
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

O Baska Presta
Por Gustavinho Lima
Jogo das Estrelas foi super bem organizado, com atletas engajados e felizes, seja na participação das ações sociais, seja tirando onda nas festas ou competindo com entusiasmo e paixão
Evento super bem organizado, com atletas engajados e felizes, seja na participação das ações sociais, seja tirando onda nas festas ou competindo com entusiasmo e paixão nos desafios e nos jogos. Beagá sempre muito acolhedora, e o povo mineiro, extremamente hospitaleiro, contribuíram para deixar o clima mais alegre e fluido na maior festa do basquete nacional.
Em meio a um campeonato tão pegado e disputado como é o NBB CAIXA, o Jogo das Estrelas serve para além de promover os grandes craques do País. Chega também para servir de respiro para os atletas e dar a oportunidade de convívio intenso durante uma semana.
O Basquete como Cultura – Kit para os atletas e técnicos
A sustentabilidade já está em alta no baska! O Departamento de ESG da LNB, coordenado por Rafael Garcia, ao longo dos mais diferentes eventos, vem cada vez mais se conectando com o conceito em que esporte e sustentabilidade devem caminhar de mãos dadas na construção de um futuro mais consciente.

Elinho Corazza, armador do Corinthians, com o kit do Jogo das Estrelas. Foto: LNB
Os kits dos atletas foram pensados para, além de carregar a cultura do basquete, trazer um efeito e conscientização sobre o meio ambiente.
Já na chegada ao hotel em Belo Horizonte, cada atleta e técnico recebeu um kit de boas-vindas, contendo roupas de passeio, uniformes de treino e de jogo, e presentes personalizados.
Ecobag – clutch time!
Foram confeccionadas de maneira manual 60 ecobags pelo Ateliê Le BZ.
A arte desta edição foi inspirada em um arremesso clutch time (o lance decisivo do jogo), trabalhando com uma paleta de cores destacando os tons azul e dourado, totalmente alinhada ao design criado para o Jogo das Estrelas.
A produção tem início na captação consciente de tecidos, com um garimpo sustentável resultando em um lote de sarja leve preta, com ótimo caimento, criando alças amplas para mais conforto e um design que combina praticidade e estilo para os atletas.
“A arte da ecobag tá sinistra, tá animal e também a funcionalidade dela que eu consegui usar para várias outras coisas”, comentou o multi talentoso pivô Lucas Cauê do Corinthians, que participou do Torneio de Enterradas e também como repórter no Jogo das Estrelas.
Capitães eternizados em forma de arte

Reynan Gabriel, capitão do Time Jovens Estrelas, foi eternizado em uma pintura feita pelo Ateliê Le Bz. Foto: LNB
Para enaltecer os maiores personagens do Jogo das Estrelas, o Ateliê Le Bz produziu uma tela para cada atleta, eternizando uma jogada clássica de cada um nas quadras do NBB CAIXA.
Pintadas delicadamente à mão e cheias de detalhes, as telas retratam os capitães dos times em momentos icônicos do jogo, destacando as cores das equipes e a personalidade de cada um dos capitães!
Jhonathan, Georginho, Bennett e Reynan agora podem enfeitar as paredes de suas casas com uma pintura única e exclusiva. “Ficou muito foda esse quadrinho! Vai ficar junto com as medalhas e troféus”, brincou o capitão Jhonathan Luz.
Copo térmico personalizado
O copo térmico com o logo do Jogo das Estrelas pode ter várias funções úteis para atletas de basquete. Começando pela hidratação eficiente, o copo é um clássico para manter a água ou isotônicos gelados por horas, ajudando os jogadores a se manterem hidratados durante treinos e jogos.
Feito de aço inoxidável, resiste a quedas e impactos, sendo ideal para o ambiente esportivo.
Com a tampa segura, evita derramamentos, ideal para levar na mochila de treino.
A conservação térmica pode servir também para bebidas quentes, como o tradicional cafezinho dos atletas no pré-treino, ou até mesmo as frias características nas comemorações das vitórias. Aquela gelada pós-jogo cai bem demais também!
O copo térmico acaba sendo um convite para o atleta carregar o Jogo das Estrelas em qualquer momento de hidratação.
Imersão na Cultura de BH
Todos os atletas receberam dois livros que narram um pouco da história sobre o Mercado Central de Belo Horizonte, um dos principais pontos turísticos da capital mineira, famoso por seus bares e restaurantes.
Intitulados – “Mercado Central – 40 anos de história”, permeiam os personagens lendários que habitam o tradicional mercado e também as comidas, temperos e pratos típicos de uma das culinárias mais saborosas e clássicas do Brasil.
Uniformes estilosos
Com inspiração barroca, combinando design sofisticado com alta tecnologia e principalmente abraçando referências do estado e da cultura de Minas Gerais, o chefe do Departamento de Design da LNB acertou em cheio na criação de modelos. Confeccionados pela Penalty, os uniformes foram sucesso entre os atletas e também de vendas.
“Ficaram muito bonitos, acho que o uniforme foi um dos pontos que mais se falaram no final de semana, tanto entre as pessoas que estavam participando quanto as pessoas que assistiram. Com toda a arte por trás e a simbologia de Minas, acho que foi um sucesso. O meu vai para o quadro (risos)”, se divertiu o armador Elinho Corazza, um dos integrantes do time Georginho.
Homenagem de Cinema – “O Baska Presta”

Matheus Buiú com o boné com os dizeres “O Baska Presta”. Foto: LNB
Assim como o Oscar, o Jogo das Estrelas reúne os melhores por votação. A talentosíssima atriz Fernanda Torres ficou marcada pela estatueta de melhor atriz no Globo de Ouro e pela indicação ao Oscar pelo maravilhoso “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Emocionada ao saber da indicação, Fernanda Torres soltou um sincero e despretensioso “A Vida Presta” que rapidamente viralizou nas redes sociais, virando estampas de camisetas e bonés.
Surfando a onda cultural e fazendo um paralelo com o basquete, eu, como pós-jogador e coordenador de relacionamento dos atletas do NBB CAIXA, criei a ideia de um boné com os dizeres “O Baska Presta”.
Item quase indispensável no estilo e modo de se vestir do atleta de basquete, o boné foi mais um presente para cada um dos selecionados para o Jogo das Estrelas.
“O baska presta, ou não presta? Muito uai… é bom para o pessoal aprender… Se um dia o NBB errou, foi tentando acertar” cravou com o bom humor característico, o mineiro Matheus Buiú, ala-armador do Farma Conde/São José Basketball, participante dos desafios de habilidades.
Na criação dos ídolos, é fundamental que o basquete deva ser visto e tratado como cultura!
Viva o basquete nacional!
O Baska Presta!