HOJE
Por um passo à frente
Por Liga Nacional de Basquete
Donos de campanhas idênticas no NBB 7, Pinheiros e Basquete Cearense se enfrentam nesta quarta-feira, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo site da LNB

O Pinheiros, do norte-americano Joe Smith, vem de duas derrotas consecutivas no NBB 7 (Arthur Marega/São José Desportivo)
Ambos com campanha de uma vitória em três partidas até agora no NBB 7 (33,3% de aproveitamento), Pinheiros/SKY e Basquete Cearense farão um confronto direto por posições na tabela de classificação do campeonato nacional. O importante duelo será nesta quarta-feira (19/11), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (de Brasília), e será transmitido ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).
Com apenas um triunfo na competição, sobre o Rio Claro, na primeira rodada, o clube paulista não sabe o que é vencer há duas partidas e acumula duas derrotas consecutivas, para São José/Unimed e Mogi das Cruzes/Helbor. Para buscar a recuperação na competição, os comandados de Marcel de Souza tentarão usar o fator casa, tendo em vista que todos os jogos anteriores foram disputados longe de seus domínios.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB
“É um jogo importante porque será a nossa estreia no NBB em casa, depois dessas partidas longe de casa. Este jogo serve para marcarmos a linha que vamos seguir no campeonato. Em casa não podemos vacilar para ganhar os jogos. Entraremos com essa mentalidade contra o Basquete Cearense, que tem um bom time e um bom técnico. Temos que entrar focados”, analisou o ala/pivô pinheirense Marcus Toledo.
Recuperando-se de um mau jeito no pescoço, o ala/pivô Felipe Ribeiro é o único desfalque time paulista para o jogo desta quarta. O jogador, que deve ser liberado pelo departamento médico na semana que vem, faria seu primeiro reencontro com o Basquete Cearense, clube em que atuou nos dois últimos anos e carrega o status de ídolo, desde que foi contratado pelo Pinheiros, no início da atual temporada.
“Temos que tentar impor o nosso jogo, mostrar muito conjunto e força na defesa, que são as nossas características, para termos mais condições de lutar pela vitória, que é muito importante para darmos sequência ao campeonato. Será um jogo muito difícil, pois o Basquete Cearense tem grandes jogadores”, salientou o técnico do Pinheiros, Marcel de Souza.

Liderados por Rashaun, Basquete Cearense vem de importante vitória sobre o Minas (Divulgação)
Do outro lado está o Basquete Cearense, que conquistou sua primeira vitória na sétima edição do NBB na última rodada, ao bater o Minas Tênis Clube, em casa, pelo placar de 71 a 65. Antes, os comandados de Alberto Bial haviam sido superados por Franca Basquete e Paschoalotto/Bauru, ambas as partidas no interior do Estado de São Paulo.
“Estamos vindo de uma vitória importante em casa e estamos preparados para um desafio muito difícil, mas cheios de fé e confiança de que poderemos vir aqui e enfrentar o Pinheiros de igual pra igual. Se fizermos uma grande partida e tivermos a condição de impor nosso ritmo de jogo a gente tem grande chance de sair com a vitória”, comentou Bial, que poderá contar com o pivô Tiagão, que ficou de fora dos três primeiros jogos do Cearense devido a uma suspensão do STJD.
Tabu
Em toda a história do NBB, Basquete Cearense e Pinheiros já se enfrentaram quatro vezes, e em todas dela o clube da capital paulista saiu como vencedor. O clube pinheirense, por sua vez, é o único time, ao lado do Flamengo, que os representantes da Região Nordeste ainda não venceram em sua trajetória no maior campeonato do basquete no país.
“Creio que a motivação para esse jogo é igual a dos outros. Nas outras temporadas tivemos partidas ‘isoladas’ contra o Pinheiros. Teve jogo que o Pinheiros ganhou na prorrogação, outro na última bola. Até sei desse tabu. Pinheiros e Flamengo são os únicos times que nós nunca ganhamos no NBB, mas os tabus existem para serem quebrados”, destacou o armador Davi Rossetto, um dos destaques do Basquete Cearense no NBB 7, com média de 17,7 pontos e 3,3 assistências por jogo.

Basquete Cearense tentará quebrar o tabu de nunca ter vencido o Pinheiros na história do NBB (LC Moreira/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca