#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Preparação

27-05-2012 | 11:03
Por Liga Nacional de Basquete

Sob do comando de Gustavo de Conti, Brasil realiza preparação para o Sul-Americano com elenco recheado de jovens promessas e de esperança para o futuro

Gustavo De Conti - Seleção

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

A Seleção Brasileira que irá disputar o Sul-Americano em Resistecia (ARG), entre os dias 18 e 22 de junho, iniciou na última semana os treinamentos para competição que vale vaga para a Copa América do ano que vem. No comando da equipe está Gustavo De Conti, treinador do Paulistano/Unimed que falou um pouco sobre a oportunidade de comandar, pela primeira vez, o selecionado adulto.

Os trabalhos começaram na última segunda-feira (21), com a realização dos exames médicos. Na terça, os jogadores iniciaram os trabalhos físicos e táticos.

A lista de convocados por De Conti é diferente da lista anunciada por Rubén Magnano para as Olimpíadas de Londres. Apesar disso, o próprio treinador da seleção principal deu declarações deixando aberta a possibilidade de “convocar” aqueles que se destacarem no Sul-Americano para também entrarem na briga por uma vaga no grupo olímpico.

“A seleção está recheada de novos talentos e esses jogadores precisam estar motivados só pelo prazer de vestir a camisa da Seleção Brasileira. A chance na seleção principal virá com muito trabalho e com muito esforço, mas isso vai de cada jogador”, explicou De Conti.

Gustavinho e Magnano

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

O treinador já dirigiu as seleções brasileira sub-17 e sub-18, além de trabalhar nas categorias de base do Paulistano. A chance no time adulto veio na temporada 2010/2011, quando pela primeira vez assumiu o clube paulista no NBB. A rápida ascensão do jovem treinador trouxe a oportunidade de trabalhar ao lado de Magnano, técnico campeão olímpico em 2004 e que supervisiona os treinamentos do grupo que vai ao Sul-Americano. O auxiliar da seleção principal, José Neto também ajuda na preparação.

“A convivência com eles é fantástica. Eu adquiro conhecimento sobre basquete e sobre a vida a todo o momento, essa troca de informações é muito boa para mim e para o elenco. São duas pessoas muito experientes no basquete e que estão me ajudando muito nessa nova fase da minha carreira”, afirmou De Conti.

Com uma lista repleta de novos nomes e jovens talentos brasileiros, como o armador Elinho e o ala Gui, o objetivo é dar chance para que esses atletas adquiram mais experiência e rodagem internacional, já que muitos deles podem representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

“Claro é muito importante ter uma equipe forte, e jogar uma olimpíada dentro de casa é uma experiência única. Os jogadores precisam ter ambição e pensar na importância disso, tanto para o futuro profissional, quanto para a Seleção Brasileira”, finalizou o treinador.