
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03
31/03

Melhores em 2025
Por Liga Nacional de Basquete
Em um campeonato longo, como é o NBB CAIXA, o jogador tem de ter controle emocional diante de derrotas ou mesmo em uma sequência de vitórias para manter o nível de atuações
O jogo de basquete tem altos e baixos. Ter a habilidade de controlar as corridas e manter a regularidade é um dos segredos de um time consistente. No NBB CAIXA, o campeonato é longo, e a necessidade de controle emocional diante de derrotas ou mesmo em uma sequência de vitórias é fundamental.
Alguns jogadores têm voado em quadra no ano de 2025. Jogando um basquete moderno e altíssimo Pace (ritmo), o NBB CAIXA está muito bem servido em todas as posições.
Criadores de vantagens

Alexey criando espaço para o Flamengo. Foto: Hermes de Paula/ CRF
A quantidade de vezes que Alexey Borges, do Flamengo, e David Sloan, do Pinheiros, pisam no garrafão durante o jogo é absurda!
Muito rápidos, furam a defesa e são capazes de pontuar ou achar o homem livre!
On fire
O CAIXA/Brasília Basquete teve uma queda normal no aproveitamento de vitórias, mas se manteve no G-4. Porém, quem não para de melhorar é o motorzinho do time, Lucas Lacerda. Jogando em altíssimo nível, nos últimos 10 jogos, LL lidera a Liga em bolas de três pontos convertidas com 32 bolas de trás do arco.
Dominante na zona pintada
Na briga pelo G-4, o Ceisc/União Corinthians já se mostrou um time extremamente cascudo. Jogando físico, é o time que mais faz cestas dentro do garrafão no NBB CAIXA. O melhor entre eles é Dikembe, pivozão sólido, que vem flertando com um duplo-duplo de média.
O MVP é o mais eficiente

Lucas Dias comemorando após enterrada. Foto: Gabriela Tayane / Unifacisa
Com a volta de Lucas Dias, o atual MVP do NBB CAIXA, o Sesi Franca mostrou a sua real força para defender o caneco. Totalmente recuperado, LD é o melhor jogador do ano e ainda conta com o espetacular Georginho de Paula, que continua dominando o NBB CAIXA em praticamente todos os fundamentos, liderando novamente a temporada em eficiência.
O verdadeiro fogo do Dragão
A dupla Brite e Alex Brabo tem a incrível capacidade de elevar o patamar do Bauru dos dois lados da quadra. Brite é o cestinha e também o líder de bolas recuperadas, e falar da defesa do Brabo é desnecessário. O homem continua defendendo qualquer posição em quadra, além de figurar no top 5 de assistências do NBB.
A arte do coletivo
O maestro Elinho, do Corinthians, continua jogando de terno e fazendo seus companheiros melhorarem. Melvin Johnson vem se aproveitando demais do passe do armador e é o 2º maior cestinha do campeonato em 2025.
Maior evolução e melhor defensor
É fascinante acompanhar a evolução de Douglas dos Santos. Brigando sempre nas duas tabelas, é um dos responsáveis pela ótima melhora na intensidade do Farma Conde/São José Basketball.
Vencedor do prêmio de melhor evolução da última temporada, Rafa Paulichi, R10 Score Vasco da Gama, não só conseguiu se manter no topo como, na minha visão, também deve concorrer ao prêmio de melhor defensor no NBB CAIXA 2024/25.
Segue o líder
O KTO Minas, apesar das lesões e mudanças na equipe, continua impecável. Jogando um basquete com uma excelente defesa e super bem postado no ataque, destaque para Alexandre Paranhos que, com um trabalho “sujo” muito bem feito, faz tudo o que precisa para que o time vença. Bom defensor e intenso na disputa dos rebotes, além de bom nos pick and roll e nas continuações de corte.
Luz no fim do túnel

Betinho, ajudando a reação do Caxias do Sul Basquete. Foto: Hedgard Moraes/MTC
A competitividade na parte de baixo da tabela também está em alta e tanto Caxias do Sul Basquete como Fortaleza conseguiram 4 vitórias importantes em 2025, mantendo o sonho da classificação vivo.
Pelo time gaúcho, Betinho vem puxando os pontos, seja nas batidas para dentro ou criando o próprio arremesso.
Já o nome do Carcalaion é Renan Lenz, que em 2025, junto com Lucas Lacerda, foi o jogador que mais matou bola de 3 pontos no NBB CAIXA, com incríveis 32 bolas convertidas!
Ver essa foto no Instagram
Primeiro time
Brite (BAU) – 20,3 ppj + 2,2 br + 2,8 3PC
Alexey (FLA) – 13,6 ppj + 9,3 apj + 39% 3P
Georginho (FRA) – 12,7 ppj + 8 rpj + 5,7 as.
Douglas (SJC) 14,8 ppj + 7,1 rpj + 1,5 to
Lucas Dias (FRA) – 16,8 ppj + 5,2 rpj + 45% 3P
Segundo time
Sloan (PIN) – 17,9 ppj + 5,7 apj + 39% 3P
Lucas Lacerda (BRA) – 16,4 ppj + 4,7 apj + 3,2 3PC
Melvin Johnson (COR) – 18,5 ppj + 2,5 3PC + 40% 3P
Paulichi (VAS) – 17,1 ppj + 6,4 rpj + 62% FG
Paranhos (MIN) – 13,5 ppj + 5,7 rpj + 54% FG
Terceiro time
Elinho (COR) – 11 ppj + 8,8 apj + 5,5 rpj
Betinho (CAX) – 16,8 ppj + 5,8 rpj + 3,8 apj
Alex Brabo (BAU) – 12,8 ppj + 5,1 rpj + 5,9 apj
Renan Lenz (FOR) – 17,6 ppj + 5,5 rpj + 3,2 3PC
Dikembe (UCO) – 12,1 ppj + 8,7 rpj + 65% FG
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.