#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Prazer,César Guidetti

23-08-2017 | 08:10
Por Liga Nacional de Basquete

Sabia mais sobre técnico que comandará a Seleção Brasileira na AmeriCup 2017; confira entrevista exclusiva

De um desconhecido para o grande público do basquete a técnico da Seleção Brasileira, César Guidetti teve uma ascensão rápida, resultado de uma vida inteira dedicada ao esporte e de sua competência demonstrada nos últimos anos.

A relação entre Guidetti e a Seleção Brasileira é antiga. O treinador esteve por sete anos nas seleções de base do Brasil e fez parte da comissão técnica da equipe feminina que disputou o Mundial de 2006, no Brasil, os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

“Estou trilhando a carreira de técnico há 25 anos. Talvez dois anos como técnico de um time adulto possa parecer que é pouco tempo, mas foram seis anos como assistente, mais dois como técnico, sete anos de Seleção Brasileira de base e feminina adulto, fiz o ciclo olímpico com a feminina. Então todo esse tempo me deu essa tranquilidade e essa confiança”, declarou César Guidetti.

Antes de chegar a Seleção Brasileira, Guidetti trabalhou seis anos como assistente e mais dois como técnico principal do Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

Antes de se tornar técnico do EC Pinheiros, César trabalhou seis anos como assistente no clube. Sob o comando dele, a equipe da capital paulista sub-22 conquistou o inédito título da LDB 2015 com uma campanha sublime de 26 vitórias e apenas duas derrotas.

A oportunidade de assumir o comando da equipe da capital paulista veio logo após a LDB, no início da temporada 2015/2016. Em sua primeira temporada, o Pinheiros fez uma campanha esperada, parando nas quartas de final do NBB CAIXA.

Na segunda temporada do treinador, o Pinheiros chegou ao seu melhor resultado no NBB CAIXA desde a edição 11/12 da competição. Assim como no ano anterior, uma fase de classificação com altos e baixos, em que o time terminou na oitava colocação, com 16 vitórias e 12 derrotas.

Nos playoffs a coisa foi bem diferente. Depois de bater o Vasco da Gama, por 3 a 2, na oitavas de final, o Pinheiros encarou o então atual tetracampeão Flamengo, e após ver os rubro-negros abrirem 2 a 0, a equipe paulista foi capaz de virar o duelo e sair classificada de um Jogo 5 histórico no Rio de Janeiro (RJ). Na semifinal, os comandados de Guidetti chegaram a abrir 2 a 0 diante do Bauru, mas acabaram sofrendo o revés e fecharam o NBB CAIXA 16/17 com a quarta posição.

A evolução espetacular do Pinheiros de uma temporada para outra sob o comando dele é a maior trunfo do novo técnico da Seleção Brasileira. Considerado um profissional exemplar, calmo e muito estudioso, César Guidetti terá o AmeriCup 2017 como primeiro desafio de sua jornada, que tem tudo para ser longa e vencedora.

“Independente da maneira que jogue, a qualidade que coloque em quadra, tenho certeza que vocês verão em todos os jogos uma equipe se doando ao máximo. A gente sempre fala para eles que eles têm que deixar tudo na quadra. Fazer o treino como se fosse o último e o jogo como se fosse o último, a gente não pensa no dia de amanhã, o hoje é o mais importante”, afirmou o novo treinador da Seleção Brasileira.

Confira a entrevista completa de César Guidetti, novo técnico da Seleção Brasileira: