#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Posto mantido

Uberlândia UBE 86
x
75 Paulistano CAP

16 de março de 2013

Após primeiro quarto ruim, Uberlândia controla o jogo e bate o Paulistano, em casa; mineiros seguem na terceira posição do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
86
X
75
0
PTS
0
0
A3C
0
0
A2C
0
0
LLC
0
0
RT
0
0
ASS
0

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Unitri/Universo continua entre os quatro primeiros da temporada 2012/2013. Jogando em casa, a equipe mineira derrotou o Paulistano/Unimed, por 86 a 75. Os comandados de Hélio Rubens chegaram a 19 vitórias em 28 partidas (67,9% de aproveitamento) e continuam na terceira posição.

O cestinha da partida foi o norte-americano Robert Day, com 24 pontos e mais seis assistências. O ala/pivô Luís Gruber ficou perto de um duplo-duplo, 23 pontos e nove rebotes. Pelo lado do Paulistano, destaque para Manteguinha, que anotou 19 pontos. Os pivôs Andreotti e Wagner registraram duplo-duplos na partida de hoje, com 10 pontos e 10 rebotes, e 10 pontos e 11 rebotes, respectivamente.

“Fiquei muito feliz com esse jogo. Pela forma que nós jogamos, dentro do sistema, trabalhando um para o outro. Eu saio realmente feliz com essa vitória. Até hoje não tivemos nenhum jogo sem nenhum contundido. Mas faz parte, a gente se supera, quando eles voltarem a equipe se fortalecerá ainda mais”, comentou o armador Helinho, citando as ausências de Valtinho e Estevam.

Apesar de jogar fora de casa, o Paulistano começou melhor na partida, mantendo a ponta do placar durante todo o primeiro período. O Uberlândia não se encontrava no sistema ofensivo, o que dificultou sua reação na partida. A equipe da capital de São Paulo levou a melhor na primeira etapa por 21 a 15.

Sem se abalar, o Uberlândia impôs seu ritmo de jogo e não só virou o placar, como chegou tomou completamente o controle da partida. A bronca do técnico Hélio Rubens surtiu efeito e sua equipe achou o entrosamento necessário não só no ataque, mas principalmente na defesa, pois limitou o Paulistano a apenas nove pontos no período e chegou a abrir 19 pontos de diferença. Os mineiros venceram o segundo quarto por incríveis 28 a 9 e foram para os vestiários na frente por 43 a 30.

A bronca do técnico do Paulistano, Gustavo de Conti, também não deve ter sido pequena. Mas a equipe acordou, fez 8 a 0 no começo do terceiro quarto (43 a 38) e entrou de novo no jogo. O Uberlândia não aceitou a pressão paulista e logo mudou novamente o cenário da partida (58 a 44). Com grande atuação de Robert Day, autor de 12 pontos, os mineiros levaram o jogo para a etapa final ganhando por 67 a 58.

O Paulistano buscou bravamente reverter o panorama da partida na parcial final do jogo, mas os donos da casa não permitiram e basearam seu jogo na dupla de pivôs Gruber e Cipolini. O Uberlândia manteve a vantagem na casa dos dez pontos durante todo o período, e sem vacilar, confirmou triunfo por 86 a 75.