HOJE
Vencer ou cair fora
Por Juvenal Dias
Playoffs da temporada 2023/24 do NBB CAIXA estão prestes a começar; Liga continua um levantamento das principais estatísticas dos times que já estiveram no mata-mata
A 15ª edição dos playoffs do NBB CAIXA se aproxima. A partir de quinta-feira (18/04), a bola sobe nos principais ginásios do Brasil para conhecer o campeão da temporada 2023/24 do campeonato mais importante do basquete do país. Será a maior edição de todos os tempos, com 16 times na disputa do formato cheio de oitavas de final, algo inédito, já que até a temporada passada, 12 clubes avançavam para esta fase, sendo os quatro melhores seguiam diretamente para as quartas. Com a novidade, o campeonato se torna ainda mais imprevisível.
A Liga Nacional de Basquete fez um levantamento histórico para falar dos números dos clubes que atuam ou já passaram pelas 14 edições anteriores de playoffs, sem contar a temporada 2019/20, que não foi possível chegar ao mata-mata. A segunda reportagem traz os times que mais venceram jogos, os que mais sofreram derrotas e as equipes que tiveram as campanhas mais bem sucedidas. Na última das reportagens, uma série de curiosidades baseadas nas estatísticas será apresentada nesta quarta-feira (17/04). É o aquecimento da LNB para a fase mais aguda e aguardada do campeonato.
Ao todo, foram disputados 563 jogos na história dos playoffs do NBB CAIXA. A primeira edição foi a única que teve oito times classificados e já na fase de quartas de final, por isso foi a edição com menos jogos da história, com 27 partidas. Inegavelmente, a pandemia da Covid-19 não permitiu que a temporada 2019/20 tivesse playoffs e na temporada seguinte, os cuidados da Liga promoveram uma versão mais enxuta do mata-mata, com 28 partidas.
Tanto que é a única edição com um campeão que precisou de menos partidas para levantar a taça e que foi vencedor sem perder nenhuma partida, o Flamengo venceu os oito confrontos. Por outro lado, a temporada 2016/17 é a edição com mais jogos disparados de playoffs, com 50 duelos, e a única que os dois finalistas (Bauru Basket e Paulistano) jogaram desde as oitavas de final. Como na atual temporada parte com todos os times nas oitavas, necessariamente, dois deles chegarão à final novamente. Confira a lista de vitórias, derrotas e as melhores campanhas acumuladas.
Times com mais vitórias nos playoffs do NBB CAIXA
O Flamengo, como o time mais vezes campeão tem 89 vitórias, mesmo número de jogos que o Paulistano, quinto com mais partidas na história. Ou seja, o Rubro-Negro tem mais vitórias do que outros 25 times têm de participação nos playoffs. O clube pode chegar a sua centésima vitória em playoffs caso seja campeão novamente, já que para alcançar esse feito precisará de 11 novos triunfos.
Além de Flamengo, apenas Sesi Franca e Bauru têm mais que 60 vitórias nos playoffs, 64 e 61 respectivamente.
Pinheiros e Paulistano podem ultrapassar o BRB/Brasília na quarta colocação histórica, ambos têm 39 contra 47 do time do Distrito Federal.
Confira o Top 10 de times com mais vitórias:
- Flamengo – 89;
- Sesi Franca – 64;
- Bauru Basket – 61;
- BRB/Brasília – 47;
- Pinheiros e Paulistano – 39;
- Coop/São José Basketball e Mogi Basquete – 34;
- Minas – 29;
- Uberlândia – 18;
- São Paulo – 17 e
- Joinville – 16.
Times que mais sofreram derrotas nos playoffs do NBB CAIXA
Aqui cabe uma ressalva: toda partida envolve um vencedor e um perdedor no basquete. Isso não quer dizer que, nos playoffs, os times que mais perderam fossem de qualidade inferior. Muitas vezes vendiam caro a série (um 3 a 2, por exemplo) ou faziam campanhas longevas, mas sofrendo derrotas. Todos os campeões, com exceção da temporada 2020/21 sofreram ao menos duas derrotas em suas trajetórias de cada ano.
Confira o Top 10 de times com mais derrotas:
- Bauru Basket – 53;
- Pinheiros – 51;
- Paulistano – 50;
- Sesi Franca – 47;
- Flamengo – 41;
- Minas – 38;
- BRB/Brasília – 36;
- Coop/São José Basketball – 31;
- Mogi Basquete – 29 e
- Fortaleza B.C./CFO – 21.
Times com campanhas mais bem sucedidas nos playoffs do NBB CAIXA
A conta aqui é bem simples, número de títulos dita as melhores campanhas (C). Nos critérios de desempate, na ordem: números de finais (F), de semi (S), de quartas (Q) e de oitavas (O).
Curiosamente, o Flamengo é o único time que sempre se classificou entre os quatro melhores na temporada regular, o que lhe garantia acesso direto às quartas de final. Será seu primeiro ano a iniciar na fase anterior dos playoffs do NBB CAIXA.
Confira o Top 10 de times com melhores campanhas acumuladas:
- Flamengo – 7C/ 2F/ 4S/ 1Q;
- BRB/Brasília – 3C/ 1F/ 1S/ 4Q/ 1O;
- Sesi Franca – 2C/ 2F/ 1S/ 8Q/ 1O;
- Bauru Basket – 1C/ 2F/ 2S/ 9Q;
- Paulistano – 1C/ 2F/ 1S/ 4Q/ 5O;
- São Paulo – 2F/ 1S;
- Mogi Basquete – 1F/ 4S/ 2Q;
- Coop/São José Basketball – 1F/ 2S/ 3Q/ 2O;
- Uberlândia – 1F/ 2Q/ 1O e
- Minas – 5S/ 1Q/ 5O.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.