#JOGAJUNTO

LDB

A 4ª FINAL SEGUIDA!

30-09-2022 | 07:14
Por Liga Nacional de Basquete

Em reedição da final de 2021, Pinheiros vence Paulistano novamente e garante vaga na decisão da LDB 2022; atual tri-campeão da competição vai em busca do pentacampeonato

Após conhecermos o primeiro finalista da LDB 2022, a definição da outra vaga na final foi de tirar o fôlego. Pinheiros e Paulistano protagonizaram mais uma edição do Clássico dos Jardins, partida que marcou a final da última edição da Liga de Desenvolvimento e, assim como no passado, os pinheirenses conquistaram a vitória por 80×73 e vão disputar a quarta final seguida do maior campeonato de base do Brasil. Atual tri-campeão da competição, o Pinheiros vai em busca do seu quinto título, dessa vez contra o São José Basketball.

Raça e disposição: o Pinheiros foi frenético para chegar na final da LDB (João Pires/LNB)

Apesar dos títulos e finais consecutivas, a classificação para a decisão da LDB 2022 tem um gosto especial. O quinteto base do último título dos pinheirenses era formado por Gabriel Campos, Danilo Sena, Gui Abreu, Buffat e Dikembe. Desses cinco jogadores, apenas Jonas Buffat está no elenco que disputará a final da LDB 2022, e dentre os reservas daquela equipe campeã, Tico Farias e Michael Douglas são os remanescentes – e com um papéis de maior peso no Pinheiros atual.

Na fase classificatória, o Pinheiros já despontava como um dos favoritos para chegar às semifinais da competição, pois foram nove vitórias em dez partidas disputadas – o único revés foi para o Flamengo, na última rodada do Grupo A.

No momento decisivo da LDB, os pinheirenses garantiram a classificação para a semifinal com duas vitórias em três jogos na Fase Final e a 2ª colocação do Grupo C. Para chegar na finalíssima, o Pinheiros tinha pela frente o Paulistano, rival velho conhecido e único invicto da competição com 14 vitórias em 14 jogos.

A invencibilidade do Paulistano não assustou o Pinheiros, que começou a partida em ritmo frenético, venceu o primeiro quarto por 15 pontos de vantagem e manteve a diferença no placar até a ida aos vestiários. No 2º tempo, o Paulistano esboçou uma reação, mas os pinheirenses mostraram frieza e resiliência para garantir a vitória e, consequentemente, a vaga na grande decisão da LDB 2022.

Eric Donaldson, o inglês pinheirense, soma grandes atuações na LDB 2022 (João Pires/LNB)

A rotatividade do elenco de Jonathan Cintra chama a atenção e é uma parte essencial da boa campanha do time azul. A dupla de armadores composta por Eugeniuz e Tico Farias abastece muito bem os alas pontuadores Buffat e Eric Donaldson, além da força no garrafão representada por Michael Douglas e Ian Djalo. Apesar da juventude, Agapy e Luiggi recebem minutos importantes e foram essenciais nos momentos decisivos.

Em busca do pentacampeonato, o Pinheiros enfrenta o São José na grande final da LDB. As duas equipes já se encontraram na atual edição da competição, com vitória para a equipe da capital na segunda rodada da fase classificatória. Pouco mais de dois meses se passaram e, neste sábado (01), às 18h, os dois times se reencontrarão para decidir a glória máxima do maior campeonato de base do Brasil. A transmissão da final, realizada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, será ao vivo no Youtube do NBB.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.