HOJE
Pra cimado Guaros
Por Liga Nacional de Basquete
Com final dramático e polêmica, Vitória perde para o Estudiantes de Concórdia (ARG) e depende de triunfo na última rodada para avançar na Sul-Americana
A classificação à próxima fase da Liga Sul-Americana 2017 chegou a estar nas mãos do Universo/Vitória, mas o sonho ficou para a última rodada do Grupo C. Na noite desta quarta-feira, a equipe do técnico Régis Marrelli foi superada pelo Estudiantes de Concórdia (ARG), nos momentos finais, com final polêmico, pelo placar de 79 a 73, e teve a definição de seu futuro adiada para a partida desta quinta-feira, contra o Guaros de Lara (VEN).
Chama acesa: Mesmo com a derrota para os argentinos, o rubro-negro baiano segue com chances de classificação. Isso acontecerá somente em caso de triunfo sobre o até então invicto Guaros de Lara (VEN) por quatro pontos ou mais de diferença – considerando êxito do Estudiantes sobre o Malvin (URU). Se perder, será eliminado. Caso o Estudiantes perca para os uruguaios, qualquer triunfo classifica o Leão.
¡@estudiantescdia logró mantenerse con vida superando al anfitrión @ECVitoria! 🎥 ¡No te pierdas aquí lo mejor del partido! 🏀 pic.twitter.com/WoGAANVfyY
— Liga de las Américas (@Ligamericas) October 19, 2017
Final polêmico: Depois de virar o jogo de maneira incrível nos 30 segundos finais através do ótimo momento do tão apagado Kenny Dawkins (73 a 72), o Vitória viu sua alegria acabar depois de uma decisão bastante polêmica da arbitragem. Na saída de bola, o argentino Emilio Dominguez foi para a bandeja rápida e sofreu a falta. O arremesso do pivô, no entanto, foi errado, mas o árbitro alegou um toque – inexistente – de Edu Mariano no aro, o que deu os dois pontos ao time visitante. Dominguez, que estava zerado na partida até então, converteu o lance livre e deixou a vantagem do Estudiantes em três pontos (75 a 72). Na saída, o clube brasileiro perdeu a bola e perdeu as chances de virada.
Ressurgido: Apagado nos três primeiros quartos, Kenny Dawkins ressurgiu justamente na “hora H”. Com oito pontos nos três últimos minutos, o armador norte-americano liderou a reação e a virada rubro-negra no finalzinho, que por sua vez, não resultou em triunfo para os donos da casa. Mesmo longe de seus melhores dias, o baixinho deixou a quadra com 14 pontos e seis assistências na conta.
Top scorers: Junto de Dawkins, os também norte-americanos Nick Okorie e Matt Shaw foram lideraram a fila dos maiores pontuadores do Vitória no duelo. O primeiro, ala/armador, mostrou um belo arsenal de recursos ofensivos e registrou 17 pontos. Já o segundo, conhecido no basquete argentino – atuou pelo Gimnasia na temporada passada – totalizou 15 pontos e cinco rebotes.
+Confira as estatísticas completas da partida entre Universo/Vitória e Estudiantes (ARG)
Voluntariosos: Outros destaques da equipe baiana foram o ala Edu Mariano, que silenciosamente, teve atuação bastante eficiente e contribuiu com sete pontos, cinco rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola, e o pivô Murilo, autor de dez pontos e cinco rebotes. O gigante, por sua vez, sofreu com problema de faltas ao longo do duelo, assim como seu reserva imediato Douglas Kurtz, o que dificultou, e muito, o trabalho do Vitória.
Incomodaram: Pelo lado da equipe argentina, que na reta final da partida teve seu técnico e um membro da comissão desqualificados pela arbitragem, o grande destaque ficou por conta do ala/armador Rigoberto Mendoza, cestinha e reboteiro do jogo, com 22 pontos e 11 rebotes. Quem também apareceu com tamanha relevância foi o experiente pivô espanhol David Doblas, de 36 anos, autor de 17 pontos e oito rebotes, o ala Mateo Bolivar, com 14 pontos, e o jovem armador Leandro Vildoza, que saiu do banco e anotou 13 pontos e seis rebotes.
-
Murilo Becker, do Vitória -
Murilo Becker, do Vitória -
Nick Okorie, do Vitória -
Comemoração Vitória -
Edu Mariano, do Vitória -
Mendoza, do Estudiantes -
Régis Marrelli, técnico do Vitória -
Mendoza, do Estudiantes, e Dawkins, do Vitória -
Uranga, do Estudiantes -
Dawkins, do Vitória -
Matt Shaw, do Vitória -
Murilo Becker, do Vitória -
Doblas, do Estudiantes, e Kurtz, do Vitória -
Nick Okorie, do Vitória
Jogou atrás: O primeiro tempo foi desfavorável ao Vitória. Sempre atrás no placar, a equipe da casa não encontrou o caminho no ataque e chegou a ver o time argentino abrir dez pontos de vantagem (23 a 13). No entanto, o Leão usou a velocidade e o jogo de transição para reagir e cortar o prejuízo para um ponto ao final do segundo período: 35 a 34.
Reagiu de vez: Já no terceiro quarto, a equipe do técnico Régis Marrelli chegou a passar à frente, mas não se firmou na liderança do marcador. Até os momentos finais, os dois times alternaram na ponta por diversas oportunidades. O Vitória chegou a estar quatro pontos atrás no período final, mas conseguiu a reação, capitaneada pelo brilho – tardio – de Dawkins e lances livres gerados por desqualificações no banco do Estudiantes. Porém, entre erros bobos polêmicas de arbitragem, o triunfo ficou com os argentinos.
Histórico a favor: Superar uma adversidade já faz parte da história da equipe do Vitória. Nas quartas de final do último NBB CAIXA, por exemplo, a equipe baiana chegou a ver o vice-líder da fase de classificação Mogi das Cruzes/Helbor abrir 2 a 1 na série melhor de cinco, mas usou o fator casa para ganhar o Jogo 4 de maneira heroica em Cajazeiras e mostrou toda sua força para vencer o Jogo 5 em pleno Hugo Ramos lotado e ir à semifinal, que justamente os colocou na presente Liga Sul-Americana.
Agora é a hora: Diante deste cenário, será importantíssima a presença do torcedor baiano em Cajazeiras para o confronto de vida ou morte contra o Guaros de Lara (VEN), atual campeão da Liga das Américas. O duelo derradeiro será às 21 horas (de Brasília) e 20 horas (horário local) e terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca











