HOJE
Pra cima, Brasil
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de semana de treinos em Campinas, Seleção Brasileira embarca para jogos na Venezuela e Colômbia; 9 dos 12 atletas relacionados são do NBB CAIXA
A Seleção Brasileira embarcou rumo a seus dois últimos jogos na primeira fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Depois de uma semana de treinos em Campinas, o time verde-amarelo viajou para as partidas contra a Venezuela, em Caracas, dia 29 de junho, e dia 2 de julho, diante dos colombianos, em Medellín. O Esporte Interativo transmite os dois confrontos ao vivo.
Com 14 jogadores no grupo – o pivô Cristiano Felício não se apresentou por questões contratuais –, o técnico Aleksandar Petrovic cortou o armador Rafa Luz e o ala Gui Bento para definir os 12 que representarão o país nos dois jogos válidos pelo Grupo B da classificatória das Américas para o Mundial.
Dos 12 relacionados, o NBB CAIXA terá nove representantes -, Yago, Jhonatan, Jimmy, Léo Meindl, Lucas Dias, Renan, Anderson Varejão, Rafael Hettesheimeir e Lucas Cipolini. Completam o grupo os “estrangeiros” Marcelinho Huertas, Scott Machado e Vitor Benite.
“É sempre difícil para o treinador tomar certas decisões e fazer uma escolha. Rafa treinou muito bem durante esse período, mas não está com o mesmo ritmo de jogo dos demais jogadores. Por conta da lesão que sofreu, acabou ficando muito tempo sem jogar e só por isso ficou fora. Mas é um jogador que sempre vai merecer nossa atenção e conto com ele para as próximas janelas”, explicou Petrovic.

Anderson Varejão e Léo Meindl são dois dos representantes do NBB CAIXA na Seleção Brasileira (Divulgação)
Com quatro vitórias em quatro jogos, o Brasil lidera o Grupo B e já está classificado para a próxima fase. No entanto, de acordo com o regulamento das Eliminatórias, as equipes carregam seus resultados para a segunda fase. Então, vitórias nas duas últimas partidas podem ser valiosas mais para frente.
Na segunda fase, os três classificados do Grupo B cruzarão com as equipes do Grupo D – Canadá e República Dominicana já estão classificados e a outra vaga está entre Ilhas Virgens e Bahamas – em uma nova chave com seis equipes (Grupo F). No Grupo E, estarão os três melhores das chaves A e C. Os três melhores dos novos grupos se classificarão para o Mundial, ao lado do melhor quarto colocado.
“Temos que pensar primeiro no jogo contra a Venezuela, que é uma partida fundamental para nos classificarmos em primeiro, com 12 pontos, e entrarmos na próxima fase sem derrotas. O primeiro lugar depois de seis janelas significa um melhor sorteio para a Copa do Mundo, o que será muito importante para nosso desempenho na competição” afirmou o comandante Petrovic.
“Acredito que será muito difícil o jogo contra a Venezuela. Eles têm uma equipe muito forte e contará com dois jogadores que não nos enfrentaram na primeira janela, no Rio de Janeiro. Ainda assim, o Brasil estará pronto para jogar uma grande partida”, completou o treinador croata.
Confira a lista completa dos 12 relacionados para os jogos contra Venezuela e Colômbia:
Armadores
Marcelinho Huertas (Baskonia – ESP)
Scott Machado (South Bay Lakers – NBA G League)
Yago (Paulistano/Corpore)
Alas
Léo Meindl (Sesi Franca Basquete)
Jhonatan (Paulistano/Corpore)
Jimmy (Sesi Franca Basquete)
Vitor Benite (CB Murcia – ESP)
Pivôs
Cipolini (Sesi Franca Basquete)
Lucas Dias (Sesi Franca Basquete)
Renan Lenz (Sendi/Bauru Basket)
Hettsheimeir (Sendi/Bauru Basket)
Varejão (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca