#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pra lotar o Pedrocão!

07-02-2015 | 12:16
Por Liga Nacional de Basquete

De olho na 5ª posição, Franca recebe o quarto colocado Flamengo, em partida isolada neste domingo, com transmissão ao vivo pelo site da LNB

Ginásio Pedrocão

Lula Ferreira convocou a torcida francana para lotar o Pedrocão: “precisamos de vocês” (Newton Nogueira/Divulgação)

Em partida isolada neste domingo (08/02), o Franca Basquete recebe o atual bicampeão e quarto colocado do NBB, Flamengo, no Ginásio Pedrocão, às 11 horas (de Brasília). O duelo, que é válido pela 18ª rodada e foi adiado por conta da participação dos cariocas na Liga das Américas 2015, será transmitida ao vivo pelo site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

As duas equipes estão relativamente próximas na tabela de classificação. Enquanto os francanos estão na sexta posição, com campanha de 11 vitórias em 20 partidas (55,0% de aproveitamento), os rubro-negros, donos do rendimento de 13 triunfos em 19 oportunidades (68,4% de aproveitamento), se encontram na quarta colocação.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Mas apesar da proximidade na tábua de classificação, francanos e cariocas vivem situações opostas na sétima edição do maior campeonato do país. O clube da Capital do Basquete foi derrotado em três dos últimos quatro jogos que disputou, dois deles nas duas últimas rodadas, para Liga Sorocabana e Paulistano.

“Será um jogo muito importante para o Franca se reencontrar com a vitória e se reerguer no NBB. Para isso, precisamos melhorar nossa defesa e não deixar o adversário atacar com tanta facilidade. Além disso, contar com a volta do Mata vai nos ajudar bastante. Ele é um jogador fundamental para nossa equipe e a presença dele em quadra traz ainda mais força ao nosso elenco”, disse o pivô francano André Coimbra.

Franca vem de 2 derrotas seguidas e está em busca da reabilitação no NBB 7 (Allan Conti/Divulgação)

Franca vem de 2 derrotas seguidas e está em busca da reabilitação no NBB 7 (Allan Conti/Divulgação)

Sofrendo com os sucessivos desfalques, com as lesões do argentino Marcos Mata e do jovem Antônio, o técnico Lula Ferreira teve dificuldades com as rotações e muitas vezes precisou improvisar e atuar com dois armadores em quadra, como Helinho e Figueroa. Figueroa, que por sua vez, contraiu uma virose e jogou no sacrifício na derrota para o Paulistano.

“Não temos que justificar derrotas, mas o fato de só contarmos com o Léo Meindl como ala efetivo em quadra nos prejudicou bastante. Estávamos sem muitas peças de reposição e isso faz uma diferença grande. O Figueroa passou muito mal antes do jogo contra o Paulistano e não conseguiu treinar antes da partida. Ele só entrou em quadra porque é um jogador muito comprometido e uma pessoa fantástica”, contou Lula.

Desfalque nos últimos cinco jogos do Franca, Mata está recuperado da bursite sofrida no cotovelo direito e será a novidade para o duelo deste domingo contra o Flamengo. Já Antônio segue se recuperando de uma grave torção de tornozelo, que provocou a ruptura dos ligamentos do atleta. A previsão de volta do jovem camisa 55 é de mais três semanas.

O Franca precisa de vitória para se manter na sexta posição e não perder o quinto colocado Minas de vista na classificação. Se perder, no entanto, o clube da Capital do Basquete poderá ser alcançado pelo atual sétimo colocado Paulistano/Unimed nas próximas rodadas. Precisando da força total das arquibancadas do Pedrocão, o técnico Lula Ferreira fez um apelo à torcida francana.

“Gostaria de fazer um apelo. Peço que vocês, torcedores apaixonados pelo Franca Basquete, não considerem apenas o resultado esportivo das últimas partidas, e compareçam ao Pedrocão. O Franca Basquete com o apoio da torcida é um time forte e poderoso. Sem o apoio das arquibancadas, nos tornamos apenas uma equipe comum. Nós precisamos de vocês, mais do que nunca”, afirmou Lula Ferreira.

Flamengo, de Laprovittola, venceu o Franca no duelo do 1º turno do NBB 7 no Rio de Janeiro (Luiz Pires/LNB)

Atual 4º colocado, Flamengo venceu o Franca no duelo do 1º turno do NBB 7 no Rio de Janeiro (Luiz Pires/LNB)

Enquanto o Franca vem de duas derrotas seguidas, o Flamengo tem sequência oposta e acumula duas vitórias de maneira consecutiva, sobre Minas e Uberlândia. A equipe do técnico José Neto precisa vencer para não deixar o Mogi das Cruzes/Helbor se distanciar na tabela de classificação. No momento, as duas equipes possuem o mesmo número de derrotas que os mogianos – 6 – mas os cariocas têm dois jogos a menos.

“Nesta edição do NBB o equilíbrio vem sendo muito grande e isso torna todos os jogos difíceis e imprevisíveis, mas a nossa expectativa é manter o bom momento e fazer um jogo consciente em Franca, sabendo que o time da casa vai querer usar o fator casa para se reabilitar. Temos que manter o que fizemos diante do Uberlândia e do Minas, quando marcamos bem e atacamos, por conta disso, com mais tranquilidade”, disse o rubro-negro Vitor Benite.

Quando mediram forças no primeiro turno, no Rio de Janeiro (RJ), as duas equipes também fizeram um grande jogo, que terminou com vitória apertada do Flamengo, pelo placar de 82 a 79. Os destaques ficaram por conta dos alas Marquinhos e Marcelinho, responsáveis por 21 e 16 pontos, respectivamente. Das alas também saíram os principais pontuadores francanos: Léo Meindl e Marcos Mata, com respectivos 17 e 15 pontos.

+Clique aqui e confira o histórico completo do confronto entre Franca e Flamengo no NBB

“No primeiro turno, jogando no Rio de janeiro, protagonizamos uma partida equilibrada, decidida apenas nos segundos finais. Acredito que jogando dentro do Pedrocão, ao lado de nossa torcida, vamos ter um apoio a mais. A força das arquibancadas é, sem dúvida, nosso sexto jogador e eles empurram o time de uma forma espetacular”, completou o pivô André Coimbra, do Franca.

Dois dos times mais tradicionais da história do basquete brasileiro, Franca e Flamengo já se enfrentaram em 20 oportunidades no NBB, e o placar geral do confronto é equilibrado, com 12 vitórias rubro-negras e oito dos francanos. Os cariocas venceram os três últimos jogos entre os dois no NBB, sendo que o último triunfo do Franca sobre o Flamengo no Pedrocão aconteceu no NBB 4.

Confira mais informações e curiosidades da partida entre Franca e Flamengo:

Vantagem rubro-negra
Flamengo e Franca já se enfrentaram 20 vezes na história do NBB, com 12 vitórias rubro-negras e oito dos francanos.

Faz tempo
A última vitória do Franca sobre o Flamengo no Pedrocão foi no segundo turno do NBB 4, no dia 15 de março de 2012. Desde então, três partidas foram realizadas na casa francana, todas elas vencidas pelos cariocas.

Retorno
Depois de ficar cinco jogos fora por conta de uma bursite sofrida no cotovelo direito, o ala argentino Marcos Mata é a novidade do Franca para enfrentar o Flamengo.

Desfalque
Com uma torção no tornozelo sofrida no duelo contra o Macaé, há duas rodadas, o jovem ala Antônio rompeu os ligamentos do local e será desfalque no Franca por mais três semanas.

Ex-Franca, Benite está com média de 20,0 pontos nos últimos 3 jogos (Gilvan de Souza/Flamengo)

Ex-Franca, Benite está com média de 20,0 pontos nos últimos 3 jogos (Gilvan de Souza/Flamengo)

Reencontro
O ala/armador Vitor Benite, do Flamengo, defendeu as cores do Franca durante as temporadas 2009/2010 e 2010/2011. Com a camisa francana, o jogador faturou os prêmios de Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu e Sexto Homem da terceira edição do NBB, em que chegou à Final e foi vice-campeão.

“Jogar em Franca é sempre um motivo de alegria, pois fiz grandes amigos na cidade. Mas, hoje defendo as cores do Flamengo e vou lutar muito para ajudar a minha equipe a vencer este difícil compromisso, em um momento importante do NBB”, contou Benite.

Grande fase
E por falar nele, Benite vem atravessando um grande momento no NBB 7 e está colecionando boas atuações. Nas últimas três partidas do Flamengo, contra Bauru, Minas e Uberlândia, o ala/armador nascido em Jundiaí (SP) anotou 16, 22 e 22 pontos, respectivamente, números que resultam na média de 20,0 pontos por jogo.

Tango?
A partida colocará frente a frente dois armadores que defenderam a seleção da Argentina no último Campeonato Sul-Americano, na Venezuela: Figueroa, do Franca, e Laprovittola, do Flamengo.

Mais Seleção #1
Por falar em Sul-Americano, mais quatro atletas que estiveram na competição continental de seleções, além de Figueroa e Laprovittola, estarão em quadra neste domingo: pelo lado do Franca, os alas Marcos Mata, da Argentina, e o Léo Meindl, do Brasil, e pelo lado do Flamengo, o armador Gegê, o ala/pivô Olivinha e o pivô Cristiano Felício, também do selecionado verde-amarelo.

Mais Seleção #2
E ainda falando em Seleção, o confronto reunirá no total mais quatro atletas que estiveram na Copa do Mundo 2014: o argentino Mata, do Franca, os também “hermanos” Laprovittola e Herrmann, do Flamengo, e o brasileiro Marquinhos, também da equipe carioca.

Aqui não!
Franca é o time que mais dá tocos na atual temporada do NBB, com média de 3,05 bloqueios por partida.

Mão na forma
O Flamengo é a segunda equipe que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada, com média de 9,58 tiros longos certos por partida. Já o Franca acerta em média 7,2 arremessos para 3 pontos e possui a quarta pior média no campeonato.

Concentração
Franca é o time que possui a segunda pior porcentagem de acerto na linha dos lances livres, com 72,12% de aproveitamento. Já o Flamengo não fica tão atrás e acerta 75,6% de seus tiros livres tentados, a sétima pior.

Porta fechada
Franca é o segundo time que menos sofre bolas de 2 pontos no NBB 7, com média de 19,1 tiros curtos sofridos por jogo. Já o Flamengo é o quarto que mais toma arremessos de dentro da linha dos 3 pontos, com 21,74 por partida.

Fez história
No último jogo do Flamengo, na vitória sobre o Uberlândia, o ala/pivô Olivinha apanhou 13 rebotes e se tornou o primeiro jogador a ultrapassar a marca de 2.000 sobras na história do NBB. O jogador é o líder do fundamento todo o campeonato e agora tem 2.006 rebotes na conta, 307 a mais que o segundo colocado, Murilo Becker, do Bauru, que tem 1699.