#JOGAJUNTO

LDB / Prancheta do Gustavinho

Talentos prontos!

15-09-2025 | 06:04
Por Gustavinho Lima

Na Prancheta do Gustavinho, veja 10 jogadores da LDB que estão prontos para ganharem mais minutos na temporada 2025/26 do NBB CAIXA

A transição para o basquete profissional é uma etapa demasiadamente complicada. O funil é estreito e, para se tornar jogador de basquete, existem inúmeras variáveis. O talento não garante o sucesso. O esforço árduo pode ajudar, mas também não credencia a passagem segura do juvenil para o adulto. A mistura desses atributos é apenas o pontapé inicial para se galgar um espaço na equipe principal.

O foco, a disciplina e o cuidado com o corpo (sono, descanso, alimentação), além dos treinamentos extras, são parte importante do processo de desenvolvimento do jogador e, portanto, ajudam os jovens na busca do seu “lugar ao sol”.

Mas queria ressaltar uma parte importante nessa transição que é pouco falada, que é a sorte. Sim, você ouviu bem: a sorte no esporte se traduz em poucas lesões graves, em algum técnico que se identifique com seu estilo de jogo, com a filosofia do clube, dar espaço à juventude. O atleta jovem precisa ter direito ao erro. E somente o tempo de quadra vai oferecer essa oportunidade de aprendizado. O treino é pré-requisito, mas é no jogo que o jogador evolui. E, em muitas equipes, os jovens não têm nem espaço e tampouco direito ao erro.

Tem clubes que têm uma perspectiva clara de serem formadores. Promovem excelentes novos jogadores e conseguem bons resultados interessantes ao lançar jovens do campeonato adulto. Pinheiros e Paulistano são exemplos que fazem essa abordagem já há algum tempo. Franca consegue disputar o título do NBB sem abrir mão da base. Minas, aos poucos, vem dando oportunidades aos juvenis e enxergo que outros clubes poderiam ter essa postura mais abrangente em relação aos jovens.

A Prancheta do Gustavinho escalou 10 jogadores da LDB que ainda não têm tempo de quadra no NBB CAIXA, mas que estão preparados para ter uma chance.

Kauan Raymundo – O Brasil quer ver Kauan Raymundo em quadra! Dominante na LDB dos dois lados da quadra, o pivô vem se impondo defensivamente com tocos e sacudindo as tabelas com enterradas. Vem melhorando as leituras nos passes e também o chute de média e longa distância. Em 25 minutos em quadra, tem 17,2 pontos, 7,4 rebotes e vem chutando para 39% nos três pontos (com 1,4 convertidas por jogo) e 72% nos dois pontos, além de 75% nos lances livres. Com somente 4 minutos de média no último NBB, tem basquete para conquistar mais tempo de quadra nesta temporada.

João Nickel – Armador inteligente de 20 anos, com ótimas leituras de jogo. Sabe envolver os companheiros em quadra. Estica bons passes e joga bem o pick and roll. Na LDB, é o 3° melhor em assistências, com 6 por jogo. No NBB teve minutos reduzidos em alguns jogos na última edição, mas na formação atual do São José, com Cauê Verzola e Adyel na armação, além dos bons alas, dificilmente terá tempo de quadra. Na minha visão, é um jogador que não vale a pena abrir mão, mas que poderia ser emprestado para ganhar experiência de NBB e seria uma ótima opção como 2° armador em muitos dos times do campeonato nacional.

