HOJE
Pode fechar
Por Liga Nacional de Basquete
Com 2 a 0 de vantagem, Flamengo faz Jogo 3 com Pinheiros nesta quarta-feira podendo garantir vaga nas semifinais do NBB CAIXA
O Flamengo está a um passo das semifinais do NBB CAIXA 2016/2017. Depois de vencer os dois primeiros das quartas de final contra o EC Pinheiros, o atual tetracampeão terá a chance de fechar a série e garantir seu lugar entre os quatro melhores do campeonato nesta quarta-feira (26/04), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Para conquistar a boa vantagem na série, o Flamengo precisou suar, e muito, nas duas primeiras partidas diante do clube pinheirense, que vendeu caro as derrotas. No Jogo 1, em São Paulo, os rubro-negros entraram no último quarto perdendo, mas viraram na parcial final e levaram a melhor por 96 a 85. Já na última segunda-feira, no Rio, a equipe carioca precisou segurar a pressão paulista no final para sair vencedor por 83 a 73.
Mas quando o assunto é histórico, o Flamengo entrará em quadra com um retrospecto expressivo embaixo do braço: o clube da Gávea é o único que nunca ficou de fora das semifinais do NBB CAIXA. Em nove temporadas foram nove classificações diretas às quartas (via G-4) e, por enquanto, oito idas às semifinais. Será que vem a nona?

Pinheiros é o time que mais reverteu séries de 2 a 0 na história dos playoffs do NBB CAIXA: 3 vezes (Staff Images/Flamengo)
Do outro lado, o Pinheiros usa seu rótulo de “time da virada” para tentar reviver na série contra o atual tetracampeão do NBB CAIXA. Em toda a história da competição, a equipe pinheinrense já reverteu séries perdendo de 2 a 0 três vezes – nas quartas de 2011/2012 contra o Joinville, nas oitavas de 2012/2013 contra o Limeira e nas oitavas de 2015/2016 diante do Minas.
Em 2008/2009, Flamengo e Pinheiros se enfrentaram também pelas quartas de final. Na época, os cariocas foram os líderes da primeira fase e os paulistas ficaram em oitavo, exatamente igual à atual edição. O resultado: “varrida” rubro-negra por 3 a 0. E por falar nisso, o clube da Gávea é o que mais venceu séries de quartas sem perder um jogo sequer – quatro vezes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
