#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Por mais uma vitória

06-11-2012 | 10:03
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo bate Tijuca no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca e só precisa de outro triunfo para levar oitavo título estadual seguido

Marcelinho fez 22 dos 108 pontos do Flamengo na vitória sobre o Tijuca pela final do Campeonato Carioca (Fernando Azevedo/Divulgação)

O Flamengo saiu na frente na final do Campeonato Carioca 2012. O clube rubro-negro derrotou o Tijuca por 108 a 79 na primeira partida da decisão, realizada na noite desta segunda-feira (05/11), no Tijuca Tênis Clube. Assim, os flamenguistas ficaram muito perto da conquista do oitavo título estadual consecutivo. Para isso, basta vencer o segundo jogo, que vai acontecer às 20h00 desta quarta-feira (07/11) no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. Os tijucanos precisam dar o troco para forçar o terceiro e último confronto da série.

Apesar da diferença final no placar, a partida teve momentos de equilíbrio no primeiro tempo. O quarto inicial acabou em 24 a 20 para o Flamengo, e o Tijuca chegou a empatar durante o segundo período (32 a 32). Mas com oito bolas de três pontos convertidas em dez tentativas, os rubro-negros não perderam a liderança no marcador, abriram dez pontos de vantagem (43 a 33) e foram para o intervalo com 47 a 41.

A vitória foi definitivamente construída no fim do terceiro quarto, quando o Flamengo aumentou a vantagem para 13 pontos (79 a 66). No último período, o rubro-negro se impôs e tomou conta da partida, fechando o placar com 29 pontos de diferença.

Com 22 pontos, o cestinha do jogo foi o ala Marcelinho, capitão do Flamengo, que creditou a larga vitória à uma boa noite do sistema ofensivo do atual heptacampeão carioca. “Nossa defesa não saiu como esperávamos no primeiro tempo, mas estávamos num dia inspirado no ataque e conseguimos uma grande vitória. Agora é decidir o título em casa”, disse.