#JOGAJUNTO

Pode fechar

25-04-2017 | 05:55
Por Liga Nacional de Basquete

Com 2 a 0 de vantagem, Flamengo faz Jogo 3 com Pinheiros nesta quarta-feira podendo garantir vaga nas semifinais do NBB CAIXA

Flamengo venceu os dois primeiros jogos e pode fechar a série em casa (Staff Images/Flamengo)

O Flamengo está a um passo das semifinais do NBB CAIXA 2016/2017. Depois de vencer os dois primeiros das quartas de final contra o EC Pinheiros, o atual tetracampeão terá a chance de fechar a série e garantir seu lugar entre os quatro melhores do campeonato nesta quarta-feira (26/04), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Para conquistar a boa vantagem na série, o Flamengo precisou suar, e muito, nas duas primeiras partidas diante do clube pinheirense, que vendeu caro as derrotas. No Jogo 1, em São Paulo, os rubro-negros entraram no último quarto perdendo, mas viraram na parcial final e levaram a melhor por 96 a 85. Já na última segunda-feira, no Rio, a equipe carioca precisou segurar a pressão paulista no final para sair vencedor por 83 a 73.

Mas quando o assunto é histórico, o Flamengo entrará em quadra com um retrospecto expressivo embaixo do braço: o clube da Gávea é o único que nunca ficou de fora das semifinais do NBB CAIXA. Em nove temporadas foram nove classificações diretas às quartas (via G-4) e, por enquanto, oito idas às semifinais. Será que vem a nona?

Pinheiros é o time que mais reverteu séries de 2 a 0 na história dos playoffs do NBB CAIXA: 3 vezes (Staff Images/Flamengo)

Do outro lado, o Pinheiros usa seu rótulo de “time da virada” para tentar reviver na série contra o atual tetracampeão do NBB CAIXA. Em toda a história da competição, a equipe pinheinrense já reverteu séries perdendo de 2 a 0 três vezes – nas quartas de 2011/2012 contra o Joinville, nas oitavas de 2012/2013 contra o Limeira e nas oitavas de 2015/2016 diante do Minas.

Em 2008/2009, Flamengo e Pinheiros se enfrentaram também pelas quartas de final. Na época, os cariocas foram os líderes da primeira fase e os paulistas ficaram em oitavo, exatamente igual à atual edição. O resultado: “varrida” rubro-negra por 3 a 0. E por falar nisso, o clube da Gávea é o que mais venceu séries de quartas sem perder um jogo sequer – quatro vezes.