HOJE
Quinteto das oitavas
Por Liga Nacional de Basquete
Confira os jogadores que se destacaram na primeira fase dos playoffs do NBB CAIXA; apenas uma equipe colocou dois nomes nessa seleção que tem Fabrício Fernandes como treinador
As séries de oitavas de final foram intensas, com grandes jogos decididos na última bola e atuações marcantes. Agora é o momento de colocar em quadra o quinteto ideal da primeira fase dos Playoffs do NBB CAIXA temporada 2024/25. A formação titular traz atletas de quatro times diferentes. O Bauru Basket foi o único time com dois jogadores: Dontrell Brite e Andrezão. David Sloan (Pinheiros), Paulo Lourenço (São Paulo) e Lucas Cauê (Corinthians) completam esse timaço, que tem como treinador Fabrício Fernandes, que comandou o São Paulo (13º) na vitória por 3 a 1 sobre o CAIXA/Brasília Basquete (4º) que colocou o Tricolor nas quartas.

O armador principal do quinteto das oitavas é David Sloan. O jogador do Pinheiros registrou médias de 17,2 pontos, 7,2 assistências e 3,8 rebotes em cinco jogos na série diante da Unifacisa. A melhor de cinco foi decidida apenas na última partida, com uma vitória por 72 a 58, no Poliesportivo Henrique Villaboim, quando o americano fez de tudo um pouco em quadra: oito pontos, seis rebotes e 10 assistências.
Ao lado de Sloan na armação, outro americano. Dontrell Brite foi importantíssimo para o Bauru Basket derrotar o Paulistano/CORPe, em uma série também decidida no quinto e último jogo. O armador registrou médias de 19,2 pontos, cinco assistências e 4,2 rebotes para 20 de eficiência nas oitavas de final. No confronto decisivo, no Panela de Pressão, ele anotou 26 pontos no triunfo por 85 a 80 na prorrogação.
A terceira vaga do quinteto ideal das oitavas é de Paulo Lourenço. Com muita energia, o ala foi o coração do São Paulo na série contra o CAIXA/Brasília, com médias de 13,7 pontos e 9,5 rebotes para 17,2 de eficiência. O Tricolor fez quatro grandes jogos e surpreendeu o adversário que havia sido o quarto melhor time da temporada regular. Ele registrou um duplo-duplo na vitória por 78 a 77, que garantiu o time do MorumBis nas quartas, com 10 pontos e 14 rebotes.
Ver essa foto no Instagram
O garrafão tem como primeira peça Lucas Cauê. O pivô do Corinthians registrou médias de 15,2 pontos e 8,7 rebotes para 23,2 de eficiência contra o Ceisc/União Corinthians. Na série, o jogador se destacou no duelo pessoal com Raven Barber e Dikembe, quando se revezaram no garrafão da equipe gaúcha. Na partida decisiva, no Wlamir Marques, ele flertou com um duplo-duplo, com 10 pontos e nove rebotes.
Para fechar o quinteto ideal das oitavas, Andrezão fez uma excelente série contra o Paulistano/CORPe. O pivô do Bauru Basket registrou médias de 16,2 pontos e 9,6 rebotes para 24 de eficiência. No embate decisivo, no triunfo por 85 a 80 na prorrogação, no Panela de Pressão, ele alcançou o terceiro duplo-duplo em cinco jogos nos playoffs, com 12 pontos e 11 rebotes.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca