#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pontaria afiada!

Sesi Franca FRA 72
x
80 Flamengo FLA
18
1ºQ
X
18
22
2ºQ
X
21
15
3ºQ
X
19
17
4ºQ
X
22

Ginásio Pedrocão

8 de fevereiro de 2015

Com destaque para atuação decisiva de Benite, Flamengo converte 16 bolas de 3 pontos e conquista importante vitória sobre Franca fora de casa

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
72
X
80
72
PTS
80
8
A3C
16
18
A2C
10
12
LLC
12
32
RT
31
13
ASS
18

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Flamengo mostrou uma pontaria afiadíssima nos tiros de três pontos para conquistar um importante triunfo fora de casa. Em partida isolada do NBB 7 neste domingo, no Ginásio do Pedrocão, no interior paulista, o time carioca converteu expressivos 16 arremessos de longa distância e superou o Franca Basquete, fora de casa, pelo placar de 80 a 72.

Para construir a expressiva marca nas bolas de três pontos, os atuais bicampeões do NBB tiveram um aproveitamento expressivo de 50% (16/32). Com a partida equilibrada do início ao fim, a equipe da capital carioca marcou mais da metade de seus pontos em arremessos longos (48). No período final, quando o time rubro-negro deslanchou, foram seis arremessos certeiros da linha de 6,75m.

O grande destaque individual da vitória flamenguista ficou por conta de Vitor Benite. Em grande fase – o ala/armador teve média de 20 pontos nos últimos três jogos -, o camisa 8 teve mais atuação brilhante e foi o cestinha do jogo, com 25 pontos – sua maior marca na temporada, sendo 12 deles (quatro arremessos certeiros da linha de três pontos) durante o último quarto. Junto dele, outros quatro jogadores rubro-negros atingiram dígitos duplos na pontuação: Marquinhos (14), Herrmann (12), Laprovittola (11) e Olivinha (11).

“A gente sabia que precisaria de um bom aproveitamento nas bolas de três pontos para vencer aqui em Franca. O time deles tem uma boa movimentação defensiva e entramos em quadra com a proposta de mover muito bem a bola para achar alguém em condição de arremesso. Fizemos isso muito bem, especialmente no segundo tempo, e com certeza esse alto aproveitamento foi fundamental para vencermos”, disse Marquinhos, que converteu 12 de seus 14 pontos com quatro bolas certeiras de longa distância.

Com a vitória, o Flamengo segue firme e forte no G-4 do NBB 7. Na quarta posição, o time rubro-negro soma agora um total de 14 resultados positivos em 20 jogos disputados (70% de aproveitamento). Enquanto isso, Franca, ainda na sexta colocação, ficou mais longe do pelotão de frente e conheceu seu 10º revés, o terceiro consecutivo, em 21 partidas realizadas.

“O Flamengo é uma grande equipe e é muito difícil vencê-los. Fizemos um bom jogo, mas nos momentos finais não conseguimos manter o mesmo nível. Temos que corrigir alguns erros para tentar voltar a vencer já na próxima partida. Vamos nos preparar bem para a próxima semana de jogos”, afirmou o pivô Léo Waszkiewicz, grande nome do Franca no jogo, com 14 pontos em 14 tentados (100% de aproveitamento nos arremessos).

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Na sequência do NBB 7, o Flamengo seguirá no Estado de São Paulo e irá até a capital para desafiar o Pinheiros/SKY, na próxima terça-feira, às 19 horas (de Brasília). No dia seguinte, Franca voltará a atuar ao lado de sua torcida e medirá forças com o vice-líder Winner/Limeira, novamente com transmissão ao vivo do site da LNB.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Temos uma série de jogos fora de casa complicada, mas estamos muito concentrados. Demos o primeiro passo hoje, mas já temos que nos focar no Pinheiros para conquistar mais uma vitória. Queremos ganhar o maior número de jogos para, se possível, subir ainda mais na tabela”, disse Marquinhos, ao lembrar que a equipe ainda jogará contra o Palmeiras/Meltex, na próxima quinta-feira.

O jogo

O equilíbrio imperou durante todo o primeiro quarto. Inspirado, Olivinha marcou os oito primeiros pontos do Flamengo, com direito a duas bolas de três pontos, mas Franca contou com um bom jogo coletivo para se manter na cola dos rivais. Na sequência, com seis pontos seguidos, o time rubro-negro chegou a colocar 16 a 11 de frente. Sem se abalar, os francanos contaram com boas jogadas dos xarás Léo Meindl e Léo Waszkiewicz para deixar o placar em igualdade ao final do primeiro quarto (18 a 18).

Logo nos instantes iniciais do segundo período, o Flamengo pontuou com Olivinha, em mais um tiro certeiro de três pontos, e Benite e voltou a colocar cinco pontos de frente (23 a 18). Para frear a arrancada dos rivais, o comandante francano Lula Ferreira parou o jogo e viu sua equipe dar a resposta em quadra após o tempo técnico. Rapidamente, com uma forte defesa e rápida saídas para os contra-ataques, os donos da casa se recuperaram e deixaram o placar empatado (26 a 26).

Ainda durante o segundo quarto, o esquadrão carioca voltou a abrir vantagem. Com duas bolas de três pontos praticamente seguidas, nas mãos de Marquinhos e Gegê, a equipe carioca colocou a diferença no placar na casa dos seis pontos (37 a 31). Foi então que brilhou a estrela de Helinho. Primeiro, o experiente jogador converteu quatro lances livres seguidos e cortou a desvantagem no marcador. Depois, com um tiro de longa distância, colocou a equipe paulista na frente (38 a 37).

O Flamengo recuperou a liderança (39 a 38), com dois pontos de Herrmann, mas foram os anfitriões quem foram para o intervalo em vantagem. Depois de bela jogada individual, Figueroa deu boa assistência para Léo Waszkiewicz enterrar e a primeira metade do duelo se encerrou com o placar em 40 a 39 a favor dos francanos.

No embalo de Marquinhos e Meyinsse, o Flamengo abriu sua maior vantagem na partida até então logo no início do terceiro quarto. Com duas bolas de três pontos do camisa 11 e quatro pontos do norte-americano no garrafão, os visitantes fizeram uma sequência de 10 a 2 e deixaram o placar em 49 a 42.

Depois de arrancar, o clube da Gávea passou a cometer muitos erros e não conseguiu ampliar sua vantagem. Por sua vez, Franca também exagerou nos erros e não aproveitou para reagir. Porém, no minuto final do período, os paulistas conseguiram diminuir o prejuízo que ainda era de sete pontos. Com destaque para Léo Meindl, os donos da casa reduziram a diferença no marcador para três pontos: 58 a 55.

Contando com grande momento de Léo Waszkiewicz, Franca virou o jogo logo no início do último período (63 a 61) e obrigou o comandante flamenguista José Neto a parar o jogo. E deu certo. Logo na volta do tempo técnico, os atuais bicampeões do NBB voltaram a ficar em vantagem e o grande trunfo para isso foi a mão certeira de Benite. Com três bolas de três pontos praticamente seguidas, o ala/armador brilhou e foi fundamental para os cariocas se manterem na frente.

Com um tiro de longa distância de Helinho, Franca até chegou a esboçar uma reação, mas no lance seguinte, Meyinsse ganhou um importante rebote ofensivo após erro de Herrmann e Marquinhos, com mais uma bola de três pontos certeira, praticamente definiu o resultado. Nos instantes finais, o clube carioca ainda conseguiu aumentar a vantagem e assegurou o importante triunfo.