#JOGAJUNTO

Prancheta do Gustavinho

Personagem da semana

24-10-2025 | 11:29
Por Gustavinho Lima

Cristiano Felício chegou para ser o dono do garrafão do Sesi Franca! E na primeira semana do NBB CAIXA já dominou a zona pintada e atropelou quem veio pela frente.

Ele chegou para ser o dono do garrafão do Sesi Franca! E, na primeira semana do NBB CAIXA, já dominou a zona pintada e atropelou quem veio pela frente. Ninguém jamais duvidou do potencial de Cristiano Felício, mas a verdade é que ele voltou com fome de bola!

O pivozão de 33 anos tem uma carreira consolidada, viveu o sonho de jogar na NBA em uma das franquias mais badaladas do mundo, com 252 jogos pelo Chicago Bulls.

Natural de Pouso Alegre (MG), foi revelado no Minas Tênis Clube, mas foi no Flamengo que realmente explodiu. Campeão da LDB em 2013, sobrando em quadra com 19 pontos e 13,6 rebotes de média, começou a integrar um dos maiores times de todos os tempos do NBB CAIXA. Ele jogou ao lado de Laprovittola, Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, Hermann, Benite, Meyinsse e Shilton (ufa, que timaço!) e companhia. Foi bicampeão do NBB CAIXA e também conquistou o título da BCLA e do Mundial em 2014.

Cristiano Felício em ação na volta ao NBB CAIXA após 10 anos. Foto: Gabriella Garbim/ECP

Decisivo para o título

Tenho uma lembrança extremamente viva de um jogo em que atuei contra o Felício em 2014. Na disputa da semifinal do NBB CAIXA entre Mogi e Flamengo.

Felicio saiu do banco de reservas somente no 3° quarto para mudar o rumo da partida. A série estava empatada em 1 a 1 e o Mogi estava à frente no placar, jogando no Ginásio Prof. Hugo Ramos completamente abarrotado.

Com um elenco recheado de estrelas consagradas, Felício então, com 22 anos, foi o herói improvável. Anotou 12 pontos, matando duas bolas de três pontos (recorde da carreira) e, faltando apenas 11 segundos para o fim do jogo, foi clutch!

Empate em 78 a 78, o armador Laprovittola cortou para dentro da defesa e achou Felício livre para um arremesso longo de dois pontos que decretou a vitória rubro-negra. O Flamengo abriu 2 a 1 na série, mudando definitivamente o rumo da semifinal e ganhando moral para o restante da competição, que culminou com o título do Mengão.

Rolo Compressor

O atual tetracampeão Sesi Franca começou arrasador, passando por cima dos seus adversários e fez jus ao apelido de “Rolo Compressor”.

Felício se mostrou em uma forma física impressionante. Extremamente forte, todos já sabemos que ele é, no entanto, se mostrou muito ágil dos dois lados da quadra. Fazendo ótimas ajudas na defesa, longe da linha de três, e voltando rapidamente para proteger o garrafão. No ataque, faz bloqueios muito firmes e rola forte para a cesta.

Dominante, acumula média de duplo-duplo com 14,5 pontos e 10,5 rebotes. Com 69% de acerto nos arremessos de quadra, Felicião vem sacudindo os aros brasileiros e já tem 5 enterradas em dois jogos.

Imparável

Com 2,10 e 130 quilos, o pivô não se mostra acomodado e, em entrevista recente ao Marcius Azevedo, editor do site da Liga Nacional de Basquete, relatou que ainda sonha em voltar à seleção brasileira e que o retorno ao NBB CAIXA foi justamente para ficar mais perto dos holofotes.

O campeonato é muito longo, mas já fica o questionamento: alguém vai conseguir parar Cristiano Felício dentro de quadra?

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.