HOJE
Subiu no pódio
Por Juvenal Dias
Após sofrer nos dois primeiros quartos, o Pinheiros virou sobre o Obras Basket, da Argentina, na disputa pelo terceiro lugar do Interligas; Corinthians termina na quinta colocação
No último dia da Interligas LDB 2024, neste sábado (06/07), no ginásio Antonio Prado Jr., o Pinheiros superou Obras Basket, da Argentina, por 83 a 67, e conquistou o terceiro lugar. Antes disso, o Corinthians venceu o Gimnasia y Esgrima por 80 a 67 para ser o quinto, e Boca Juniors derrotou o Instituto de Córdoba por 92 a 78 para terminar como sétimo colocado.
3º Lugar – Pinheiros Forte
No principal jogo do dia pela Interligas antes da final brasileira, o Pinheiros se superou para derrotar, de virada, o Obras Basket e fechar a competição com um pódio inteiramente brasileiro. O time paulista, que foi o último campeão da Interligas, não repetiu o resultado do quadrangular anterior, mas mostrou que continua uma das bases mais fortes do País.

Pinheiros venceu o último duelo Brasil x Argentina, contra o Obras, da Interligas 2024. Foto: Nelson Toledo/ LNB
No primeiro quarto, o Obras impôs seu ritmo de jogo e venceu a parcial com 17 a 10 e manteve liderança por dois pontos antes do intervalo, mesmo com a reação do time paulista por 17 a 12. Na volta, o Pinheiros teve uma predominância física, principalmente com 15 rebotes contra oito dos argentinos durante o período e fazendo dez pontos a mais que o adversário. Então, com a vantagem no placar, o Pinheiros sustentou e ampliou no quarto decisivo, sem deixar espaços para reação. No fim, 83 a 67 para os brasileiros e a terceira colocação no torneio.
+ Veja estatísticas da partida
+ Confira mais fotos do confronto
Dois jogadores mereceram destaques para o lado do Pinheiros, o ala-armador Adyel, com mais experiência, que anotou 21 pontos, sete rebotes e nove assistências. O outro foi o pivô Agapy, dois anos mais novo, que teve um duplo-duplo com 17 pontos e 11 rebotes. “Conversamos no vestiário, não importava que era para competir pelo terceiro lugar. Tem LDB pela frente, viemos com tudo. A equipe me ajudou bastante para com o duplo-duplo, me deram bastante assistências”, disse Agapy.
5º Lugar – Timão leva a melhor
A segunda partida do dia valeu colocações melhores que a partida inicial, com uma disputa Brasil x Argentina pelo quinto lugar da competição internacional. Assim, o Corinthians entrou em quadra para medir forças com o Gimnasia y Esgrima. Foi um duelo que apresentou bastante grau de dificuldade para o Timão, mas que mostrou que um alvinegro resiliente e com poder de reação.

Cesta do Corinthians contra o Gimnasia. Foto: Nelson Toledo/ LNB
Os argentinos começaram na frente do placar, com 24 a 21 no primeiro quarto e uma boa parte do segundo período na frente. O Gimnasia estagnou nos 38 pontos enquanto o Corinthians arrancou do 35 até 43 antes de permitir que o oponente pontuasse novamente na volta do intervalo. O marcador ficou justo em favor do time paulista até um 67 a 65 no quarto quarto, até o Corinthians dar sua arrancada final para fechar em 80 a 67.
+ Veja as estatísticas do duelo
+ Confira mais fotos do confronto
O Corinthians, em sua primeira participação na competição e com um time cheio de sub-20 em uma competição sub-22, conquistou o quinto lugar da competição. O ala/pivô Jonathan, mais experiente do elenco com 22 anos, assumiu a responsabilidade e anotou um duplo-duplo com 18 pontos e 18 rebotes, sendo 15 só defensivos. Na sequência, Kauan Raymundo fez 17 pontos.
O pivô de 19 anos analisou o desempenho da equipe na competição e projetou o futuro na LDB: “Não conseguimos o resultado esperado, faltou um pouco, mas o Interligas é um campeonato muito difícil, muito competitivo. Isso serve para nos dar motivação para a segunda fase da LDB e tentar ser campeão. Nós ainda não perdemos, esperamos que o Corinthians continue bem e evoluindo para conquistar o primeiro lugar do grupo”.
7º lugar – Deu Boca

Momento do duelo entre Boca Juniors e Instituto de Córdoba. Foto: Nelson Toledo/ LNB
Na disputa pelo sétimo lugar, na primeira partida que abriu a rodada da Interligas, um duelo argentino entre Boca Juniors e Instituto de Córdoba. Vencendo cada um dos quartos, o Boca Juniors esteve atrás do placar apenas nos minutos iniciais e um momento do segundo quarto que permitiu reação do rival. Contudo, construiu uma larga vantagem e venceu por 92 a 68 para ficar com o sétimo lugar na primeira edição com oito times.
+ Veja as estatísticas da partida
+ Confira mais fotos do confronto
O ala Nicolas Stenta do Boca Juniors foi o cestinha do time na competição com 14,25 pontos por partida. No último jogo xeneise anotou 21 pontos, com três rebotes, quatro assistências e quatro tocos, com 30 de eficiência.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca