#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pra fazer história

08-04-2016 | 11:50
Por Liga Nacional de Basquete

Com 2 a 0 de vantagem e muito próximo de quebrar jejum histórico, Minas desafia Pinheiros pelo Jogo 3 das oitavas, neste sábado, com transmissão ao vivo do SporTV

O Decisão Engenharia/Minas está muito perto de garantir vaga nas quartas de final do NBB 2015/2016. Com 2 a 0 na série, a equipe mineira desafiará o EC Pinheiros neste sábado (09/04), pelo Jogo 3 do confronto oitavas de final, novamente no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

Se vencerem, os mineiros encerrarão um jejum de seis temporadas sem ir às quartas de final do NBB CAIXA. A última vez foi na edição 2009/2010, na qual o clube minastenista fechou a fase de classificação no G-4 e avançou direto às quartas. Tirando isso, o time de Belo Horizonte não ganhou uma série de oitavas de final sequer na história e está em busca de quebrar mais esta sina na competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Coelho, do Minas, e Bennett, do Pinheiros

Com Henrique Coelho inspirado, Minas venceu os dois primeiros jogos da série e se aproximou de histórica v0lta às quartas (Ricardo Bufolin/ECP)

Para abrir tal vantagem na série atual, o Minas fez dois grandes jogos contra o Pinheiros. No primeiro, atuando em seu ginásio, em Belo Horizonte, a equipe do técnico Cristiano Grama aplicou uma virada nos momentos finais e levou a melhor, por 83 a 79. Depois, em São Paulo (SP), os minastenistas lideraram o placar durante praticamente todo o segundo tempo e fechou o duelo com triunfo por 77 a 70.

Com tamanha personalidade, o armador Henrique Coelho vem sendo o grande destaque do Minas na série. Em ambas as partidas, o jogador registrou 19 pontos e foi um dos principais responsáveis pelos respectivos triunfos. Estas marcas nos dois confrontos dos playoffs vêm sendo completamente diferente do que ele apresentou na fase de classificação, em que somou apenas 7,9 pontos em média.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa das oitavas de final do NBB CAIXA 2015/2016

“Nosso diferencial foi a defesa. Fomos com a proposta de abaixar a pontuação deles, porque estavam jogando em casa, o que podia deixar o aproveitamento deles maior se a gente não defendesse. Nesse Jogo 2 conseguimos abaixar a pontuação deles, tirar um pouco do volume dos principais jogadores, principalmente do Holloway. Acho que esse foi o nosso diferencial”, disse o armador Henrique Coelho, cestinha do Minas no Jogo 2, com 19 pontos.

Apesar de a vantagem ser larga, a série ainda não está perdida, ainda mais para o Pinheiros, que tem histórico de grandes viradas nos playoffs. Em duas oportunidades, os pinheirenses saíram perdendo por 2 a 0 uma série e reverteram-nas para 3 a 2 – uma nas quartas de final da edição 2011/2012, contra o Joinville, e a outra nas oitavas de 2012/2013, contra o Limeira.

Holloway, do Pinheiros, e Sosa, do Minas

Pinheiros, de Holloway, precisa vencer para evitar “varrida” e tentar dar início à uma possível reação histórica nos playoffs (Ricardo Bufolin/ECP)

Confira a programação completa da série:

– EC Pinheiros (7º) 0 x 2 Decisão Engenharia/Minas (10º)

Jogo 1 – Minas 83 x 79 Pinheiros
Jogo 2 – Pinheiros 70 x 77 Minas
Jogo 3 – 09/04 (sábado), às 19h15, no Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 12/04 (terça), às 19 horas, na Arena Minas, em Belo Horizonte – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 5* – 15/04 (sexta), às 19 horas, no Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo – ao vivo no SporTV

*Se necessário