronze! 

O São José veio para seu último compromisso no Interligas disposto a garantir o terceiro lugar do pódio. A partida começou com total dominância do primeiro quarto, vencendo parcialmente por 23 a 9. Mas a partir do segundo quarto a equipe do Instituto esboçou boas reações, chegando até mesmo a vencer no segundo quarto e encostar no placar no terceiro, mas a dominância e bom controle do tempo do cronômetro da equipe do São José seguiram sendo mais fortes, não permitindo que a equipe argentina virasse o placar que terminou em 77 a 68.

No âmbito dos destaques individuais, o grande nome do São José Basketball foi o pivô Maciel, recém contratado pela equipe, que anotou o expressivo duplo-duplo de 25 pontos; 16 rebotes e 2 assistências. Do lado do Instituto, Kadir Eduardo também alcançou o dígito duplo com 10 pontos e 10 rebotes.

Apesar das derrotas para Oberá e Pinheiros no torneio, o Sanja assegurou o terceiro lugar com o resultado positivo da noite deste sábado (1/7) e assim encerrou sua primeira participação no Interligas LDB.

O pivô Maciel foi o grande nome da partida ao anotar o duplo-duplo com 25 pontos e 16 rebotes. (Foto: Assessoria Oberá)

Pinheiros mostra superioridade e bate os donos da casa

O Pinheiros chegou ao ginásio dos donos da casa, o Oberá (ARG), e não fez cerimônias. Mesmo com um primeiro quarto equilibrado por 28 a 22, o representante brasileiro na grande decisão, chegou no segundo quarto já com a intenção de sacramentar de vez o título e alcançou uma parcial de 23 a 8, indo para os vestiários com confiança total e a missão de seguir administrando bem a partida e o cronômetro até chegar ao placar final de 79 a 71.

A equipe da cidade de São Paulo também mostrou que está alinhada quando o assunto é jogo coletivo e registrou boas atuações individuais:

Ivan Neto: 18 pontos, 10 rebotes e 2assistências
Adyel: 23 pontos e 5 rebotes
Djalo: 12 pontos e 6 rebotes
Tico Faria: 17 pontos
Fidelis: 10 rebotes e 3 pontos

O Pinheiros é bicampeão do Torneio Interligas 2023 com 100% de aproveitamento. (Foto: Assessoria Oberá)

E os destaques não ficaram restrito somente nos quesitos de atuação. Na cerimônia de premiação, após o fim da partida, o armador pinheirense Adyel Borges foi eleito o MVP da competição deixando uma importante marca em seu cartão de visitas, visto a sua recém contratação e, consequentemente, primeira temporada da carreira atuando pela equipe do Pinheiros.

Os motivos para celebrar do Clube do Jardins não param por aí, afinal, agora a equipe se torna bicampeã do Torneio Interligas (primeiro título conquistado em 2017) com uma campanha de 100% de aproveitamento (três vitórias em três jogos). Após a partida, o técnico Jhonatan Cintra também ressaltou os motivos que fizeram a diferença no momento da grande decisão:

“O time foi muito unido, consistente no ataque e na defesa, graças a grande estrutura que o Pinheiros deu para que isso fosse possível . A equipe entrou muito focada, sem dar chance de reação a equipe deles. Isso foi muito importante”, finalizou Cintra.

O jovem time agora retorna ao Brasil e retoma os treinos para a segunda fase da LDB 2023 que começa a partir do dia 20/7. Na maior competição de base do Brasil, a equipe também vive boa fase. Até aqui, o Pinheiros é o líder do Grupo B com cinco vitórias em cinco jogos.