#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Prancheta do Gustavinho

Defesa ganha jogo

03-04-2025 | 02:25
Por Gustavinho Lima

Diversos jogadores se destacaram no aspecto defensivo, um dos pilares fundamentais para o sucesso no basquete, formando verdadeiros muros contra os ataques adversários

A defesa é, sem dúvida, um dos pilares fundamentais para o sucesso no basquete. Na temporada 2024/25 do NBB CAIXA, diversos jogadores se destacaram nesse aspecto, formando verdadeiros muros contra os ataques adversários. Vamos analisar os principais defensores que brilharam até o momento.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

1º Time Defensivo:

 Dontrell Brite (Bauru Basket): Conhecido por sua velocidade e intensidade, Brite não apenas liderou o ataque, mas também foi crucial na defesa, liderando também a Liga em bolas recuperadas, registrando 2,1 por jogo.

Georginho de Paula (Sesi Franca): Com sua versatilidade, Georginho contribuiu significativamente nos dois lados da quadra, sendo um defensor sólido que pode defender qualquer posição, além de ser difícil de ser superado no um contra um.

Danilo Fuzaro (KTO Minas): Extremamente consistente, Fuzaro trouxe intensidade defensiva, pressionando a bola e sendo peça-chave na contenção dos adversários.

Paulichi (R10 Score Vasco da Gama): É um dos grandes trunfos do time na capacidade de defender trocando tudo. Sempre muito intenso em quadra, Paulichi vem defendendo bem qualquer “cincão” e também não tem problema contra jogadores mais rápidos, conseguindo sempre sustentar os cortes.

Paranhos (KTO Minas): Não tem o mismatch com Paranhos. O pivô é capaz de defender de 1 a 5 em quadra.

Fuzaro (dir.) é um excelente marcador. Foto: Hedgard Moraes/MTC


2º Time Defensivo:

Corderro Bennett (São Paulo): Para mim, é o Jrue Holiday do NBB CAIXA. Bennett é reconhecido por sua capacidade de defender múltiplas posições. Apesar da campanha abaixo do tricolor, Bennett continua fazendo a sua parte defensivamente.

Didi (Sesi Franca): Além da força física, Didi é conhecido por sua agilidade e habilidade defensiva, contribuindo significativamente para sua equipe do Franca crescer também defensivamente neste NBB 24/25.

Jonathan Luz (Flamengo): Talvez o jogador que mais saiba interpretar o seu papel no time! Começando pela ótima intensidade defensiva, sempre muito consistente no 1×1 e eficaz nas coberturas.

Brunão (Paulistano/CORPe): Sempre brigando nos rebotes, Brunão tem agilidade para saltar em ajudas e recuperar, sem ser batido pelo atacante. Bom na defesa de 1×1, sempre eleva a pegada do time do CAP em quadra.

Bernardo da Silva (Pinheiros): Com ótimas ajudas no pick and roll e protegendo bem o aro, o pivô vem tendo um desempenho defensivo extremamente sólido ao longo da temporada.

Didi Louzada tem sido muito importante defensivamente para o Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti/SFB


3º Time Defensivo:

Elinho (Corinthians): Conhecido por sua liderança e leitura de jogo em quadra, Elinho também merece ser lembrado pelos atributos defensivos. Muitas vezes encarregado de defender os principais pontuadores dos adversários, o armador corinthiano sustenta bem os cortes e tem timing para contestar os chutes.

Humberto (R10 Score Vasco da Gama): Capaz de defender todas as posições, Humberto é peça fundamental na defesa cruzmaltina, frequentemente marcando os principais jogadores adversários.

Duane Johnson (Ceisc/União Corinthians): Extremamente versátil, Duane contribuiu defensivamente tanto como ala quanto como ala-pivô, trazendo mobilidade e intensidade à equipe. Duane é top 10 da Liga em tocos e bolas recuperadas.

Rafael Rachel (Unifacisa): Demonstrando ótima evolução, Rachel vem também se destacando na defesa. Bom reboteiro e com ótimos closeouts, o ala/pivô vem se posicionando cada vez melhor em quadra, conseguindo tocos e desvios, ajudando bastante o time de Campina Grande.

Douglas dos Santos (Farma Conde/São José Basketball): Energia é o que simboliza Douglas em quadra. Sempre brigando por bolas perdidas e fazendo múltiplos esforços na defesa, o ala/pivô se torna extremamente valioso para o time do Vale do Paraíba.

Humberto é fundamental na intensidade defensiva. Foto: Mauricio Almeida/R10 Score Vasco da Gama


Um, dois, três… Defesa!

A bola pode não cair. Mas na defesa não tem desculpa para um dia ruim. Aliar vontade de defender, técnica e também o posicionamento é parte fundamental do atleta. Entender o plano de jogo defensivo, estudar os rivais e compreender quais são as características de cada um também é parte primordial de um bom defensor.

Esses quintetos formados pelo que há de melhor no NBB CAIXA nesta temporada seriam duros de serem batidos. Defesa ganha jogo!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.