#JOGAJUNTO

LDB / Prancheta do Gustavinho

Na prancheta

03-09-2024 | 11:39
Por Gustavinho Lima

Gustavinho Lima indica o seu quinteto ideal, o segundo time e o melhor time de defesa da Série Ouro da LDB de 2024

Trabalho de formação continua sendo a melhor maneira de investir no futuro. Clubes que priorizam lapidar seus talentos costumam ter resultados sólidos, além de atrair jovens promissores.

O Paulistano tem como principal filosofia o cuidado com as categorias de base, promovendo o amadurecimento dos jogadores e oferecendo oportunidades no basquete profissional.

Acreditando no seu projeto e colhendo bons resultados inclusive no NBB CAIXA. Do elenco campeão da LDB 2024, nove jogadores já tem importantes minutos na equipe principal.

Levantando a taça da competição pela terceira vez, o CAP continua sendo uma importante referência não só como polo formador de atletas, mas também como espelho para outros times do cenário nacional.

Outro clube que começa a colher os frutos do bom trabalho feito nas categorias de base é o Corinthians. Após duas semifinais consecutivas, o Alvinegro chegou para competir pelo seu primeiro título.

Com jovens crias da base e interessantes contratações, o Timão cai diante de um Paulistano muito forte. Dono de um elenco mais profundo, o Alvirrubro, dirigido por Renan Custodio, mostrou ótima intensidade e melhor organização em quadra e venceu com muitos méritos.

O técnico Guilherme Filipin, recém-chegado no Corinthians, pode comemorar com louvor essa medalha de prata.

Outro estreante no comando, Guilherme Giovannoni, no Pinheiros, sai com a medalha de bronze e certeza de um trabalho bem realizado.

Clube que ostenta há muitos anos a mentalidade de formador, demonstrou uma equipe com uma filosofia de jogo muito clara (pressão na bola, e correr a quadra!)  e novamente lançou jovens muito no maior campeonato de base do Brasil.

Quase a totalidade dos jogadores vem sendo exigidos no campeonato adulto e devem fazer parte do time principal do NBB CAIXA. Elevar o nível de competitividade em torneios adultos pode ser um caminho factível para o amadurecimento dos prospectos.

A fase final da LDB foi muito boa, com muita intensidade em quadra, jogos disputados, exigindo dos jogadores e comissões, planejamento e capacidade de seguir uma estratégia sob pressão.

Wini Braga, pivô do Minas, teve a melhor eficiência da competição, foi eleito MVP. Demonstrando extrema evolução de uma temporada para outra, é preciso enaltecer o trabalho feito no clube minastenista em especial do técnico João Lazier, que soube dar o protagonismo necessário para arrancar o melhor do jogador.

Fico na torcida para que ganhe mais muitos de quadra no próximo NBB CAIXA e que essa seja a estratégia de outros times. Invistam e olhem com carinho para os jovens da base.

SELEÇÃO DA FASE FINAL DA LDB 2024

Quinteto ideal

Tico (Corinthians)
Adyel (Pinheiros)
Brunão (Paulistano)
Kauan Raymundo (Corinthians)
Wini Silva (Minas Tênis Clube)

2° Time

Vitinho (Paulistano)
Atauri (Paulistano)
Henrique Seixas (Paulistano)
Agapy (Pinheiros)
Diarra (Flamengo)

Melhor time de Defesa

Vitinho (Paulistano)
Omena (Pinheiros)
Brunão (Paulistano)
Jonathan (Corinthians)
Kauan Raymundo (Corinthians)