HOJE
Posição 2
Por Gustavinho Lima
São jogadores que invariavelmente tem bom controle de bola e também capacidade de puxar os pontos; veja lista com 12 nomes para ficar de olho no NBB CAIXA 2024/25
Os ala-armadores, em inglês são chamados shooting-guards (armadores arremessadores) são jogadores que invariavelmente tem bom controle de bola e também capacidade de puxar os pontos de uma equipe! Normalmente são criativos e com vigor para criar vantagens tanto para passar como para finalizar. Muitas vezes recai sobre esses atletas, a responsabilidade de tentar bolas decisivas.
No NBB CAIXA 2024/25 estamos muito bem servidos de jogadores da posição 2:
1 – David Jackson – Sesi Franca
Bom como vinho! Temos de apreciar enquanto podemos ver David Jackson jogando basquete. Exemplo de profissionalismo, que, aos 42 anos, continua sempre atuando com muita classe, mas sem nunca fugir do contato. Tem os movimentos todos bem lapidados, seja nos chutes de saída de bloqueio, seja criando seus próprios arremessos a partir do drible. No poste baixo é uma aula à parte. DJ continua no shape e pode tanto arrastar seu defensor para debaixo do aro, como matar bolas com seu fadeaway.
2 – Corderro Bennett – São Paulo
O Jrue Holiday do NBB CAIXA! Bennet faz tudo que precisa em uma quadra de basquete. Muito rápido, sempre corre bem a quadra e ataca o aro com muita agressividade! Sua bag de finalizações próximas ao aro é de altíssimo nível. Defensivamente é capaz de defender múltiplas posições e é capaz de elevar o patamar da zaga do time tricolor.
3 – Gui Deodato – Flamengo
Com a aposentadoria de Olivinha se torna o nome mais identificado com o torcedor do flamenguista. Muito focado e disciplinado, Gui é um dos jogadores mais importantes do NBB e continua a ser uma das referências nas duas tabelas. Forte fisicamente consegue defender jogadores de diferentes posições além de ter muita facilidade para pontuar, seja nos catch and shoot ou criando seu arremesso a partir do drible.
4 – Danilo Fuzaro – KTO Minas
Extremamente consistente, Fuzaro, é o maior pontuador da história do time do Minas. Imprescindível ao elenco dirigido por Léo Costa, ala/armador traz muita intensidade dos dois lados da quadra. Danilo põe muita pressão na bola além de ser um dos melhores jogadores da Liga jogando em transição. Cria vantagens e sabe bem a hora de assumir o protagonismo.
5 – Dexter McClanahan – Fortaleza Basquete Cearense/CFO
Com ótimas contratações, o Fortaleza mudou de patamar na temporada 2022/23. E Dexter soube se adequar às novas peças e mesmo com menos volume de jogo, continuou sendo agressivo. Com muito potencial de fogo, é um dos melhores pontuadores da Liga, seja na batida pra dentro ou no chute de longa distância.
6 – Crescenzi – Paulistano
Ele tem! Um dos melhores chutadores na saída de bloqueio do NBB CAIXA! Com moral com o técnico Demétrius Ferracciú, é uma das principais referências ofensivas do jovem time do Paulistano. Kevin Crescenzi vem crescendo muito de produção nas últimas temporadas e vem muito confiante, sem problema algum para chutar bolas decisivas!
7 – Facundo Corvalán – Franca
Super versátil Corvalán, pode atuar como 1 ou 2 e ao lado de Georginho, formam um dos, se não o melhor backcourt do NBB CAIXA. Se demonstrou sólido, atuando pela Unifacisa e teve excelente adaptação no campeonato paulista atuando pelo Franca. Intenso dos dois lados da quadra, sustenta bem as posições na defesa e tem capacidade de criar para definir ou para passar.
8 – Isaac Thornton – Corinthians
Todos já sabem que Thornton tem pontos nas mãos! Cestinha da última temporada, jogando então pelo Botafogo, foi muito cobiçado no mercado e escolheu defender as cores do Corinthians na temporada 24/25. Faz cestas com muita facilidade, principalmente nos chutes de média e longa distância. Basta saber se vai conseguir encaixar em esquema onde não será mais o único protagonista.
9 – Trevor Gaskins – Unifacisa
Caiu nas graças do torcedor de Campina Grande. Quando pega fogo, é difícil conseguir brecar o homem. Chuta de muito longe, com muita confiança e personalidade. Com Rodrigo Galego no comando da equipe, um treinador entusiasta do pace acelerado Gaskins pode subir ainda mais de produção.
10 – Eugeniusz – R10 Score Vasco da Gama
Jogou muita bola na última temporada e foi um dos candidatos ao troféu de jogador que mais evoluiu na temporada. Veloz, joga muito em transição e além da excelente batida pra dentro vem melhorando seu chute de 3 pontos. Ótimo esforço da diretoria para mantê-lo no elenco, resta saber se irá encaixar ao lado de Jamaal outro jogador que também é pontuador e também costuma ficar bastante com a bola na mão.
11 – Matheus Buiú – Farma Conde/São José Basketball
Trajetória muito interessante do jovem Buiú. Campeão da LDB pelo Paulistano em 2023, se transfere para o Cerrado onde consegue fazer uma temporada sólida em 23/24. Chega ao São José a pedido do treinador Régis Marrelli e logo se torna uma das principais referências, terminando como cestinha do time no Campeonato Paulista. Sempre jogando com muita volúpia, além de se garantir na defesa, é forte no 1×1 seja para ir lá dentro ou criar seu chute a partir do drible. Vem melhorando muito seu jogo de poste baixo aumentando assim seu repertório de ameaças.
12 – Arengo – KTO Minas
O argentino vindo do Ciclista Olímpico tem a canhota afiada. Liso na batida para dentro e com um consistente chute de longa distância, Arengo foi uma excelente contratação para o Minas na temporada 24/25. Como um bom hermano tem ótima leitura de jogo e tem tudo para encaixar bem na proposta de jogo do estrategista Léo Costa.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.