HOJE
Preparação
Por Liga Nacional de Basquete
Com elenco reduzido, Mogi se reapresenta e inicia preparação física para temporada 2017/2018

Primeira atividade do Mogi aconteceu sem a presença de Guerrinha e Caio Torres, Shamell, Larry e Tyrone (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Dois meses após a eliminação no último NBB CAIXA para o Universo/Vitória em pleno Hugo Ramos, o Mogi das Cruzes/Helbor retornou ao “caldeirão” para dar início ao trabalho para a temporada 2017/2018. Nesta segunda-feira (04/07), parte do elenco se reapresentou e começou a preparação física visando a estreia no Campeonato Paulista 2017, no início de agosto.
Os atletas presentes na reapresentação foram os remanescentes Jimmy, Fabrício, Filipin, Vithor Lersch e Lessa, além de alguns garotos da base, e os reforços Rafa Moreira e Patrick Carioca. As atividades foram comandadas pelo preparador físico, Eric Ruiz, e pelo assistente técnico, Alexandre Rios.
“Agora vamos colocá-los em marcha. Voltar com os estímulos de corrida, pois a maioria ficou sem esse trabalho de quadra específico com as movimentações. Eles fazem outros trabalhos, como de academia e corrida. Mas nesta semana nós vamos colocá-los nessa linha, fazendo movimentações linear e multidirecionais. A ideia é adicionar novamente esses gestos que o basquete vai pedir para eles aos poucos dentro desta primeira semana para eles irem se adaptando aos estímulos”, disse Eric Ruiz.

Eric Ruiz, preparador físico do Mogi, comandou a primeira atividade da equipe e implantou nova filosofia (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
O preparador físico começou a preparação trazendo algumas novidades do curso Mentorship, da EXOS, empresa americana que promove condicionamento físico para atleta de alto rendimento.
“A metodologia segue uma linha diferente de trabalho do que é praticado aqui, com muita concentração, foco, respeito aos exercícios da melhor forma possível. É um sistema que eles estão disseminando que obedece três linhas: estímulo, recuperação e alimentação. Alguns exercícios hoje, principalmente a parte neural, que faz com que o atleta tenha de pensar o que fazer vai dar muito resultado de desempenho físico. Então, o sistema visa melhorar o desempenho, diminuir o risco de lesão, buscar resultado de forma específica ensinando para o atleta porque ele precisa fazer cada uma das situações”, ressalta.
O pivô Caio Torres se representou nesta terça-feira. Enquanto isso, Shamell, Larry Taylor e Tyrone se juntarão ao grupo somente na próxima semana, assim como o técnico Guerrinha. O recém-contratado Wesley Sena ainda não tem data para ser apresentado.
“Na semana que vem, já com o Guerrinha, vamos começar a direcionar um pouco mais para o técnico/tático que ele vai desenvolver neste ano. Então, neste primeiro momento, no meu caso, vou ensinar algumas movimentações e estímulos diferentes para os atletas que vamos usar de forma mais contínua neste ano buscando a perfeição para otimizar o desempenho do atleta”, adverte Eric Ruiz.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca