#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Por objetivos diferentes

22-03-2013 | 04:48
Por Liga Nacional de Basquete

Com pretensões distintas na tabela de classificação do NBB, Limeira e Flamengo se enfrentam, neste sábado, de olho na vitória

Hélio, do Limeira, e Benite, do Flamengo, atuarão contra suas ex-equipes (Montagem/LNB)

Winner/Kabum/Limeira e Flamengo possuem objetivos diferentes nesta reta final da primeira fase do NBB. Porém, as duas equipes precisam da vitória no confronto que será realizado neste sábado, às 16 horas (de Brasília), no Ginásio “Vô” Lucato, no interior paulista. O confronto será transmitido ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.

O time do Estado de São Paulo está na última posição dentro da zona de classificação para os playoffs. Os comandados do técnico Demétrius ocupam a 12ª colocação, com uma campanha de 12 vitórias e 17 derrotas (41.4% de aproveitamento) e, por isso, um triunfo diante do clube carioca é visto como importante para as pretensões da equipe na temporada.

“Tivemos uma boa semana, com tempo para treinar fundamentos mais específicos de jogo. Com isso, a equipe ganha confiança extra para enfrentar um adversário tão forte como o Flamengo. Quanto mais difícil o jogo, maior é o desafio de buscar uma vitória. Por isso, temos que entrar focados para que as coisas aconteçam da maneira que treinamos. Deve ser um jogo muito equilibrado, onde contamos com apoio da nossa torcida para nos incentivar o tempo todo”, analisou o treinador limeirense.

Mesmo com duas derrotas nas duas últimas rodadas do NBB, o clima em Limeira é de confiança para o duelo com o Flamengo. Para a partida, Demétrius não terá nenhum desfalque e a equipe ainda contará com o apoio vindo das arquibancadas.

“Nosso time tem atuado com garra, desempenhando bem o trabalho proposto pela comissão técnica. Enfrentamos grandes equipes e, apesar de algumas derrotas, conseguimos manter o equilíbrio nas partidas. Acredito que podemos vencer e para isso acontecer, devemos apostar numa defesa forte, em minimizar os erros em quadra e seguir trabalhando sempre em equipe”, explicou o pivô Guilherme Hubner.

No primeiro turno, o Flamengo bateu o Limeira, jogando em casa, por 98 a 81 (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Enquanto isso, do outro lado, o esquadrão rubro-negro luta para fechar a etapa inicial do campeonato na primeira posição e assim ter o mando de quadra em todas as fases dos playoffs, inclusive em uma possível final. Porém, a tarefa do time dirigido por José Neto não é fácil.

A equipe, que voltou a vencer após quatro derrotas na temporada (uma no NBB e três na Liga das Américas), ao bater o Joinville, na última quinta-feira, soma 25 resultados positivos em 28 compromissos no NBB (89,3% de aproveitamento) e é observada de perto pelo segundo colocado Uniceub/BRB/Brasília, dono das mesmas 25 vitórias, mas com um jogo a mais (86,2% de aproveitamento).

“Esperamos um jogo duro, contra um time que vem lutando para chegar ao playoff e que vai dar o seu máximo para vencer jogando em casa. Já a nossa equipe conseguiu a recuperação, ganhando bem em Joinville e o objetivo é superar as dificuldades e buscar um novo resultado positivo em Limeira”, explicou Vitor Benite.

A partida será especial para o camisa oito flamenguista. O jovem ala/armador atuou na última temporada do NBB pela equipe da cidade de Limeira e agora atuará pela primeira vez no Ginásio “Vô” Lucato após sua saída. Com a camisa limeirense, o jogador de 23 anos somou média de 15,09 pontos por jogo, mas não conseguiu levar a equipe além das oitavas de final da edição passada da competição nacional. “É sempre um motivo de alegria e satisfação voltar a Limeira”, completou Benite.

Além do atleta do time carioca, o armador Hélio também atuará contra sua ex-equipe. Depois de fazer parte do elenco do Flamengo nas quatro primeiras edições do NBB, o jogador acertou sua transferência para Limeira e é um dos destaques da equipe paulista na atual temporada da competição nacional, com média de 10,3 pontos e 4,4 assistências por partida.

No duelo válido pelo primeiro turno, o clube da Gávea não teve dificuldades para vencer o esquadrão do interior paulista, pelo placar de 98 a 81, em partida realizada no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, Benite foi o destaque do confronto, com 23 pontos.