HOJE
Pra ficar ligado
Por Liga Nacional de Basquete
No Ginásio Lineu de Moura, São José e Palmeiras se enfrentam, nesta terça-feira, em partida que marca primeira transmissão online da história do NBB
A partida desta terça-feira (25/03) entre São José/Unimed e Palmeiras/Meltex, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), será histórica. Válido pela 35ª rodada da temporada 2013/2014 do NBB, o confronto entre alviverdes e joseenses marcará a primeira transmissão online na história da principal competição do basquete nacional, às 20 horas (de Brasília), ao vivo no site da Liga Nacional de Basquete.
Além deste duelo, mais dois jogos serão transmitidos ao vivo na web na sexta edição do NBB: a reedição da Final da temporada passada, Flamengo x Unitri/Magazine Luiza, nesta quinta-feira (27/03), às 20 horas, e o encontro entre Winner/Kabum/Limeira e UniCEUB/BRB/Brasília, no sábado (29/03), às 17 horas.
Sétimo colocado na tabela de classificação do NBB6, com campanha de 17 resultados positivos em 29 oportunidades (58,6% de aproveitamento), o São José teve sua sequência de duas vitórias consecutivas, sobre Vivo/Franca e UniCEUB/BRB/Brasília, quebrada pelo Universo/Goiânia na última rodada, fora de casa, pelo placar de 100 a 85.
“A gente está buscando a melhor classificação possível. Estamos oscilando muito dentro do campeonato, com belas vitórias e algumas derrotas inesperadas. Ganhamos de times como Flamengo, Brasília e Pinheiros e acabamos perdendo alguns jogos para equipes que estão bem abaixo de nós na classificação. Teremos um jogo importante contra o Palmeiras, ao lado de nosso torcedor, e teremos uma boa chance de conquistar uma vitória para ir em busca dessa regularidade maior”, comentou o ala/pivô e capitão do São José, Jefferson William.
A tal regularidade citada por Jefferson pode estar aliada a outra palavra que também não tem feito parte do vocabulário da equipe do Vale do Paraíba: Equilíbrio. O São José possui o sexto melhor ataque da atual temporada, com média de 82,7 pontos anotados por jogo, porém, a eficiência do setor ofensivo não se repete lá atrás, na defesa. O time dirigido por Zanon é o sexto que mais sofre pontos no campeonato, com média de 81,52 tentos permitidos a seu adversário.
“Nosso ataque está fluindo bem e nas últimas rodadas tivemos boas produções. Mas precisamos melhorar nossa defesa. No último jogo levamos 100 pontos e assim fica difícil de sair com a vitória. Sabemos que nossa defesa pode melhorar e vamos tentar mudar essa postura já neste jogo contra o Palmeiras”, analisou Jefferson, reboteiro do NBB6, com média de 9,5 sobras por duelo.
O Palmeiras, por outro lado, colocou fim a um jejum de duas derrotas seguidas ao bater a Liga Sorocabana, na última segunda-feira, também longe de seus domínios, por 84 a 79. Com o triunfo sobre os sorocabanos, o time de Palestra Itália se manteve na 11ª posição, contabilizando campanha de 12 vitórias em 28 partidas na atual temporada (42,9% de aproveitamento).
“A vitória contra a Liga Sorocabana foi crucial. Teremos os três últimos jogos em casa, mas não podemos depender deles, já que o campeonato é muito equilibrado e a briga será grande até o fim. Então, quanto mais jogos conseguirmos vencer antes dos três últimos em casa, melhor. Foi assim em Sorocaba e, contra São José, um adversário muito forte, teremos de nos superar da mesma forma”, afirmou o técnico do Palmeiras, Betão.
Como bem citou o comandante palmeirense, a fase de classificação da equipe alviverde no NBB terminará com três partidas atuando no Ginásio Palestra Itália. Após o duelo contra os joseenses, o Palmeiras enfrentará Pinheiros/SKY, Espírito Santo Basquetebol e Minas Tênis Clube, ao lado de seu torcedor.
“Os três jogos que faremos em casa, contra Pinheiros, Espírito Santo e Minas, serão importantíssimos e temos condições de vencer. Contra São José, fora, será um jogo dificílimo, mas vencemos em casa e podemos ganhar fora. Agora é trabalhar e descansar nesta semana, para que todo mundo esteja bem para os jogos finais”, destacou o armador Thyago Aleo.
No duelo contra o São José no primeiro turno, o Palmeiras teve atuação de gala. Mesmo atuando com portões fechados devido a uma suspensão do STJD devido a um incidente na partida contra o Flamengo, o time de Parque Antártica superou os joseenses, pelo largo placar de 92 a 74. Com destaque para as atuações dos armadores Thyago Aleo e Neto, responsáveis por 23 e 18 pontos, respectivamente.
“Sabemos os pontos fortes do Palmeiras. Tivemos uma derrota dura para eles no primeiro turno e vamos entrar bastante ligados. Eles têm um time muito voluntarioso e que corre bastante. Além disso, eles possuem muita força no rebote e jogam com muito contato físico”, ressaltou Jefferson, segundo cestinha do São José, com média de 14,9 pontos por jogo.