HOJE
A 4ª FINAL SEGUIDA!
Por Liga Nacional de Basquete
Em reedição da final de 2021, Pinheiros vence Paulistano novamente e garante vaga na decisão da LDB 2022; atual tri-campeão da competição vai em busca do pentacampeonato
Após conhecermos o primeiro finalista da LDB 2022, a definição da outra vaga na final foi de tirar o fôlego. Pinheiros e Paulistano protagonizaram mais uma edição do Clássico dos Jardins, partida que marcou a final da última edição da Liga de Desenvolvimento e, assim como no passado, os pinheirenses conquistaram a vitória por 80×73 e vão disputar a quarta final seguida do maior campeonato de base do Brasil. Atual tri-campeão da competição, o Pinheiros vai em busca do seu quinto título, dessa vez contra o São José Basketball.

Raça e disposição: o Pinheiros foi frenético para chegar na final da LDB (João Pires/LNB)
Apesar dos títulos e finais consecutivas, a classificação para a decisão da LDB 2022 tem um gosto especial. O quinteto base do último título dos pinheirenses era formado por Gabriel Campos, Danilo Sena, Gui Abreu, Buffat e Dikembe. Desses cinco jogadores, apenas Jonas Buffat está no elenco que disputará a final da LDB 2022, e dentre os reservas daquela equipe campeã, Tico Farias e Michael Douglas são os remanescentes – e com um papéis de maior peso no Pinheiros atual.
Na fase classificatória, o Pinheiros já despontava como um dos favoritos para chegar às semifinais da competição, pois foram nove vitórias em dez partidas disputadas – o único revés foi para o Flamengo, na última rodada do Grupo A.
No momento decisivo da LDB, os pinheirenses garantiram a classificação para a semifinal com duas vitórias em três jogos na Fase Final e a 2ª colocação do Grupo C. Para chegar na finalíssima, o Pinheiros tinha pela frente o Paulistano, rival velho conhecido e único invicto da competição com 14 vitórias em 14 jogos.
A invencibilidade do Paulistano não assustou o Pinheiros, que começou a partida em ritmo frenético, venceu o primeiro quarto por 15 pontos de vantagem e manteve a diferença no placar até a ida aos vestiários. No 2º tempo, o Paulistano esboçou uma reação, mas os pinheirenses mostraram frieza e resiliência para garantir a vitória e, consequentemente, a vaga na grande decisão da LDB 2022.

Eric Donaldson, o inglês pinheirense, soma grandes atuações na LDB 2022 (João Pires/LNB)
A rotatividade do elenco de Jonathan Cintra chama a atenção e é uma parte essencial da boa campanha do time azul. A dupla de armadores composta por Eugeniuz e Tico Farias abastece muito bem os alas pontuadores Buffat e Eric Donaldson, além da força no garrafão representada por Michael Douglas e Ian Djalo. Apesar da juventude, Agapy e Luiggi recebem minutos importantes e foram essenciais nos momentos decisivos.
Em busca do pentacampeonato, o Pinheiros enfrenta o São José na grande final da LDB. As duas equipes já se encontraram na atual edição da competição, com vitória para a equipe da capital na segunda rodada da fase classificatória. Pouco mais de dois meses se passaram e, neste sábado (01), às 18h, os dois times se reencontrarão para decidir a glória máxima do maior campeonato de base do Brasil. A transmissão da final, realizada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, será ao vivo no Youtube do NBB.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca