HOJE
Vencer ou cair fora
Por Juvenal Dias
Playoffs da temporada 2023/24 do NBB CAIXA estão prestes a começar; Liga continua um levantamento das principais estatísticas dos times que já estiveram no mata-mata
A 15ª edição dos playoffs do NBB CAIXA se aproxima. A partir de quinta-feira (18/04), a bola sobe nos principais ginásios do Brasil para conhecer o campeão da temporada 2023/24 do campeonato mais importante do basquete do país. Será a maior edição de todos os tempos, com 16 times na disputa do formato cheio de oitavas de final, algo inédito, já que até a temporada passada, 12 clubes avançavam para esta fase, sendo os quatro melhores seguiam diretamente para as quartas. Com a novidade, o campeonato se torna ainda mais imprevisível.

Flamengo tem mais triunfos, Bauru Basket sofreu mais revezes e BRB/Brasília continua sendo o segundo em números de títulos do NBB CAIXA. Foto: Montagem
A Liga Nacional de Basquete fez um levantamento histórico para falar dos números dos clubes que atuam ou já passaram pelas 14 edições anteriores de playoffs, sem contar a temporada 2019/20, que não foi possível chegar ao mata-mata. A segunda reportagem traz os times que mais venceram jogos, os que mais sofreram derrotas e as equipes que tiveram as campanhas mais bem sucedidas. Na última das reportagens, uma série de curiosidades baseadas nas estatísticas será apresentada nesta quarta-feira (17/04). É o aquecimento da LNB para a fase mais aguda e aguardada do campeonato.
Ao todo, foram disputados 563 jogos na história dos playoffs do NBB CAIXA. A primeira edição foi a única que teve oito times classificados e já na fase de quartas de final, por isso foi a edição com menos jogos da história, com 27 partidas. Inegavelmente, a pandemia da Covid-19 não permitiu que a temporada 2019/20 tivesse playoffs e na temporada seguinte, os cuidados da Liga promoveram uma versão mais enxuta do mata-mata, com 28 partidas.
Tanto que é a única edição com um campeão que precisou de menos partidas para levantar a taça e que foi vencedor sem perder nenhuma partida, o Flamengo venceu os oito confrontos. Por outro lado, a temporada 2016/17 é a edição com mais jogos disparados de playoffs, com 50 duelos, e a única que os dois finalistas (Bauru Basket e Paulistano) jogaram desde as oitavas de final. Como na atual temporada parte com todos os times nas oitavas, necessariamente, dois deles chegarão à final novamente. Confira a lista de vitórias, derrotas e as melhores campanhas acumuladas.
Times com mais vitórias nos playoffs do NBB CAIXA
O Flamengo, como o time mais vezes campeão tem 89 vitórias, mesmo número de jogos que o Paulistano, quinto com mais partidas na história. Ou seja, o Rubro-Negro tem mais vitórias do que outros 25 times têm de participação nos playoffs. O clube pode chegar a sua centésima vitória em playoffs caso seja campeão novamente, já que para alcançar esse feito precisará de 11 novos triunfos.
Além de Flamengo, apenas Sesi Franca e Bauru têm mais que 60 vitórias nos playoffs, 64 e 61 respectivamente.
Pinheiros e Paulistano podem ultrapassar o BRB/Brasília na quarta colocação histórica, ambos têm 39 contra 47 do time do Distrito Federal.
Confira o Top 10 de times com mais vitórias:
- Flamengo – 89;
- Sesi Franca – 64;
- Bauru Basket – 61;
- BRB/Brasília – 47;
- Pinheiros e Paulistano – 39;
- Coop/São José Basketball e Mogi Basquete – 34;
- Minas – 29;
- Uberlândia – 18;
- São Paulo – 17 e
- Joinville – 16.
Times que mais sofreram derrotas nos playoffs do NBB CAIXA
Aqui cabe uma ressalva: toda partida envolve um vencedor e um perdedor no basquete. Isso não quer dizer que, nos playoffs, os times que mais perderam fossem de qualidade inferior. Muitas vezes vendiam caro a série (um 3 a 2, por exemplo) ou faziam campanhas longevas, mas sofrendo derrotas. Todos os campeões, com exceção da temporada 2020/21 sofreram ao menos duas derrotas em suas trajetórias de cada ano.
Confira o Top 10 de times com mais derrotas:
- Bauru Basket – 53;
- Pinheiros – 51;
- Paulistano – 50;
- Sesi Franca – 47;
- Flamengo – 41;
- Minas – 38;
- BRB/Brasília – 36;
- Coop/São José Basketball – 31;
- Mogi Basquete – 29 e
- Fortaleza B.C./CFO – 21.
Times com campanhas mais bem sucedidas nos playoffs do NBB CAIXA
A conta aqui é bem simples, número de títulos dita as melhores campanhas (C). Nos critérios de desempate, na ordem: números de finais (F), de semi (S), de quartas (Q) e de oitavas (O).
Curiosamente, o Flamengo é o único time que sempre se classificou entre os quatro melhores na temporada regular, o que lhe garantia acesso direto às quartas de final. Será seu primeiro ano a iniciar na fase anterior dos playoffs do NBB CAIXA.
Confira o Top 10 de times com melhores campanhas acumuladas:
- Flamengo – 7C/ 2F/ 4S/ 1Q;
- BRB/Brasília – 3C/ 1F/ 1S/ 4Q/ 1O;
- Sesi Franca – 2C/ 2F/ 1S/ 8Q/ 1O;
- Bauru Basket – 1C/ 2F/ 2S/ 9Q;
- Paulistano – 1C/ 2F/ 1S/ 4Q/ 5O;
- São Paulo – 2F/ 1S;
- Mogi Basquete – 1F/ 4S/ 2Q;
- Coop/São José Basketball – 1F/ 2S/ 3Q/ 2O;
- Uberlândia – 1F/ 2Q/ 1O e
- Minas – 5S/ 1Q/ 5O.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca