HOJE
NADA DECIDIDO
Por Liga Nacional de Basquete
Após rodada desta quinta-feira, classificação final para Super 8 segue indefinida. Confrontos na reta final do primeiro turno do NBB podem alterar duelos da fase inicial do torneio mata-mata
O dia 21 de janeiro marca o início da Copa Super 8, torneio empolgante, de tiro curto, que reúne os oito primeiros colocados do NBB em confrontos mata mata e que garante ao campeão uma vaga na Basketball Champions League Americas (BCLA). Sete equipes já têm vaga carimbada para a competição, mas as coisas ainda podem mudar na zona de classificação, alterando confrontos na primeira fase!
Disputa pela 4ª colocação da tabela
Apesar dos três primeiros colocados do NBB já estarem com suas posições garantidas – Franca é líder, Flamengo vice-líder e São Paulo é o terceiro -, a briga pelas outras colocações da tabela ainda pode mudar o destino das equipes na primeira fase da Copa Super 8.
O Corinthians ocupa a quarta colocação do NBB e acumula 11 vitórias, tendo jogado todos os seus jogos do primeiro turno. O Pinheiros (5º) tem 10 vitórias e um jogo pela frente. Também com 10 vitórias, o Minas (6º) ainda tem uma partida para jogar até a próxima sexta-feira, enquanto o Paulistano (7º) também tem 10 triunfos, mas o Tigre não tem mais compromissos pelo primeiro turno do NBB 15
É possível um cenário em que equipes, ao final do primeiro turno, terminem empatadas em número de vitórias e o critério de desempate será sempre o confronto direto. Porém, em casos com mais de duas equipes em igualdade, essa conta pode não fechar dependendo da combinação de resultados. Por exemplo, se Minas e Corinthians terminarem o primeiro turno com 11 vitórias, os mineiros ficam à frente, já que venceram o time da capital paulista quando se encontraram no NBB no dia 19 de dezembro. Se o empate em número de vitórias envolver três equipes, o primeiro critério segue sendo o confronto direto, mas a combinação de resultados pode trazer outros quesitos à decisão na tabela.
Cenário com três times empatados no número de vitórias
É possível imaginarmos um contexto em que Corinthians, Pinheiros e Minas tenham o mesmo número de vitórias e, no caso de três equipes empatadas, o critério de desempate seria naturalmente o confronto direto. Entretanto, quando falamos de Minas, Corinthians e Pinheiros estamos diante de uma situação em que os três times teriam, entre si, uma vitória e uma derrota (veja confrontos abaixo). Nesse cenário, o próximo quesito será o saldo de cestas somente dos confrontos entre eles, por exemplo:
123 Minas, Corinthians e Pinheiros
- O 123 Minas venceu o Corinthians por 29 pontos de vantagem, mas perdeu para o Pinheiros por 9, o que daria um saldo de 20 para os mineiros.
- O Corinthians venceu o Pinheiros por 24 pontos, mas perdeu para o Minas por 29, saldo de – 5.
- O Pinheiros venceu o Minas por 9 e perdeu para o Corinthians por 24, o saldo seria de – 15.
No cenário acima, o 123 Minas ficaria com a 4ª colocação, enquanto o Corinthians ficaria com o 5º lugar e o Pinheiros com a 6ª. O Paulistano só poderia chegar a 10 vitórias no primeiro turno do NBB, diferente de Minas, Corinthians e Pinheiros, que podem chegar a 11.
Disputa pela última vaga do Super 8 segue acirrada
A oitava colocação do NBB ainda está aberta e será decidida entre Bauru e Unifacisa. Apesar da equipe paulista ter perdido para os paraibanos no confronto direto, o Bauru tem oito vitórias, enquanto a Unifacisa tem sete.
Ambos ainda possuem um compromisso pelo primeiro turno do NBB e o Bauru precisa terminar o primeiro turno com uma vitória a mais que a Unifacisa, ou seja, precisa ganhar seu próximo jogo – diante do Caxias – ou contar com uma derrota dos paraibanos.
O primeiro turno do NBB vive seus momentos finais, mas muita coisa ainda pode acontecer, seja na colocação dos classificados, ou até mesmo, uma mudança na última equipe classificada para a Copa Super 8. Ingredientes que deixam a disputa ainda mais interessante para o fã do bom basquete.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.