HOJE
Pra fazer história!
Por Liga Nacional de Basquete
De olho no "Final Four brasileiro", Flamengo e Brasília se enfrentam na abertura do Grupo F da Liga das Américas, nesta sexta, ao vivo no SporTV
Na briga para fazer um Final Four histórico, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e CR Flamengo abrirão o Grupo F, na segunda fase da Liga das Américas 2016. Os brasileiros terão companhia do Guaros de Lara (VEN) e Correcaminos (PAN), na etapa que será disputada entre os dias 27, 28 e 29 de fevereiro, em Barquisimeto, na Venezuela.
No fim de semana anterior, Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor garantiram vaga para a fase decisiva da competição. As duas equipes tiveram aproveitamentos idênticos na fase, assim como o Quimsa (ARG), duas vitórias e uma derrota, e se classificaram pelo saldo de pontos.
Na primeira fase da Liga das Américas, os rubro-negros foram até Colón (PAN), onde bateram, respectivamente, o Gimnasia (ARG), por 66 a 58, o Águilas de Tunja (COL), por 75 a 60, e o Correcaminos de Colón, por 68 a 61, equipe que sediará o Grupo F neste fim de semana. Destaque para o ala Marquinhos, que teve média de 17,0 pontos por partida na etapa.
“Acredito que o Flamengo tenha uma equipe capaz de jogar de igual para igual contra qualquer time desta competição, visando a classificação para a fase seguinte”, falou o confiante José Neto, técnico do Fla.
O Brasília também teve uma bela campanha na primeira fase. Apesar de não terminar com 100% de aproveitamento, a equipe venceu o Capitalinos (CUB), por 99 a 60, e os anfitriões, Guaros de Lara (VEN), por 75 a 73. A única derrota dos candangos foi logo na estreia da competição, diante do Capitanes de Arecibo (PUR), por 94 a 93. Com as ausências de Giovannoni e Ronald, o grande destaque da equipe na etapa foi Deryk, que teve média de 18,3 pontos por jogo.
A equipe candanga terá o reforço de sua dupla de garrafão para a segunda fase, porém, o ala Arthur, diagnosticado com pressão intercraniana, transtorno que aumenta a pressão dentro da cabeça. A previsão para o retorno do atleta, é daqui a 20 dias.
“Ganhamos o Ronald, que é um homem para brigar pelas bolas no garrafão, mas perdemos um ala. Nossa equipe já deu várias demonstrações de que consegue se impor, mesmo nos momentos de adversidade. Tenho total confiança nesse grupo. Cada um vai se doar ainda mais para trazer a classificação”, afirmou o técnico Bruno Savignani.
Atualmente em segundo lugar na tabela de classificação do NBB, com 17 vitórias e apenas quatro derrotas, o Flamengo terá que contar com mais atuações exemplares de seu elenco para alcançar o Final Four da Liga das Américas 2016. São seis jogadores com média superior a oito pontos por jogo na equipe: Marquinhos (15,7), Marcelinho (12,4), JP Batista (12,3), Meyinsse (9,3), Robinson (8,9) e Mineiro (8,0).
“Na primeira partida desta fase vamos enfrentar um adversário brasileiro que cresceu bastante como equipe, o Brasília, que tem um poderia ofensivo incrível. Flamengo x Brasília é sem dúvida um clássico do basquete. Jogadores das duas equipes são bem experientes e fazem deste confronto ainda mais disputado. Sabemos disso e estamos nos preparando para poder ter o controle do jogo, minimizar este poderia ofensivo e, assim, buscar a primeira vitória na fase”, afirmou o treinador rubro-negro.
Em grande momento, o Brasília também é parte integrante do G-4 do NBB. No ano de 2016, a equipe realizou 13 partidas pela competição e totalizou 11 vitórias e apenas duas derrotas. A equipe candanga tem três atletas presentes entre os 15 melhores pontuadores desta temporada: Giovannoni, com média de 17,89, é o terceiro colocado, Deryk, com 14,91, está em 12º, e Ronald, com 14,17, em 14º.
Protagonistas de uma rivalidade histórica, as duas equipes já se enfrentaram 25 pelo NBB, com 14 vitórias rubro-negras, contra 11 dos candangos. Além disto, são sete títulos somados entre os dois (quatro do Fla e três do Brasília), e duas finais que colocaram os times frente a frente.
NBB 08/09 – Flamengo 3 x 2 Brasília – Final
Jogo 1 – Brasília 74 x 81 Flamengo – Ginásio Nilson Nelson
Jogo 2 – Flamengo 71 x 81 Brasília – HSBC Arena
Jogo 3 – Flamengo 99 x 78 Brasília – HSBC Arena
Jogo 4 – Brasília 82 x 78 Flamengo – Ginásio Nilson Nelson (OT)
Jogo 5 – Flamengo 76 x 68 Brasília – HSBC Arena
Os principais destaques da série foram:
Flamengo: Marcelinho 26,8 PPJ e 6,0 RPJ – Jefferson 15,4 PPJ e 6,4 RPJ
Brasília: Alex Garcia 18,0 PPJ e 4,6 RPJ – Diego 13,6 PPJ e 5,4 RPJ
NBB 09/10 – Brasília 3 x 2 Flamengo – Final
Jogo 1 – Flamengo 88 x 84 Brasília – HSBC Arena
Jogo 2 – Brasília 93 x 90 Flamengo – Ginásio Nilson Nelson
Jogo 3 – Brasília 85 x 84 Flamengo – Ginásio Nilson Nelson
Jogo 4 – Flamengo 94 x 74 Brasília – HSBC Arena
Jogo 5 – Brasília 76 x 74 Flamengo – Ginásio Nilson Nelson
Os principais destaques da série foram:
Brasília: Alex Garcia 17,0 PPJ e 6,8 RPJ – Giovannoni 17,6 PPJ e 5,8 RPJ
Flamengo: Marcelinho 18,8 PPJ e 4,2 RPJ – Teichmann 13,2 PPJ e 7,2 RPJ
“O próximo jogo é sempre o mais difícil. São os oito melhores times das Américas, não tem adversário fácil. Mas jogar contra o Flamengo é sempre muito difícil, é um dos nossos maiores adversários. Agora imagine com os dois na briga por vaga no Final Four da competição. Estamos muito motivados, temos todas as condições de vencer as três partidas”, disse Guilherme Giovannoni, do Brasília.
As equipes ainda se enfrentaram nesta temporada pelo NBB, em jogo válido pela 12ª rodada. Melhor para o Flamengo, que jogando na capital federal, bateu os donos da casa, por 94 a 85. Do lado rubro-negro, destaque para o ala Marquinhos, que anotou 19 pontos, já pelo Brasília, Giovannoni fez grande partida, com 28 pontos, quatro rebotes e quatro assistências.