Alex Garcia e Brite combinam para 41 pontos, Bauru Basket derrota o São Paulo por 96 a 85 no MorumBis e abre 1 a 0 na série melhor de cinco das quartas de final do NBB CAIXA
O Bauru Basket largou na frente na disputa pela vaga na semifinal do NBB CAIXA 2024/25. E não foi qualquer vitória. Foi um triunfo importante, fora de casa, para pavimentar o caminho da classificação. Nesta sexta-feira (09/05), no MorumBis, o time bauruense contou com uma boa atuação de Dontrell Brite e Alex Garcia, que combinaram para 41 pontos, para vencer o São Paulo por 96 a 85. Agora são dois jogos no Panela de Pressão, com possibilidade de alcançar o primeiro match point na segunda-feira (12/05). O terceiro confronto da série melhor de cinco acontece na quarta-feira (14/05).
Avaliação do Brabo
Alex Garcia foi o principal pontuador do Bauru Basket com 21 pontos, além de três assistências e dois rebotes. Brite fechou o jogo com 20 pontos, oito assistências e quatro rebotes para 25 de eficiência. “No primeiro tempo, conseguimos controlar depois que passamos na frente. No segundo tempo, funcionamos um pouquinho melhor na defesa, tivemos um ataque um pouco melhor. Conseguimos abrir uma certa vantagem que nos garantiu essa vitória”, afirmou o Brabo. “Agora são dois jogos em casa, mas é uma história diferente. Temos de entrar com a mesma vontade, com a mesma garra. Procurar melhorar ainda mais a nossa defesa”, completou.
Faltou energia
Pelo São Paulo, Ricardo Fischer se destacou e alcançou um duplo-duplo, com 11 pontos e 12 assistências. “Faltou energia e disciplina tática. Treinamos muito bem, sabíamos exatamente o que precisávamos fazer, mas não trouxemos a energia que precisávamos para um playoff desse tamanho. Acaba que ficamos um segundo atrasado defensivamente, é um time que está jogando super bem e aí são bolas fáceis. Tomamos muitas bolas fáceis, ficamos irritados e forçamos no ataque. Eles tiveram o mérito deles. Agora é estudar e pensar para o segundo jogo”, afirmou o armador.

Alex Garcia foi o maior pontuador na vitória do Bauru Basket. Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC
Vantagem na defesa
O primeiro período começou com o time da casa em ritmo acelerado. O São Paulo adotou uma marcação bastante agressiva, com Bennett vigiando Brite para preservar Ricardo Fischer na defesa, e o comportamento impulsionou o ataque para uma corrida de 7 a 0. O Bauru Basket igualou o jogo no maior número de rebotes ofensivos, o que proporcionou um maior volume ofensivo, e, mesmo com um aproveitamento inferior, reagiu e fechou o quarto com quatro pontos de desvantagem: 24 a 20.
Chuva do perímetro
O Bauru Basket calibrou o arremesso no segundo período. Com 66,7% (6/9) de aproveitamento do perímetro, o time bauruense assumiu o controle do placar. Brite, Davi Rossetto e Gustavo combinaram para 22 dos 26 pontos do Dragão na parcial. O São Paulo encontrou um pouco mais de dificuldade para pontuar diante de uma defesa mais combativa. Bennett foi o único que encontrou espaço, mas não o suficiente para recolocar o Tricolor em vantagem antes do intervalo: 46 a 41.
Brabo entrou no jogo
Quem ditou o ritmo no terceiro período foi Alex Garcia. Aos 45 anos, ele continua entregando muito em quadra. O Bauru Basket começou com uma corrida de 6 a 0, com todos os pontos anotados pelo ala. A lenda fechou o quarto com 10 pontos. O São Paulo demorou quase quatro minutos para pontuar pela primeira vez, mas depois reagiu com a ajuda da torcida no MorumBis. Com igualdade na parcial (19 a 19), o time bauruense manteve cinco de frente: 65 a 60.
MVP, MVP, MVP…
A torcida do Bauru Basket presente no MorumBis também se manifestou no último período. O grito de MVP, claro, era para Brite, que abriu os trabalhos com uma bola tripla. O americano foi o complemento perfeito para Alex Garcia, que continuou bastante agressivo na definição das jogadas. O São Paulo ainda lutou para reverter o cenário, mas não conseguiu: Brabo + Flash = vitória.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.