#JOGAJUNTO

LDB

Poder de decisão!

Paulistano CAP 70
x
57 Mogi MOG
9
1ºQ
X
14
26
2ºQ
X
22
11
3ºQ
X
8
24
4ºQ
X
13

Regatas - Campinas

30 de dezembro de 2014

Após muito equilíbrio, Paulistano cresce de produção no último quarto e vence Mogi em confronto direto na briga por um lugar na zona de classificação da LDB 2014

DOCUMENTOS:
Súmula
70
X
57
70
PTS
57
6
A3C
7
16
A2C
16
20
LLC
4
43
RT
29
15
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Para conquistar a importante vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, o Paulistano/Unimed mostrou todo o seu poder de decisão. Depois de muito equilíbrio durante os 30 minutos iniciais, a equipe da capital paulista teve um grande desempenho no último quarto (24 a 13) e venceu o duelo direto na briga por posições na LDB 2014, pelo placar de 70 a 53, nesta terça-feira, no Ginásio do Clube Regatas, em Campinas.

Assim como em sua última vitória, diante do Taubaté, o Paulistano mandou no quarto período e não deu chances aos mogianos. Com uma forte defesa e ataques muito bem trabalhados, o esquadrão dirigido pelo técnico Beto rapidamente abriu diferença e soube administrar o jogo nos minutos finais.

Com a vitória, o Paulistano deixou o Mogi para trás na tabela de classificação. Antes com a mesma campanha da agremiação do Alto do Tietê, a equipe da capital paulista chegou a seu 13º resultado positivo em 17 partidas e segue na parte de cima da tabela de classificação. Enquanto isso, os mogianos, que perderam a segunda seguida, somam agora 12 vitórias também em 17 jogos e se distanciaram do pelotão de cima.

+ Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da edição 2014 da LDB

Os grandes destaques individuais da equipe vencedora foram o ala Mogi, cestinha do jogo, com 21 pontos, e o ala/pivô André Ferros, que foi decisivo durante arrancada da equipe no último quarto e totalizou expressivos 17 pontos, dez rebotes, quatro assistências e quatro bolas recuperadas. Além da dupla, o armador Thomas, com 11 pontos, e o ala Gemerson, responsável por 15 rebotes, também tiveram papel determinante para o êxito do Paulistano.

“Sabíamos que era um jogo muito importante para nós. Então, depois de três quartos muito equilibrados, entramos muito concentrados para o último quarto e isso fez a diferença. Nosso time tem muito potencial e quando joga solto é muito difícil de ser batido. Estamos muito felizes com o resultado e por fechar mais uma etapa com campanha positiva”, disse Wesley Alves da Silva, que ganhou o apelido de Mogi por conta de sua cidade natal, Mogi-Guaçu.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Time dirigido pelo técnico Beto conquistou importante vitória na briga por um lugar na fase final da LDB 2014 (João Neto/LNB)

Time dirigido pelo técnico Beto conquistou importante vitória na briga por um lugar na fase final da LDB 2014 (João Neto/LNB)

O jogo

Com duas fortes defesas frente a frente, os minutos iniciais do duelo foram bastante trucados. Sem terem tranquilidade para atacar, as equipes demoraram a engrenar no primeiro quarto, mas o equilíbrio imperou. No embalo de sete pontos seguidos do ala Mogi, o Paulistano chegou a abrir vantagem (8 a 4), porém foram os mogianos quem fecharam a parcial inicial na frente. Com duas bolas de três pontos praticamente seguidas, Maurício foi fundamental para que os comandados de Danilo Padovani fechassem os dez minutos iniciais do duelo com o placar em 14 a 9 a seu favor.

O que estava bom para Mogi ficou ainda melhor no início do segundo quarto. Com a mão calibrada nos tiros de três pontos – foram quarto acertos de longa distância no início da parcial (seriam cinco de Maurício não tivesse pisado na linha em arremesso convertido) –, a equipe do Alto do Tietê chegou a abrir 13 pontos de vantagem (34 a 21), mas o Paulistano não se entregoue reagiu ainda antes do intervalo.

Com destaque para as duas bolas de três pontos convertidas por Thomas e também para os bons lances do pivô Pedrão no garrafão, o clube da capital paulista passou a trabalhar melhor suas movimentações ofensivas e, após uma sequência de 14 pontos contra apenas dois dos rivais, cortou a diferença no placar para apenas um ponto (36 a 35) ao final da primeira metade do confronto.

Defesa intensa e inspiração do garoto Mogi. Foi assim que o Paulistano roubou a liderança e chegou a colocar seis pontos de frente no terceiro quarto (44 a 38). Limitando os rivais a apenas dois pontos e com seu principal jogador na partida anotando sete tentos do outro lado da quadra, a equipe da capital chegou a deslanchar. Só que na sequência, o time mogiano acertou sua defesa e passou contra-atacar com tranquilidade para frear a arrancada dos rivais e cortar o prejuízo no placar (46 a 44).

O início da parcial final foi “lá e cá” e as equipes chegaram a se revezar na liderança. Só que aos poucos o Paulistano conseguiu deslanchar. Com boas tramas ofensivas da dupla André e Arthur, a equipe dirigida pelo técnico Beto abriu seis pontos de frente (59 a 53), com pouco mais de quatro minutos para o fim, e obrigou o treinador mogiano Danilo Padovani a parar o jogo. A parada técnica em nada adiantou e o clube da capital paulista ampliou ainda mais sua vantagem. Thomas marcou cinco pontos seguidos e a diferença no placar subiu para 11 pontos (66 a 55). Sem forças para reagir, Mogi nada pôde fazer para impedir que o Paulistano administrasse muito bem o jogo e confirmasse a importante vitória com folga nos minutos finais.

“Pecamos muito na defesa no último quarto. Justamente o que é nosso ponto forte foi o que nos prejudicou no final. Não conseguimos marcar o time deles e isso nos tirou confiança no ataque. Ficou um pouco difícil de tirar a diferença que eles abriram e não conseguimos nos recuperar. Agora é pensar na próxima etapa”, lamentou o ala/pivô mogiano Evander.