#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Por um passo à frente

18-11-2014 | 11:07
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de campanhas idênticas no NBB 7, Pinheiros e Basquete Cearense se enfrentam nesta quarta-feira, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo site da LNB

Joe Smith, do Pinheiros

O Pinheiros, do norte-americano Joe Smith, vem de duas derrotas consecutivas no NBB 7 (Arthur Marega/São José Desportivo)

Ambos com campanha de uma vitória em três partidas até agora no NBB 7 (33,3% de aproveitamento), Pinheiros/SKY e Basquete Cearense farão um confronto direto por posições na tabela de classificação do campeonato nacional. O importante duelo será nesta quarta-feira (19/11), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (de Brasília), e será transmitido ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Com apenas um triunfo na competição, sobre o Rio Claro, na primeira rodada, o clube paulista não sabe o que é vencer há duas partidas e acumula duas derrotas consecutivas, para São José/Unimed e Mogi das Cruzes/Helbor. Para buscar a recuperação na competição, os comandados de Marcel de Souza tentarão usar o fator casa, tendo em vista que todos os jogos anteriores foram disputados longe de seus domínios.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“É um jogo importante porque será a nossa estreia no NBB em casa, depois dessas partidas longe de casa. Este jogo serve para marcarmos a linha que vamos seguir no campeonato. Em casa não podemos vacilar para ganhar os jogos. Entraremos com essa mentalidade contra o Basquete Cearense, que tem um bom time e um bom técnico. Temos que entrar focados”, analisou o ala/pivô pinheirense Marcus Toledo.

Recuperando-se de um mau jeito no pescoço, o ala/pivô Felipe Ribeiro é o único desfalque time paulista para o jogo desta quarta. O jogador, que deve ser liberado pelo departamento médico na semana que vem, faria seu primeiro reencontro com o Basquete Cearense, clube em que atuou nos dois últimos anos e carrega o status de ídolo, desde que foi contratado pelo Pinheiros, no início da atual temporada.

“Temos que tentar impor o nosso jogo, mostrar muito conjunto e força na defesa, que são as nossas características, para termos mais condições de lutar pela vitória, que é muito importante para darmos sequência ao campeonato. Será um jogo muito difícil, pois o Basquete Cearense tem grandes jogadores”, salientou o técnico do Pinheiros, Marcel de Souza.

Basquete Cearense vem de importante vitória sobre o Minas (Divulgação)

Liderados por Rashaun, Basquete Cearense vem de importante vitória sobre o Minas (Divulgação)

Do outro lado está o Basquete Cearense, que conquistou sua primeira vitória na sétima edição do NBB na última rodada, ao bater o Minas Tênis Clube, em casa, pelo placar de 71 a 65. Antes, os comandados de Alberto Bial haviam sido superados por Franca Basquete e Paschoalotto/Bauru, ambas as partidas no interior do Estado de São Paulo.

“Estamos vindo de uma vitória importante em casa e estamos preparados para um desafio muito difícil, mas cheios de fé e confiança de que poderemos vir aqui e enfrentar o Pinheiros de igual pra igual. Se fizermos uma grande partida e tivermos a condição de impor nosso ritmo de jogo a gente tem grande chance de sair com a vitória”, comentou Bial, que poderá contar com o pivô Tiagão, que ficou de fora dos três primeiros jogos do Cearense devido a uma suspensão do STJD.

Tabu

Em toda a história do NBB, Basquete Cearense e Pinheiros já se enfrentaram quatro vezes, e em todas dela o clube da capital paulista saiu como vencedor. O clube pinheirense, por sua vez, é o único time, ao lado do Flamengo, que os representantes da Região Nordeste ainda não venceram em sua trajetória no maior campeonato do basquete no país.

“Creio que a motivação para esse jogo é igual a dos outros. Nas outras temporadas tivemos partidas ‘isoladas’ contra o Pinheiros. Teve jogo que o Pinheiros ganhou na prorrogação, outro na última bola. Até sei desse tabu. Pinheiros e Flamengo são os únicos times que nós nunca ganhamos no NBB, mas os tabus existem para serem quebrados”, destacou o armador Davi Rossetto, um dos destaques do Basquete Cearense no NBB 7, com média de 17,7 pontos e 3,3 assistências por jogo.

Joe Smith, do Pinheiros, e Davi, do Basquete Cearense

Basquete Cearense tentará quebrar o tabu de nunca ter vencido o Pinheiros na história do NBB (LC Moreira/Divulgação)