HOJE
Poder de decisão
Por Marcel Pedroza
Tá virando rotina: Paulistano segura pressão do Bauru no Jogo 5 e chega às Finais do NBB CAIXA pela terceira vez em cinco anos, a segunda consecutiva
O Paulistano/Corpore tem poder de decisão, literalmente. Nesta segunda-feira (14/05), a equipe segurou a pressão do Sendi/Bauru Basket no Jogo 5 das semifinais, venceu por 80 a 77 e garantiu vaga nas Finais do NBB CAIXA pela terceira vez nos últimos cinco anos, a segunda de maneira consecutiva.
Depois de uma série extremamente equilibrada, o time do técnico Gustavo De Conti chegou a abrir 20 pontos de vantagem no terceiro quarto, mas o final da partida foi dramático. Com uma reação impressionante, o Dragão baixou a diferença no placar de maneira espetacular no período final e o Paulistano precisou segurar a pressão para vencer e chegar às Finais novamente.
A dramática vitória no Ginásio Antonio Prado Junior colocou o clube da capital paulista como terceira equipe que mais vezes chegou às Finais do NBB CAIXA, empatado com Bauru (3), e atrás apenas de Flamengo (6) e Brasília (4). Também já estiveram na decisão: Franca, Uberlândia e São José, uma vez cada, e agora o Mogi, rival do Paulistano neste ano.
“O Paulistano está mostrando solidez nos últimos anos. Chegamos à nossa primeira final do NBB em 2013, depois disputamos Lioga Sul-Americana e Liga das Américas, chegamos à final novamente no ano passado e estamos aqui de novo. Também tivemos o título paulista e isso mostra que o trabalho está sendo bem feito”, disse o comandante Gustavo De Conti.
“Fico muito feliz com o sucesso do Paulistano, de verdade. O clube merece muito, pois nos dá uma condição de trabalho acima da média. A diretoria faz um esforço muito grande para facilitar nosso trabalho, então nada melhor do que retribuir levando o clube a mais uma decisão”, completou De Conti.
Pela terceira vez nas Finais do NBB CAIXA, o Paulistano lutará por seu primeiro título. Na primeira vez em que foi à decisão, acabou derrotado pelo Flamengo (ainda no formato jogo único). Já na última temporada, a equipe chegou a abrir 2 a 0 na série contra o Bauru, mas levou a virada e ficou com o vice-campeonato novamente.
A decisão diante do Mogi terá início neste sábado (19/05), às 14 horas, no Ginásio Hugo Ramos. Depois, as duas partidas seguintes serão realizadas no Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), casa escolhida pelo Paulistano novamente para as Finais do NBB CAIXA (confira o calendário completo abaixo).
“Antes do início da competição a gente fez uma promessa que voltaríamos à decisão e queríamos muito isso realmente. Nós sabíamos que ia ser um caminho longo, em que precisávamos estar sempre bem fisicamente. Acho que ninguém se machucou por um longo período, então agradecemos o Diego (Jeleilate, supervisor e preparador físico do CAP) por isso. Em todas as derrotas nós vínhamos treinar cedo no dia seguinte, seriamente. A gente sabia que sempre tínhamos algo a mais para melhorar. Isso é o Paulistano, essa é a nossa família”, disse Lucas Dias.
“Esperamos trazer o título desta vez. Sabemos que vai ser uma decisão muito dura, o Mogi está em uma crescente, eliminou o Flamengo, que sempre tem um grande time, mas espero que tudo certo. Vai ser um duelo de alto nível, sem dúvidas”, completou o cestinha do Paulistano no Jogo 5 das semifinais, com 21 pontos.

Torcida do Paulistano está em festa mais uma vez: clube está nas Finais do NBB CAIXA pela terceira vez (João Pires/LNB)
Dono de grande tradição na modalidade da bola laranja, principalmente na formação de atletas, o Paulistano está virando especialista em Finais não só do NBB CAIXA. Campeão paulista no início desta temporada, a equipe também fez a decisão do estadual em 2013 e 2009.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Confira as datas das Finais do NBB CAIXA 17/18:
Jogo 1 – 19/05 (sábado), às 14 horas, Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo na Band e no SporTV)
Jogo 2 – 24/05 (quinta), às 19h30, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 26/05 (sábado), às 12h35, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo na Band e no SporTV)
Jogo 4* – 02/06 (sábado), às 14 horas, Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo na Band e no SporTV)
Jogo 5* – 09/06 (sábado), às 14 horas, Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (ao vivo na Band e no SporTV)
*se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca