#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Por um passo à frente

11-12-2013 | 09:47
Por Liga Nacional de Basquete

Com campanhas iguais e empatados da 15ª colocação, Franca e Liga Sorocabana se enfrentam, nesta quarta-feira, almejando melhor aproveitamento no NBB6

Os dois times acumulam duas vitórias em sete partidas (28,6% de aproveitamento) e dividem a 15ª posição, mas após o confronto direto desta quarta-feira só um subirá na tabela de classificação do NBB 2013/2014. Vivo/Franca e Liga Sorocabana medirão forças, em duelo válido pela nona rodada do maior campeonato de basquete do país, no Ginásio Pedrocão, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo através dos canal SporTV.

No momento, apenas as campanhas estão iguais, pois a situação das duas equipes no campeonato é bem diferente. Os sorocabanos estão embalados e vêm de dois triunfos seguidos, contra SKY/Basquete Cearense e Mogi das Cruzes/Helbor, seus primeiros na competição, ambos em casa.

Na última rodada, a Liga Sorocabana levou a melhor sobre Mogi (Wladimir Alves/LSB)

Na última rodada, a Liga Sorocabana levou a melhor sobre Mogi (Wladimir Alves/LSB)

Enquanto isso, os comandados do técnico Lula Ferreira foram derrotados em seus dois últimos compromissos. Na capital paulista, a equipe do interior do Estado acabou derrotada para Palmeiras/Meltex e Pinheiros/SKY e despencou na tabela de classificação.

Porém os francanos atuarão ao lado de sua torcida e isso pode ser um trunfo para o time. Nas três partidas que fez como mandante na temporada, Figueroa, Léo Meindl e cia. saíram vitoriosos em duas oportunidades e sofreram apenas uma derrota.

“Sabemos que jogar em Franca não é fácil, mas treinamos duro para podermos subir na classificação. A equipe está completa e acredito muito na evolução do grupo, mas reiterando que este será um confronto duríssimo”, comentou o técnico sorocabano Rinaldo Rodrigues.

Uma das vitórias do Franca como mandante foi para cima do atual vice-campeão Uberlândia (Newton Nogueira/Divulgação)

Uma das vitórias do Franca como mandante foi para cima do atual vice-campeão Uberlândia (Newton Nogueira/Divulgação)

Além da força de jogar em casa, Franca tem outro motivo para entrar ainda mais empolgado para o duelo: o histórico do confronto. Em duelos válidos pelo NBB, a equipe nunca perdeu para a Liga Sorocabana e conquistou sete vitórias em sete partidas disputadas entre as equipes na competição.

“O jogo de hoje é dentro de nossos domínios e a obrigação de vitória é toda nossa. No NBB, é preciso vencer todas as partidas em casa para termos uma boa campanha. A Liga Sorocabana de Basquete vem de uma grande recuperação, com duas vitórias, mas vamos fazer nosso jogo para garantir o resultado positivo e subir na tabela”, disse o comandante francano Lula Ferreira.

As duas equipes ainda se enfrentaram pelas oitavas de final da temporada passada do maior campeonato de basquete do país, em que o Franca eliminou os sorocabanos, por três jogos a zero.

Curiosidades do confronto:

Embalado
Há duas rodadas, a Liga Sorocabana não tinha nenhuma vitória no campeonato, mas acordou e conquistou dois resultados positivos seguidos, contra Basquete Cearense e Mogi, ambos em casa.

Pela primeira longe
A equipe da cidade de Sorocaba ainda não venceu jogando longe de seus domínios, pois as duas vitórias que conquistou foram jogando diante de sua torcida, no Ginásio Gualberto Moreira.

Mão na forma
O Franca faz em média 73,7 pontos por jogo e tem o segundo pior ataque do NBB6.

Bye bye Chris
O Franca fará sua primeira partida após ter anunciado o desligamento do ala/pivô norte-americano Chris Hayes do elenco. O atleta foi dispensado por opção da comissão técnica, e a diretoria, respeitosamente, acatou. O jogador foi o cestinha da equipe francana no Cameponato Paulista, com média de 18,26 pontos por jogo. No NBB, o camisa 99 tinha média de 10,0 tentos por duelo.

Perfeito
O ala Schneider, da Liga Sorocabana, ainda não errou nenhum lance livre no NBB 2013/2014. Ao todo, o jogador cobrou 19 lances livres e converteu os 19 tiros.