#JOGAJUNTO

Interligas / LDB

Subiu no pódio

06-07-2024 | 06:43
Por Juvenal Dias

Após sofrer nos dois primeiros quartos, o Pinheiros virou sobre o Obras Basket, da Argentina, na disputa pelo terceiro lugar do Interligas; Corinthians termina na quinta colocação

No último dia da Interligas LDB 2024, neste sábado (06/07), no ginásio Antonio Prado Jr., o Pinheiros superou Obras Basket, da Argentina, por 83 a 67, e conquistou o terceiro lugar. Antes disso, o Corinthians venceu o Gimnasia y Esgrima por 80 a 67 para ser o quinto, e Boca Juniors derrotou o Instituto de Córdoba por 92 a 78 para terminar como sétimo colocado.

3º Lugar – Pinheiros Forte

No principal jogo do dia pela Interligas antes da final brasileira, o Pinheiros se superou para derrotar, de virada, o Obras Basket e fechar a competição com um pódio inteiramente brasileiro. O time paulista, que foi o último campeão da Interligas, não repetiu o resultado do quadrangular anterior, mas mostrou que continua uma das bases mais fortes do País.

Pinheiros venceu o último duelo Brasil x Argentina, contra o Obras, da Interligas 2024. Foto: Nelson Toledo/ LNB

No primeiro quarto, o Obras impôs seu ritmo de jogo e venceu a parcial com 17 a 10 e manteve liderança por dois pontos antes do intervalo, mesmo com a reação do time paulista por 17 a 12. Na volta, o Pinheiros teve uma predominância física, principalmente com 15 rebotes contra oito dos argentinos durante o período e fazendo dez pontos a mais que o adversário. Então, com a vantagem no placar, o Pinheiros sustentou e ampliou no quarto decisivo, sem deixar espaços para reação. No fim, 83 a 67 para os brasileiros e a terceira colocação no torneio.

+ Veja estatísticas da partida

+ Confira mais fotos do confronto

Dois jogadores mereceram destaques para o lado do Pinheiros, o ala-armador Adyel, com mais experiência, que anotou 21 pontos, sete rebotes e nove assistências. O outro foi o pivô Agapy, dois anos mais novo, que teve um duplo-duplo com 17 pontos e 11 rebotes. “Conversamos no vestiário, não importava que era para competir pelo terceiro lugar. Tem LDB pela frente, viemos com tudo. A equipe me ajudou bastante para com o duplo-duplo, me deram bastante assistências”, disse Agapy.

5º Lugar – Timão leva a melhor

A segunda partida do dia valeu colocações melhores que a partida inicial, com uma disputa Brasil x Argentina pelo quinto lugar da competição internacional. Assim, o Corinthians entrou em quadra para medir forças com o Gimnasia y Esgrima. Foi um duelo que apresentou bastante grau de dificuldade para o Timão, mas que mostrou que um alvinegro resiliente e com poder de reação.

Cesta do Corinthians contra o Gimnasia. Foto: Nelson Toledo/ LNB

Os argentinos começaram na frente do placar, com 24 a 21 no primeiro quarto e uma boa parte do segundo período na frente. O Gimnasia estagnou nos 38 pontos enquanto o Corinthians arrancou do 35 até 43 antes de permitir que o oponente pontuasse novamente na volta do intervalo. O marcador ficou justo em favor do time paulista até um 67 a 65 no quarto quarto, até o Corinthians dar sua arrancada final para fechar em 80 a 67.

+ Veja as estatísticas do duelo

+ Confira mais fotos do confronto

O Corinthians, em sua primeira participação na competição e com um time cheio de sub-20 em uma competição sub-22, conquistou o quinto lugar da competição. O ala/pivô Jonathan, mais experiente do elenco com 22 anos, assumiu a responsabilidade e anotou um duplo-duplo com 18 pontos e 18 rebotes, sendo 15 só defensivos. Na sequência, Kauan Raymundo fez 17 pontos.

O pivô de 19 anos analisou o desempenho da equipe na competição e projetou o futuro na LDB: “Não conseguimos o resultado esperado, faltou um pouco, mas o Interligas é um campeonato muito difícil, muito competitivo. Isso serve para nos dar motivação para a segunda fase da LDB e tentar ser campeão. Nós ainda não perdemos, esperamos que o Corinthians continue bem e evoluindo para conquistar o primeiro lugar do grupo”.

7º lugar – Deu Boca

Momento do duelo entre Boca Juniors e Instituto de Córdoba. Foto: Nelson Toledo/ LNB

Na disputa pelo sétimo lugar, na primeira partida que abriu a rodada da Interligas, um duelo argentino entre Boca Juniors e Instituto de Córdoba. Vencendo cada um dos quartos, o Boca Juniors esteve atrás do placar apenas nos minutos iniciais e um momento do segundo quarto que permitiu reação do rival. Contudo, construiu uma larga vantagem e venceu por 92 a 68 para ficar com o sétimo lugar na primeira edição com oito times.

+ Veja as estatísticas da partida

+ Confira mais fotos do confronto

O ala Nicolas Stenta do Boca Juniors foi o cestinha do time na competição com 14,25 pontos por partida. No último jogo xeneise anotou 21 pontos, com três rebotes, quatro assistências e quatro tocos, com 30 de eficiência.