HOJE
130 anos de história
Por Liga Nacional de Basquete
Em 15 de novembro de 1895, o Flamengo nasceu para competir, superar limites e representar a paixão de uma nação, tornando-se uma potência multiesportiva
Neste sábado, 15 de novembro de 2025, o Clube de Regatas do Flamengo completa 130 anos de uma trajetória que se entrelaça com a história do esporte brasileiro. Fundado em 1895, o Flamengo nasceu para competir, superar limites e representar a paixão de uma nação. Ao longo das décadas, transformou-se em potência multiesportiva, referência de gestão e símbolo de identidade nacional, uma instituição que respira vitória, diversidade esportiva e devoção popular.
Se o futebol projetou o Rubro-Negro ao mundo, elevando o clube a patamares continentais e globais, é impossível falar do Flamengo sem lembrar que ele é, historicamente, um clube olímpico. Do remo que originou o escudo às modalidades como ginástica, judô, natação e vôlei, o Flamengo formou e revelou atletas que defenderam o Brasil em Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais. É um legado construído com estrutura, tradição e compromisso com o alto rendimento, pilares que se refletem, de forma ainda mais marcante, no basquete.

A sede da Gávea, do Flamengo, que celebra 130 anos. Foto: Mariana Sá / CRF
Na modalidade, que surgiu oficialmente no clube em 1919, o Flamengo transformou o esporte no país. O clube é um dos fundadores da Liga Nacional de Basquete, peça essencial para profissionalizar e modernizar a modalidade, com o surgimento do NBB CAIXA, hoje uma referência. Desde a primeira edição da liga, o Rubro-Negro assumiu o protagonismo técnico e competitivo, tornando-se o maior campeão da história com sete títulos, escrevendo capítulos de domínio, rivalidades históricas e performances de jogadores como Marcelinho Machado, Olivinha e Marquinhos, que moldaram gerações de torcedores.
Antes mesmo da criação do NBB CAIXA, o basquete do Flamengo já carregava uma identidade vencedora, construída por gerações de ídolos que marcaram época. Desde figuras lendárias como o técnico Togo Renan Soares, o Kanela, passando por talentos que ajudaram a consolidar a força rubro-negra, como Zenny de Azevedo, o Algodão, Affonso Évora, Alfredo da Motta, Waldir Boccardo, Carioquinha, Marquinhos Abdalla, Nilo Guimarães e Oscar Schmidt, toda essa herança vencedora.
Ver essa foto no Instagram
A grandeza rubro-negra no basquete também ultrapassa as fronteiras nacionais. O Flamengo ergueu a taça da Basketball Champions League Americas em duas oportunidades, além da Liga das Américas, competição que foi substituída pela BCLA, provando sua força entre os gigantes do continente, e atingiu o topo máximo do esporte ao conquistar duas vezes a Copa Intercontinental de Basquete. O Rubro-negro também disputou jogos de pré-temporada na NBA.
E é impossível falar do Flamengo sem falar da Nação Rubro-Negra. Ela é a chama que nunca se apaga, que lota arquibancadas, empurra o futebol, o basquete e todas as modalidades, que viaja, canta, pressiona, vibra e transforma qualquer estádio ou ginásio em território hostil para adversários. A Nação é parte indispensável dos 130 anos de história: presença, alma, combustível e símbolo de uma paixão que atravessa gerações.
Hoje, ao celebrar 130 anos, o Flamengo reafirma seu papel como patrimônio cultural e esportivo do Brasil. Do Maracanã ao Maracanãzinho, das piscinas à Gávea, das águas do remo às quadras do mundo, o clube construiu uma narrativa de glórias, conquistas e identidade. O Flamengo é futebol, é basquete, é olímpico, é povo. É chama eterna que ilumina vitórias e inspira futuros.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca