#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Prancheta do Gustavinho

Eles têm!

22-11-2024 | 05:03
Por Gustavinho Lima

Na Prancheta do Gustavinho, veja recorte dos melhores chutadores até o momento na temporada 2024/25 do NBB CAIXA

Chutador, chuta! Essa tem de ser a mentalidade de um bom arremessador. O basquete é um esporte de confiança e é fundamental para o jogador ter equilíbrio emocional para conseguir não se abater com um erro e estar pronto para a próxima melhor ação. Afinal, o próximo arremesso, pode ser a bola de jogo!

Especialistas nos chutes de longa distância sempre tiveram seu valor, mas com a evolução do jogo, tiveram sua importância ampliada.

O basquete vem sendo jogado com um ritmo cada vez mais acelerado com mais posses de bola, onde os ataques exploram cada vez mais os chutes de 3 pontos.

Brite, Johnson e Gemadinha no topo da lista de chutadores. Fotos: Beto Miller

Criar boas oportunidades de arremessos é o grande trunfo das boas equipes do NBB.

Chutes em transição vem sendo armas cada vez mais utilizadas porque pegam a defesa adversária desmontada. Assim como o chute oriundo do rebote de ataque tem alto aproveitamento. Após o rebote ofensivo, o passe para fora além de achar o chutador de frente (no maior estilo chute de treino) acaba pegando e defensores desarmados se tornando um dos melhores arremessos no basquete atual.

Muitos jogadores vem demonstrando ótimo potencial e consistência nos arremessos de longa distância. A Prancheta do Gustavinho traz um recorte dos melhores chutadores do NBB com 11 rodadas realizadas.

Não é opinião.  É estatística. Quem matou mais bola com bom aproveitamento.

Uma lista interessante, porque chutadores natos como Felipe Vezaro, líder em aproveitamento em 2023/24, e Shamell, o maior pontuador nos 3 pontos da história, ficaram fora.

Melvin Johnson do Corinthians encabeça a lista. Craque com a bola na mão, tem muita facilidade para pontuar. Bom nas saídas de bloqueio e também criando seu próprio arremesso com ótimas fintas de hesitação. Na sua primeira temporada no NBB CAIXA. Soma 18 pontos por jogo.

Dontrell Brite, armador do Bauru Basket, vem numa extrema evolução, hoje na minha leitura é o mais forte candidato a MVP do campeonato. Impactante dos dois lados da quadra, é o líder de pontos 21,8 e de bolas recuperadas da Liga 2,2. Nos tiros longos, chuta muito a partir do drible e tem ótimo aproveitamento usando o step back.

Já o ala-armador Gemadinha voltou a brilhar em Brasília! Em ótima sintonia com o treinador Dedé Barbosa, ele subiu de 8,6 pontos em Bauru na temporada passada para 14,3 na atual. Com coragem para chutar bolas importantes, Gemadinha pode matar bolas, após os frequentes flares (bloqueio para o chutador, no sentido oposto da bola) do time ou criando seu próprio arremesso.

Segue os melhores chutadores do NBB até o momento!

Eles têm!

Top 12 Chutadores

Johnson      (Corinthians)   –  3,5 3PC – 46%

Brite            (Bauru Basket)    –  3,3 3PC – 46%

Gemadinha (CAIXA/Brasília)  –   3    3PC – 38%

Materan       (Pato Basquete)   –  2,9 3PC – 47%

Victão        (Corinthians)  –   2,7 3PC – 43%

Von Haydin (CAIXA/Brasília)  –   2,5 3PC – 34%

Crescenzi    (Paulistano/CORPe)  –   2,3 3PC – 44%

Ferreyra      (Paulistano/CORPe) –  2,3 3PC – 38%

Lessa         (Mogi Basquete)   – 2,2 3PC – 45%

Baralle         (KTO Minas)   –   2,1 3PC – 47%

Marquinhos  (R10 Score Vasco da Gama)  –  2,1 3PC – 42%

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.