#JOGAJUNTO

LDB

Plano perfeito

Tijuca LDB TTC 85
x
83 Minas MIN
22
1ºQ
X
18
18
2ºQ
X
7
16
3ºQ
X
24
22
4ºQ
X
29
7
5ºQ
X
5

31 de agosto de 2013

Tijuca cresce para cima do Minas e derrota o até então vice-líder da LDB na prorrogação; cariocas estão a apenas uma posição da zona de classificação

DOCUMENTOS:
Súmula
85
X
83
85
PTS
83
2
A3C
10
24
A2C
17
31
LLC
19
35
RT
37
13
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Jogando um basquete redondo do começo ao fim, o Tijuca Tênis Clube superou, neste sábado, o até então segundo colocado da LDB 2013, o Minas Tênis Clube, por 85 a 83, na prorrogação. A vitória foi tão importante, que colocou a equipe carioca com 42 pontos e a apenas uma posição da zona de classificação da competição.

O ala Leandro foi o cestinha do Tijuca no jogo, com 23 pontos, seguido pelo armador Pitico, com 17, e o ala/pivô Wesley, que anotou 14 pontos e 12 rebotes, um duplo-duplo. Pelo Minas, o ala/pivô Léo Demétrio foi o destaque com 29 pontos, além do ala Rafa Moreira, que contribuiu com 21 pontos.

“Ontem assistimos ao jogo do Minas e vimos que se tratava de uma equipe muito forte fisicamente e coletivamente. Se a gente ficasse esperando por eles não ia dar certo, então, jogamos como se tivéssemos jogando contra qualquer outra equipe”, afirmou o técnico do Tijuca, Carlinhos. “Na defesa, usamos o que estamos acostumados e, no ataque, apesar de alguns vacilos nos minutos finais, tivemos muita paciência, o que foi fundamental para a vitória”, completou.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Tijuca conquistou a terceira vitória consecutiva na LDB 2013 (Wallace Teixeira/LNB)

O início do jogo foi num ritmo alucinante. Ambas as defesas apertavam a bola com muita intensidade, mas o Minas, com três bolas seguidas de 3 pontos (duas de Léo Demétrio e uma de Rafa Moreira), abriu 14 a 6 no placar. O Tijuca se acertou em quadra e, aos poucos, foi buscando o marcador até conseguir a virada com uma bola de 3 do ala Bernardo no final do período (22 a 18).

A velocidade do jogo se manteve no segundo quarto e, dessa vez, foi o Tijuca que começou melhor. A diferença é que o Minas não se recuperou. A defesa do time carioca cresceu muito em quadra e o ala Leandro comandou o ataque, ajudando sua equipe a abrir 15 pontos de frente (40 a 25).

Depois de ficar um período marcando apenas sete pontos, o Minas melhorou ofensivamente no terceiro quarto. O ala Rafa Moreira acertou a mão nos arremessos de fora, com 11 pontos, e foi fundamental para a reação dos mineiros no jogo. A vantagem, que chegou a ser de 17 pontos, caiu para sete antes de avançar para a etapa final (56 a 49).

Com seis pontos seguidos, o Minas começou o último quarto e ficou apenas um ponto atrás do placar (56 a 55). Isso não abalou o time carioca, que manteve a liderança por todo o quarto período. A cada vez que os mineiros alcançavam o placar, os tijucanos tinham a tranquilidade para segurar a frente do marcador. Isso, até os 10 segundos para o final do confronto. O Tijuca vencia por 78 a 75, quando o ala/pivô Léo Demetrio acertou uma cesta de 3 e empatou tudo (78 a 78). A equipe carioca até tentou um último lance, mas Pitico não acertou o arremesso final.

Na prorrogação, o Minas sofreu a perda de Léo Demétrio, que cometeu sua quinta falta logo no primeiro minuto. E mais para o final do período, foi a vez de Pitico sair com cinco faltas, e assim, desfalcar o Tijuca. Independente da saída dos dois jogadores, o jogo se manteve equilibrado e o time carioca conseguiu segurar dois pontos na frente (85 a 83) durante dois minutos inteiros para fechar a partida com a vitória.

“O mérito é todo do Tijuca. Não conseguimos colocar nosso ritmo de jogo em prática e entramos no ritmo deles. Mesmo com as vitórias, não estávamos satisfeitos com as nossas apresentações nesta etapa, mas temos que seguir com a cabeça no lugar, pois temos um jogo importante amanhã”, comentou Rafa Moreira, do Minas, que enfrenta o líder Flamengo neste domingo.

Com a derrota, o time de Belo Horizonte foi ultrapassado pelo SKY/Basquete Cearense e caiu para a terceira colocação na tabela de classificação. Os comandados do técnico Cristiano Grama somam 16 vitórias em 18 partidas realizadas, com 50 pontos, contra 51 dos nordestinos.