Jamelão – Rápido e com poder de fogo. Sabe passar a bola e chutar de longe. Aos 18 anos, já vem com números sólidos nessa LDB. É o melhor em um índice superimportante para os armadores, que é o de assistências por erros. Jamelão lidera a Liga com 5,4 IA% (4,9 assistências e somente 0,9 erros por jogo), além de anotar 11,9 pontos por partida. Na formação do adulto do Corinthians com Elinho e Tico, dificilmente terá espaço, mas vejo com bons olhos o movimento de empréstimo para algum time do NBB, a fim de ganhar mais tempo de quadra e cancha e se preparar para ganhar minutos no Timão em um futuro próximo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Lucca Boracina – Com ótima leitura de jogo e calma para tomar boas decisões, o armador pinheirense vem sendo um dos melhores nomes do Pinheiros nesta Liga de Desenvolvimento. Jogando bem o pick and roll e sabendo dosar bem a hora de passar a bola e a hora de ser agressivo em relação à cesta, soma 9 pontos, 2,9 rebotes e 2,8 assistências em 18 minutos de quadra. O Pinheiros oferece muitas oportunidades para jovens da base, mas a montagem para a disputa do NBB já conta com o excelente David Sloan e o bom prospecto Cauã Pacheco na armação. Nesse cenário, Lucca poderia experimentar mercados para organizar o jogo em outras equipes, nem que seja por empréstimo.

Fernando Fernandes – Atlético e sempre com boa intensidade dentro de quadra, Fernando é um jogador que pode agregar boas coisas. Corre bem a quadra e defende com pressão na bola. Nessa LDB, teve 11,2 pontos, 4,6 rebotes, 3,2 assistências, além de 2,2 bolas recuperadas.  No Minas no NBB, talvez não tenha tanto tempo de quadra, mas, em um possível empréstimo, poderia ajudar diversos plantéis, além de voltar mais cancha para o clube minastenista.

Jojo – Muito intenso, sempre pressiona a quadra toda, qualquer armador nessa LDB. Com boas mãos dos dois lados da quadra, é o líder de bolas roubadas com 4 por jogo, o 2° em assistências com 6,3, além de ser o 10° em pontos com 16,1 por partida. Com a saída do São Paulo do NBB CAIXA, é uma excelente alternativa para muitos dos times que ainda não definiram seus elencos para a disputa do nacional.

Naka – Amador bom de bola de 20 anos. Canhoto habilidoso, com potencial para finalizar e distribuir o jogo. Depois de ser um dos destaques do Minas B na Liga Ouro, tem também sólidos números na LDB, com 9,5 pontos e 3,8 assistências em 20 minutos de média. Tem ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra, com 78/55/40% em lance livre, dois e três pontos, respectivamente. No adulto do Minas, com Ricardo Fischer e Rodriguez na posição 1, pode ter tempo de quadra reduzido, mas seria um bom nome (como empréstimo) para muitas equipes que ainda não fecharam seus elencos para o NBB CAIXA.

 Kauê – O ala-armador é um pontuador nato! Nesse LDB, vem matando muita bola de 3 pontos e tem 2,7 bolas convertidas por jogo, com 38% de aproveitamento. Anota mais de 20 pontos de média pelo Thalia e ainda agarra 6,4 rebotes e distribui 2,7 assistências. Gostaria de ver o chutador que completa 21 anos esse ano, compondo algum time no NBB CAIXA 2025/26.

Lucas Lima – Ele tem! Com chute de três pontos afiado, Lima foi o cestinha do Pinheiros na segunda etapa da LDB. Com 1,97m e boa envergadura, é um jogador versátil e pode atuar em mais de uma posição. O Pinheiros é o time que mais investe na sua base e dá oportunidades em sequência para seus jovens. Com essa perspectiva, o ala pode ser aproveitado no elenco principal da disputa no NBB 2025/26.

Augusto dos Anjos Pivôzão de 22 anos e 2,08m, com boa mobilidade e sempre ativo na briga pelos rebotes. Vestindo a camisa do Campo Mourão nesta LDB, vem com ótimas médias de duplo-duplo. São 13,7 pontos e 10,8 rebotes. Com boas mãos nas finalizações próximas ao aro, tem 55% de aproveitamento nos arremessos. Com uma diretoria atenta, o Bauru Basket ofereceu uma oportunidade ao jogador no NBB CAIXA, da mesma maneira que haviam feito com Lucas Brandão em 2024, que, após se destacar pelo Ponta Grossa, foi contratado pelo Dragão, onde teve nove minutos de quadra e se sagrou campeão do torneio de enterradas do Jogo das Estrelas na última temporada.