HOJE
Vitória em dobro
Por Liga Nacional de Basquete
Pinheiros não dá chances ao Paulistano, vence dérby da capital com facilidade e deixa rivais para trás no Paulista; Corinthians e Mogi triunfam fora de casa

Pinheiros, do norte-americano Bennett, venceu o dérby contra o Paulistano de maneira incontestável (Ricardo Bufolin/ECP)
O EC Pinheiros conquistou aquela vitória especial na rodada de encerramento do primeiro turno do Campeonato Paulista. Na noite desta quinta-feira, a equipe venceu o dérby da capital contra o Paulistano/Corpore, por 79 a 61, e conquistou um grande resultado na briga na parte de cima da tabela de classificação.
A vitória sobre seu maior rival fez o Pinheiros se isolar na segunda posição, com sete triunfos em nove jogos, mesma campanha do líder Sendi/Bauru Basket – o Dragão leva a melhor no confronto direto. Já o Paulistano sofreu sua terceira derrota e caiu para a quarta posição, empatado com Sesi Franca (3º) e Mogi das Cruzes/Helbor (5º).
“Terminar o primeiro turno em segundo lugar sinaliza que temos um elenco homogêneo e que precisamos continuar trabalhando firme”, disse o comandante pinheirense César Guidetti
Dominante do início, o Pinheiros contou com grande atuação coletiva para sair vencedor e os cinco titulares pontuaram em dígitos duplos – Bennett (10), Betinho (11), Isaac (16), Ware (12) e Marcus Toledo (12). Do lado do Paulistano, o destaque ficou por conta de Yago, cestinha do jogo, com 17 pontos.
“O importante foi o entrosamento entre os cinco que iniciaram a partida e o suporte que veio com os jogadores do banco. Não viemos pensando no placar, mas em vencer o jogo. Eu fui em todas as bolas que estavam ao meu alcance. Estamos engrenando”, comentou Toledo.
As duas equipes voltam à quadra neste final de semana para o início do segundo turno. O Pinheiros vai até Franca para mais um confronto direto, diante do Sesi Franca, neste sábado. Já o Paulistano recebe o São José, no domingo.
De acordo com o regulamento do Campeonato Paulista, os dois primeiros colocados se classificam direto às semifinais – serão disputadas em uma melhor de 3. Já as equipes que ficarem entre 3º e 6º farão confrontos em jogo único para serem definidos os outros dois semifinalistas (3º x 6º e 4º x 5º).
Mogi e Corinthians vencem
A rodada desta quinta do Estadual teve mais duas partidas. Em uma delas, o Mogi das Cruzes/Helbor foi até São José dos Campos e venceu o time da casa, por 88 a 75. Com a vitória, a equipe igualou as campanhas de Franca e Paulistano e entrou na briga pelas primeiras posições.
Recuperado de uma lesão no tornozelo, o ala Gui Deodato fez sua estreia pelo Mogi em grande estilo e foi um dos destaques da equipe, com 17 pontos – o cestinha foi Shamell, com 18. Já pelo time joseenses, os maiores pontuadores foram os alas Pastor e Pedro, com 18 e 17 pontos, respectivamente.
“O Gui foi muito bem e surpreendeu, nas bolas de três, na eficiência, ele foi importante. Ele aumenta a parte de defesa nossa, altura, o vigor físico. De modo geral, a equipe fez um bom trabalho, já que ganhar aqui não é fácil. Ganhamos um jogo progressivamente; tivemos um pouco de dificuldade e em alguns momentos demos cestas fáceis, o que precisamos evoluir e corrigir, e o ataque vai acontecendo. Com a equipe completa a gente pode revezar muito. Isso foi um dos fatores da nossa vitória”, avaliou o técnico Guerrinha.

Com a mão direita: com ótimo desempenho dos dois lados da quadra, Gui brilhou em sua primeira partida pelo Mogi (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Quem também venceu nesta quinta foi o Corinthians. Mesmo atuando fora de casa, a equipe alvinegra venceu o Basquete Osasco, com tranquilidade, por 80 a 47, e chegou ao quarto triunfo na competição. A equipe divide a sexta posição com o São José.
Com 22 pontos, o ala/armador Kyle Fuller foi o cestinha do jogo e comandou o triunfo do Corinthians. Vindo do banco de reservas, o armador Gustavinho somou dez pontos e cinco assistências e foi outro a ter boa atuação.
Confira os próximos jogos do Campeonato Paulista:
24/08 (sexta-feira)
18h30, no Panela de Pressão, em Bauru – Sendi/Bauru x América/Unirp/Smel
25/08 (sábado)
18 horas, no Pedrocão, em Franca – Sesi/Franca x EC Pinheiros
19 horas, no Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – Mogi/Helbor x Liga Sorocabana
26/08 (domingo)
18 horas, no ginásio Antônio Prado Jr. – Paulistano/Corpore x São José
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca