HOJE
Pouso autorizado
Por Liga Nacional de Basquete
Reboteiro do último NBB CAIXA, pivô Leozão acerta com Minas para próxima temporada; clube tem 3 líderes em estatística no elenco
O aviãozinho mais famoso do basquete brasileiro tem um novo destino. Na última segunda-feira, o pivô Leozão, reboteiro do último NBB pelo Basquete Cearense, acertou sua ida para o Minas Tênis Clube e terá casa nova na temporada 2018/2019.
Com a transferência, o jogador de 29 anos reencontrará o técnico minastenista Flávio Espiga, com quem trabalhou por duas temporadas no clube de Fortaleza – o treinador era auxiliar do treinador Alberto Bial.
+Quer saber todas as transferências oficiais do mercado? Acesse o Vai e Vem Avianca
“É uma honra poder vestir essa camisa tão importante do basquete brasileiro. Uma felicidade enorme em ter a confiança do Espiga e de toda a diretoria para que a contratação fosse possível. Espero dar o meu máximo, com muita garra, raça, vontade e determinação. Conto com o apoio de todos nesta nova temporada. Juntos, seremos muito fortes”, disse Leozão.
Nascido em Santo Ângelo (RS), Leozão deu seus primeiros passos no Bira Lajeado (RS) e depois seguiu para São Paulo, onde defendeu o Pinheiros. De lá, partiu para a Espanha ainda jovem para atuar por Zarzueiro Marsistas e Valladolid ACB.
Se tratando de NBB, o pivô de 2,11m de altura jogou três temporadas no Uberlândia, onde foi vice-campeão nacional em 2012/2013, além de um ano no Franca e outros três no Basquete Cearense, seu último clube.
+Estatísticas da carreira de Leozão na história do NBB
Com a camisa do Carcará, Leozão fez história na última temporada e atingiu marcas para lá de expressivas. Ele foi o recordista do campeonato em rebotes (24 contra Campo Mourão) e eficiência (46 contra o Joinville). Por fim, terminou como reboteiro da competição, com média de 8,7 sobras por jogo.

Leozão foi recordista em 2 fundamentos e terminou o NBB como líder em rebotes (Stephan Eilert/Solar Cearense)
No Minas, Leozão se juntará ao ala/pivô Alexandre Paranhos, ex-Caxias, e o armador Lucas Lima, vindo do Londrina na Liga Ouro, na lista de reforços do clube. O elenco do técnico Flávio Espiga ainda terá os renovados Gegê, o ala/armador Jefferson Campos, e o pivô Wesley.
Minas tem 3 líderes em estatística
Com a vinda de Leozão, o Minas agora concentra em seu grupo nada menos que três líderes em estatística da última edição do NBB e vai mostrando a força do plantel que vem sendo formado.
Gegê foi o líder em assistências (7,0 assistências por jogo), Leozão foi o reboteiro (8,7 rebotes por jogo) e Wesley liderou no quesito enterradas (1,1 cravadas por jogo) da última temporada. É de se respeitar…
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Açúcar Guarani.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
