HOJE
Por mais um degrau
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de confirmar classificação para os playoffs, Limeira recebe Joinville, nesta segunda-feira, para subir uma posição na tabela do NBB

Partida marcará o duelo entre os armadores Hélio, do Limeira, e Victor Correia, do Joinville (Montagem/LNB)
Apesar de ter sido a última equipe a garantir vaga nos playoffs da temporada 2012/2013 do NBB, o Winner/Kabum/Limeira ainda pode terminar a fase de classificação na 11ª colocação. Para isso, basta a equipe do interior paulista vencer o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), em confronto a ser realizado no Ginásio “Vô Lucato”, na cidade de Limeira.
Até o momento, a equipe comandada pelo técnico Demétrius é dona da 12ª posição na tabela de classificação, com uma campanha de 14 vitórias em 33 partidas realizadas (42,4% de aproveitamento). Caso triunfe no duelo desta segunda-feira, o esquadrão limeirense igualará o desempenho da Liga Sorocabana, que já fechou sua participação na primeira fase do campeonato e ocupa o 11º lugar, com 15 resultados positivos em 34 compromissos (44,1% de aproveitamento).
Como venceu os sorocabanos no primeiro turno por uma diferença de 19 pontos (84 a 65) e foi derrotado na segunda metade da competição por apenas dois pontos (81 a 79), Limeira leva vantagem no confronto direto e ultrapassaria a agremiação comandada pelo técnico Rinaldo Rodrigues em caso de empate nas campanhas.
“É uma partida importante porque se vencermos pulamos para a 11ª posição e chegamos aos playoffs com mais moral. Vamos jogar para vencer, pois estamos diante da nossa torcida e não podemos pensar em outro resultado. Joinville é um rival histórico da nossa equipe, o que deixa o jogo com mais valor”, disse o jovem ala limeirense Matheus Dalla.
Enquanto o time do Estado de São Paulo luta para subir mais um degrau na tabela do NBB, a equipe catarinense não possui nenhum objetivo na sua despedida da atual temporada da competição nacional. Com uma campanha de 11 vitórias e 22 derrotas (33,3% de aproveitamento), a equipe chegou até a estar próxima da zona de classificação aos playoffs, mas o revés para o Palmeiras, na última quinta-feira, acabou com as esperanças do esquadrão comandado por Ênio Vecchi de chegar à etapa de mata-mata.
Para o confronto, o experiente treinador do time do Sul do país não poderá contar com um de seus principais jogadores. Com uma torção no tornozelo, o armador Thyago Aleo, segundo cestinha da equipe no campeonato, com média de 11,8 pontos por jogo, está vetado pelo departamento médico da equipe e ficará apenas na torcida por seus companheiros.
Na partida entre as equipes válida pelo primeiro turno, Joinville aproveitou o fator casa e venceu os limeirenses, com tranquilidade, pelo placar de 77 a 62. Na ocasião, o jovem ala/armador Victor Correia, principal pontuador da equipe na temporada, foi o destaque do confronto, ao anotar 18 pontos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca