HOJE
Precisão e confiança
Por Liga Nacional de Basquete
Com novo duelo entre grandes e pequenos, Desafio de Habilidades CAIXA tem diferentes análises dos jogadores; veja o que os participantes disseram
A primeira atração do Jogo das Estrelas deste domingo (18/03) será o Desafio de Habilidades CAIXA. Nele, os atletas terão que fundir velocidade, precisão no passe e no arremesso para tentaram sair do Ginásio do Ibirapuera com o troféu na mão. A disputa terá início às 10 horas (de Brasília), e terá transmissão ao vivo do Esporte Espetacular.
Assim como na edição passada, a competição contará com ‘baixinhos e grandões’. Representando os ‘pequenos’, estarão: Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket), Cauê Borges (Banrisul/Caxias do Sul), Guga (Botafogo) e Yago (Paulistano/Corpore). Já os ‘gigantes’ serão: Felipe Ribeiro (Solar Cearense), Guilherme Giovannoni (Vasco da Gama), Murilo Becker (Universo/Vitória) e o atual campeão, Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor).
+Quer saber os palpites dos atletas para os torneios? Veja o Bolão das Estrelas
Se alguém pensa que a disputa será desigual para os grandões, não acompanhou a trajetória de Tyrone para conquistar o troféu na edição passada. O ala/pivô do Mogi desbancou nada mais nada menos do que três armadores para chegar ao título: Kenny Dawkins (Vitória), Davi Rossetto (Basquete Cearense) e Damian Palacios (Vasco da Gama).
Os confrontos iniciais deste ano serão: Cauê Borges x Yago (confronto 1), Alex Garcia x Guga (confronto 2), Guilherme Giovannoni x Murilo Becker (confronto 3) e Felipe Ribeiro x Tyrone (confronto 4).
O regulamente deste ano é pouco diferente da edição anterior. De um lado da chave estarão os ‘baixinhos’ e do outro dos ‘gigantes’, e o embate entre os representantes de cada lado só acontecerá na final. São oito participantes no formato de mata-mata. Quem vencer avança, quem perder dá adeus.
+Análises dos participantes: Habilidades, 3 Pontos e Enterradas
O Jogo das Estrelas 2018 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty, Cartões CAIXA Elo e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani, NBA e Ministério do Esporte.
Cauê Borges x Yago
– Cauê Borges (Caxias do Sul)
O rival: “Na minha visão ele é o favorito para vencer a competição, mas vou dar meu máximo para conseguir vencer”.
Segredo do circuito: “Eu acho que o Desafio de Habilidades CAIXA se resume no passe e no arremesso de 3 pontos. Claro que a velocidade é importante, mas tudo se define no arremesso”.
Virtude pessoal: “Estou fazendo um bom campeonato. Evolui muito da temporada passada para esta e acho que o Desafio de Habilidades CAIXA é o que mais encaixa com meu perfil, por mesclar velocidade, passe e arremesso, que são características do meu jogo”.
– Yago (Paulistano)
O rival: “Ele (Cauê) está fazendo uma grande temporada e sei que vai ser muito difícil. Quem errar menos vai levar”.
Segredo do circuito: “Acho que você não precisa ser tão rápido, mas sim preciso. O passe e o arremesso final são as partes mais complicadas. Tudo vai ser decidir aí. Quem acertar primeiro ganha”.
Virtude pessoal: “Penso que minha velocidade. É algo que eu procura melhorar sempre para me diferenciar dos outros. Assim eu levo vantagem sempre que entro em quadra e espero que seja o mesmo no Desafio”.
Alex Garcia x Guga
– Alex Garcia (Bauru)
O rival: “Sinceramente, eu acho que ele vai ter mais chances que eu. Eu estou ali para se divertir. É um garoto que esta fazendo uma grande temporada pelo Botafogo, está mostrando seu basquete. Então acho que vai ser bacana demais”.
Segredo do circuito: “Tranquilidade. É fazer o percurso correto, acertar o passe e depois acertar o arremesso. Não adianta nada você ir com pressa e não acertar o arremesso. Então eu vou tentar fazer no meu ritmo e se der certo vou ficar satisfeito”.
Virtude pessoal: “Bom controle de bola, noção de passe e um bom arremesso dos 3 pontos. Acho que todos que estão na competição têm estas características”.
– Guga (Botafogo)
O rival: “O Alex é um cara de muita qualidade. Sem dúvidas vai ser um desafio muito difícil, mas eu espero ganhar”.
Segredo do circuito: “O segredo é acertar a bola de 3 pontos de primeira. Acredito que isso vai ser determinante”.
Virtude pessoal: “Minha característica de jogo encaixa muito com o perfil da competição, então acho que isso me trouxe até aqui”.
Guilherme Giovannoni x Murilo Becker
– Guilherme Giovannoni (Vasco)
O rival: “O Murilo tem habilidades incomuns para um pivô e até por isso está na competição. É rápido e tem uma mão calibrada”.
Segredo do circuito: “Sem dúvidas o arremesso de 3 pontos. É o final do percurso e onde tudo se decide”.
Virtude pessoal: “Acho que o fato de poder jogar em mais de uma posição é uma virtude. Isso ocorreu muitas vezes nesta temporada, por uma questão de emergência que passamos”.
– Murilo Becker (Vitória)
O rival: “Vai ser bem interessante. Dois jogadores altos que vão tentar chegar a decisão. Passando enfrentarei o Felipe ou o Tyrone. Acho que estou longe de ser favorito, mas estou confiante”.
Segredo do circuito: “O principal é o arremesso. Ano passado o Palacios começou bem na frente do Tyrone no circuito, mas no arremesso acabou pecando e perdeu. Acho que todas as partes do circuito são importantes, mas tudo se define no arremesso”.
Virtude pessoal: “Apesar de ser um pivô, eu arrisco uns arremessos de longe e tenha certa facilidade para driblar”.
Felipe Ribeiro x Tyrone
– Felipe Ribeiro (Basquete Cearense)
O rival: “Ele já ganhou uma vez e tem mais experiência que eu no circuito. Então eu não posso inventar nada. Vou precisar de tranquilidade para executar cada passo, principalmente no arremesso”.
Segredo do circuito: “Acho que é o arremesso. Você precisa ter tranquilidade para matar aquela bola. Chegar com calma, não se precipitar, porque é ali que se decide”.
Virtude pessoal: “Acho que estou aqui pelo formato da competição, divido entre quatro ‘pequenos’ e quatro ‘grandes’. Meu estilo de jogo é de um pivô mais leve, que consegue jogar de frente para cesta”.
– Tyrone (Mogi)
O rival: “Será um confronto difícil, o Felipe é um jogador experiente e muito inteligente. Ele é um dos homens grandes mais habilidosos do NBB e não será fácil bater ele”
Segredo do circuito: “Mais do que o arremesso, o passe ou a velocidade, é preciso ter confiança para vencer o torneio de Habilidades”
Virtude pessoal: “Sou um cara de muita agilidade e que consegue dominar bem os fundamentos. Aliado a isso, ano passado fui muito confiante e por isso consegui o título”
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
