HOJE
É Brabo!
Por Liga Nacional de Basquete
Mini-documentário “Brabo – Qualidade que Resiste” terá 4 episódios sobre a carreira de Alex Garcia; lançamento será nesta sexta-feira (09/04)
A Liga Nacional de Basquete e a Plastubos, patrocinadora oficial do NBB há duas temporadas, apresentarão um mini-documentário especial sobre a vida e carreira de Alex Garcia, uma das maiores lendas da história do basquete brasileiro.
Com nome “Brabo – Qualidade que Resiste”, o mini-documentário terá quatro episódios, que serão publicados nos canais oficial do NBB no Facebook e YouTube. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira (09/04), com capítulo sobre sua infância, interesse pelo basquete e influência do irmão.
O mini-documentário, que foi produzido em parceria com o Grupo LX, explorará as fases da carreira de Alex Garcia, desde o início, com o interesse pelo basquete e os primeiros passos, até a passagem pela NBA, os 20 anos de Seleção Brasileira, títulos do NBB e a mentalidade vencedora que dura até hoje aos 41 anos.
A sequência dos episódios seguirá a seguinte programação: o segundo na quarta-feira (14/04), terceiro na sexta-feira (16/04) e o quarto e último na terça-feira (20/04). Além dos canais oficiais do NBB, os capítulos serão exibidos também na ESPN nas mesmas datas, durante o programa ESPN League e os intervalos da NBA e também do NBB.
Tetracampeão, 7x Ala do Ano, 9x Defensor do Ano do NBB e terceiro maior cestinha da história, Alex Garcia é uma figura histórica no NBB. No Jogo das Estrelas, ele tem dois troféus de MVP (2013 e 2014) e é o brasileiro que mais pontuou no evento, com 159 pontos totais (14,4 por jogo).
Defendendo a Seleção Brasileira, o Brabo participou da histórica medalha de prata no Pré-Olímpico de Mar del Plata (ARG) em 2011, que levou o Brasil às Olimpíadas depois de 16 anos de jejum. Presente em Londres 2012 e também no Rio 2016, Alex ainda disputou cinco Copas do Mundo (2002, 2006, 2010, 2014 e 2019), foi duas vezes campeão da Copa América (2005 e 2009), conquistou dois Pan-Americanos (2003 e 2007) e um Sul-Americano (2003).
Pelos clubes, a carreira de Alex é gloriosa. Antes do NBB, sua trajetória começou com o pentacampeonato paulista (2001, 2002,2003, 2004 e 2005) e o título brasileiro de 2003 com o extinto COC/Ribeirão Preto. Depois, rumou para a NBA, onde ficou por duas temporadas e defendeu San Antonio Spurs e New Orleans Hornets. Após nova volta a Ribeirão, o Brabo se transferiu para o Brasília antes de ir para a Europa defender o tradicional Maccabi Tel-Aviv (ISR), onde foi vice-campeão da Euroleague.
Parceria Plastubos e NBB
O NBB e a Plastubos, empresa que atua no segmento de tubos e conexões para a construção civil, são parceiros há duas temporadas. O acordo envolve, além da exposição no backdrop das entrevistas no NBB, uma série de iniciativas referentes a um dos fundamentos mais importantes do basquete: a defesa.
Entre as iniciativas estão a assinatura do “Top 10 Tocos” mensal, exibido nas mídias sociais do NBB, e também dos prêmios de Defensor do Ano, Quinteto de Defesa, Líder em Tocos e equipe de Melhor Defesa do NBB.
Na última edição do NBB, o Quinteto de Defesa do campeonato teve Alex Garcia, Jimmy, Danilo Fuzaro, Rafael Mineiro e Henrique Coelho; o Líder em Tocos foi o pivô da Unifacisa, João Vitor; o Flamengo como a Equipe Com Melhor Defesa; e a lenda Alex Garcia como Melhor Defensor da Temporada.
Programação dos episódios:
Episódio 1 – Sexta-feira (09/04) – Facebook e YouTube do NBB e programa ESPN League
Episódio 2 – Quarta-feira (14/04) – Facebook e YouTube do NBB e intervalo da NBA na ESPN
Episódio 3 – Sexta-feira (16/04) – Facebook e YouTube do NBB e programa ESPN League
Episódio 4 – a definir – Facebook e YouTube do NBB e intervalo do NBB na ESPN
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
